/

Podemos suspende dirigentes por práticas incorrectas e “comportamento vil”

2

(dr) Mikel Ponce

Bancada do Podemos nas Cortes Valencianas. Sentado, o presidente da secção de Alicante, Jesús Bustos

Bancada do Podemos nas Cortes Valencianas. Sentado, o presidente da secção de Alicante, Jesús Bustos

O partido emergente espanhol Podemos sancionou com um ano de suspensão 10 dos 24 membros da sua direcção regional de Alicante, por práticas ilegais e comportamento incorrecto durante as últimas eleições regionais do partido.

Segundo o eldiario.es, entre os dirigentes suspensos encontram-se Jesús Bustos, presidente da secção de Alicante do Podemos, e a deputada autonómica Covadonga Peremarch, que vai ser obrigada a renunciar ao cargo ou a passar para o grupo de deputados independentes.

Uma comissão estatal espanhola de garantias eleitorais democráticas deu como provado que parte da estrutura regional de Alicante do Podemos recorreu a práticas desleais para vencer as eleições primários do partido em 2014.

Entre essas práticas encontram-se a falsificação dos censos de militantes do partido e a concertação de acções com perfis falsos nas redes sociais com o intuito de desprestigiar candidatos concorrentes.

As estruturas nacionais do Podemos mostram-se agora muito duras com os dirigentes regionais em causa, acusados de se ter conduzido “de forma soez e desagradável” através do Whatsapp e das redes sociais, com “insultos contrários à forma habitual” de tratar os adversários.

Foi ainda dado como provado que durante as eleições primárias locais os dirigentes sancionados “inscreveram ou facilitaram a inscrição de pessoas residentes em outros municípios” para que pudessem votar nas estruturas alicantinas do partido.

A acusação de inscrição de menores nos cadernos eleitorais não foi dada como provada.

A direcção da Comunidade Valenciana do Podemos foi agora autorizada a nomear uma equipa técnica para dirigir o partido em Alicante e convocar novas eleições para as suas estruturas regionais.

Presença online dos candidatos desaparece

Entretanto, a presença online dos dirigentes envolvidos parece ter sido cirurgicamente “limpa”, sendo notório o desaparecimento de diversos perfis nas redes sociais e de páginas ou sites informativos do partido.

É o caso, por exemplo, das páginas Facebook de Jesús Bustos, de Covadonga Peremarch, e do Podemos Alicante, que se encontram inacessíveis, e da página sobre Peremarch no site local do Podemos, cujo servidor se encontra offline.

Ainda assim, a memória da internet permite aceder a alguma informação em cache acerca dos referidos dirigentes – como por exemplo, a webcache do post em que Jesús Bustos apresenta Covadonga Peremarch como candidata do Podemos ao parlamento alicantino.

Google

Jesús Bustos apresenta Covadonga Peremarch como candidata do Podemos ao parlamento alicantino (webcache)

Jesús Bustos apresenta Covadonga Peremarch como candidata do Podemos ao parlamento alicantino (webcache)

Também o vídeo do apresentação da candidatura Podemos em Alicante, publicado por Jesús Bustos no Vimeo, desapareceu.

Apesar de ser possível encontrá-la numa pesquisa no Google por “Jesús Bustos”, o endereço apresenta uma “página não encontrada“.

Como diz o Vimeo, “Desculpe, mas não há nenhum vídeo aqui. Pode ter sido excluído ou nunca existiu. São os mistérios da Internet“.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.