Pode haver países com “vinte ou trinta vezes mais infeções”, alerta matemático

Mário Oliveira / SEMCOM

O autor do novo livro “As Leis do Contágio” estima que possa haver países com “vinte ou trinta vezes mais infeções” do que os dados oficiais mostram.

O matemático Adam Kucharsk, professor na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, lançou um novo livro, chamado “As Leis do Contágio”, onde analisa fenómenos virais de vários tipos. Embora tenha sido escrito antes da pandemia de covid-19, a edição em português já menciona a doença.

Em declarações ao Expresso, o autor britânico considera que os “modelos foram particularmente úteis para compreender certas características da infeção”, apesar de que alguns funcionam melhor do que outros. “Como é uma doença nova, em muitos aspetos é difícil usar modelos”, reconhece.

“Os modelos podem ser muito úteis” numa estima inicial, segundo Kucharsk. No entanto, “já não o são tanto quando tentam fazer previsões sobre um futuro distante”.

Kucharsk salienta que cada caso é um caso e não há um conjunto de medidas modelo a adotar por todos os países. Como tal, cada país “terá de perceber como vai lidar com a situação” e “adotar uma combinação que mantenha os surtos controlados a um nível que satisfaça os governos”.

O especialista diz ainda que manter a economia confinada pode ter “impactos enormes”. A prioridade é evitar que os sistema de saúde fiquem rapidamente sobrecarregados, como assistimos em alguns países.

“Estimámos que na Europa, no pico da primeira onda, talvez só quatro ou cinco por cento dos casos sintomáticos eram reportados”, alertou Kucharsk, admitindo que há uma grande possibilidade de o número de infeções ser bastante superior ao reportado nos dados oficiais.

“Não acho que haja países com metade das suas populações infetadas sem o saberem, mas pode bem acontecer que haja vinte ou trinta vezes mais infeções do que os dados sugerem”, disse, em declarações ao Expresso.

E que implicações tem isso para a chamada “imunidade de rebanho”? Kucharsk entende que a percentagem continua a ser relativamente baixa: menos do que 10%. Esta é uma percentagem “abaixo dos patamares em que imunidade de rebanho começa a parar as infeções”, entre 50% e 60%.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …