Pode haver países com “vinte ou trinta vezes mais infeções”, alerta matemático

Mário Oliveira / SEMCOM

O autor do novo livro “As Leis do Contágio” estima que possa haver países com “vinte ou trinta vezes mais infeções” do que os dados oficiais mostram.

O matemático Adam Kucharsk, professor na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, lançou um novo livro, chamado “As Leis do Contágio”, onde analisa fenómenos virais de vários tipos. Embora tenha sido escrito antes da pandemia de covid-19, a edição em português já menciona a doença.

Em declarações ao Expresso, o autor britânico considera que os “modelos foram particularmente úteis para compreender certas características da infeção”, apesar de que alguns funcionam melhor do que outros. “Como é uma doença nova, em muitos aspetos é difícil usar modelos”, reconhece.

“Os modelos podem ser muito úteis” numa estima inicial, segundo Kucharsk. No entanto, “já não o são tanto quando tentam fazer previsões sobre um futuro distante”.

Kucharsk salienta que cada caso é um caso e não há um conjunto de medidas modelo a adotar por todos os países. Como tal, cada país “terá de perceber como vai lidar com a situação” e “adotar uma combinação que mantenha os surtos controlados a um nível que satisfaça os governos”.

O especialista diz ainda que manter a economia confinada pode ter “impactos enormes”. A prioridade é evitar que os sistema de saúde fiquem rapidamente sobrecarregados, como assistimos em alguns países.

“Estimámos que na Europa, no pico da primeira onda, talvez só quatro ou cinco por cento dos casos sintomáticos eram reportados”, alertou Kucharsk, admitindo que há uma grande possibilidade de o número de infeções ser bastante superior ao reportado nos dados oficiais.

“Não acho que haja países com metade das suas populações infetadas sem o saberem, mas pode bem acontecer que haja vinte ou trinta vezes mais infeções do que os dados sugerem”, disse, em declarações ao Expresso.

E que implicações tem isso para a chamada “imunidade de rebanho”? Kucharsk entende que a percentagem continua a ser relativamente baixa: menos do que 10%. Esta é uma percentagem “abaixo dos patamares em que imunidade de rebanho começa a parar as infeções”, entre 50% e 60%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas medem temperatura a 4 mil borboletas (e revelam a influência do clima no seu habitat)

Um grupo de cientistas do Reino Unido recolheu 4 mil borboletas selvagens para medir a sua temperaturas, alertando que algumas das espécies mais reconhecidas do país estão em ameaça de colapso, e em risco de …

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado. As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento …

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …