Podemos e braço direito de Iglesias investigados por alegado financiamento ilegal

xixonsipuede / Flickr

Pablo Iglesias, líder do Podemos

O Podemos está a ser investigado na sequência de denúncias sobre eventuais irregularidades de financiamento do partido espanhol liderado por Pablo Iglesias, vice-presidente do Governo espanhol.

De acordo com o El Español, em causa está uma denúncia sobre suspeitas de desvios de fundos e gestão desleal apresentada por um antigo advogado do partido, José Manuel Calvente. O juiz de instrução Juan José Escalonilla ouviu o denunciante no passado dia 29 de julho. O advogado disse suspeitar de “pagamentos debaixo da mesa” e de prémios de mil euros não justificados nas contas do Podemos.

A justiça espanhola está a investigar o Podemos e Juan Manuel del Olmo, responsável pela comunicação do partido e braço direito de Pablo Iglesias, vice-presidente do Governo, como parceiro do PSOE.

Juan Manuel del Olmo é o diretor de estratégia e comunicação da vice-presidência de direitos sociais e agenda 2030, que é dirigida pelo líder do Podemos.

Outros visados são Daniel Frutos, tesoureiro do Podemos, e Rocío Esther Val, gestora do partido.

Juan Manuel del Olmo, Daniel Frutos e Rocío Esther Val foram convocados para prestar declarações no dia 20 de novembro e o tribunal deu ordem para o requerimento de documentação ao Podemos, incluindo dados da contabilidade e tabelas salariais.

O juiz vai ainda ouvir Gloria Elizo, terceira vice-presidente do Congresso e antiga responsável pela equipa legal do Podemos, e Mónica Carmona, uma das ex-advogadas do partido dispensada no final do ano passado. Ambas vão ser ouvidas em audições no dia 15 de setembro como testemunhas para refutar as denúncias feitas por Calvente.

Em causa pode estar a abertura de um processo pelos crimes de gestão fraudulenta e desvio de dinheiro público.

A denúncia surgiu na sequência da investigação interna no Podemos que estava a ser conduzida por Calvente e Carmona. Os dois foram despedidos em dezembro, durante o processo de negociações para o Podemos entrar numa aliança de Governo com o PSOE.

A direção do partido justificou estas demissões com um alegado caso de assédio sexual e laboral de Calvente à advogada do Podemos, Marta Flor Núñez. Por outro lado, a queixa apresentada contra o advogado foi arquivada depois do juiz ter considerado que não havia nada de ilícito nas mensagens trocadas entre os dois.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog ZAP. "Há muita gente que tem medo de votar em quem quer"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …