Podemos e braço direito de Iglesias investigados por alegado financiamento ilegal

xixonsipuede / Flickr

Pablo Iglesias, líder do Podemos

O Podemos está a ser investigado na sequência de denúncias sobre eventuais irregularidades de financiamento do partido espanhol liderado por Pablo Iglesias, vice-presidente do Governo espanhol.

De acordo com o El Español, em causa está uma denúncia sobre suspeitas de desvios de fundos e gestão desleal apresentada por um antigo advogado do partido, José Manuel Calvente. O juiz de instrução Juan José Escalonilla ouviu o denunciante no passado dia 29 de julho. O advogado disse suspeitar de “pagamentos debaixo da mesa” e de prémios de mil euros não justificados nas contas do Podemos.

A justiça espanhola está a investigar o Podemos e Juan Manuel del Olmo, responsável pela comunicação do partido e braço direito de Pablo Iglesias, vice-presidente do Governo, como parceiro do PSOE.

Juan Manuel del Olmo é o diretor de estratégia e comunicação da vice-presidência de direitos sociais e agenda 2030, que é dirigida pelo líder do Podemos.

Outros visados são Daniel Frutos, tesoureiro do Podemos, e Rocío Esther Val, gestora do partido.

Juan Manuel del Olmo, Daniel Frutos e Rocío Esther Val foram convocados para prestar declarações no dia 20 de novembro e o tribunal deu ordem para o requerimento de documentação ao Podemos, incluindo dados da contabilidade e tabelas salariais.

O juiz vai ainda ouvir Gloria Elizo, terceira vice-presidente do Congresso e antiga responsável pela equipa legal do Podemos, e Mónica Carmona, uma das ex-advogadas do partido dispensada no final do ano passado. Ambas vão ser ouvidas em audições no dia 15 de setembro como testemunhas para refutar as denúncias feitas por Calvente.

Em causa pode estar a abertura de um processo pelos crimes de gestão fraudulenta e desvio de dinheiro público.

A denúncia surgiu na sequência da investigação interna no Podemos que estava a ser conduzida por Calvente e Carmona. Os dois foram despedidos em dezembro, durante o processo de negociações para o Podemos entrar numa aliança de Governo com o PSOE.

A direção do partido justificou estas demissões com um alegado caso de assédio sexual e laboral de Calvente à advogada do Podemos, Marta Flor Núñez. Por outro lado, a queixa apresentada contra o advogado foi arquivada depois do juiz ter considerado que não havia nada de ilícito nas mensagens trocadas entre os dois.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …