Pode haver países com “vinte ou trinta vezes mais infeções”, alerta matemático

Mário Oliveira / SEMCOM

O autor do novo livro “As Leis do Contágio” estima que possa haver países com “vinte ou trinta vezes mais infeções” do que os dados oficiais mostram.

O matemático Adam Kucharsk, professor na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, lançou um novo livro, chamado “As Leis do Contágio”, onde analisa fenómenos virais de vários tipos. Embora tenha sido escrito antes da pandemia de covid-19, a edição em português já menciona a doença.

Em declarações ao Expresso, o autor britânico considera que os “modelos foram particularmente úteis para compreender certas características da infeção”, apesar de que alguns funcionam melhor do que outros. “Como é uma doença nova, em muitos aspetos é difícil usar modelos”, reconhece.

“Os modelos podem ser muito úteis” numa estima inicial, segundo Kucharsk. No entanto, “já não o são tanto quando tentam fazer previsões sobre um futuro distante”.

Kucharsk salienta que cada caso é um caso e não há um conjunto de medidas modelo a adotar por todos os países. Como tal, cada país “terá de perceber como vai lidar com a situação” e “adotar uma combinação que mantenha os surtos controlados a um nível que satisfaça os governos”.

O especialista diz ainda que manter a economia confinada pode ter “impactos enormes”. A prioridade é evitar que os sistema de saúde fiquem rapidamente sobrecarregados, como assistimos em alguns países.

“Estimámos que na Europa, no pico da primeira onda, talvez só quatro ou cinco por cento dos casos sintomáticos eram reportados”, alertou Kucharsk, admitindo que há uma grande possibilidade de o número de infeções ser bastante superior ao reportado nos dados oficiais.

“Não acho que haja países com metade das suas populações infetadas sem o saberem, mas pode bem acontecer que haja vinte ou trinta vezes mais infeções do que os dados sugerem”, disse, em declarações ao Expresso.

E que implicações tem isso para a chamada “imunidade de rebanho”? Kucharsk entende que a percentagem continua a ser relativamente baixa: menos do que 10%. Esta é uma percentagem “abaixo dos patamares em que imunidade de rebanho começa a parar as infeções”, entre 50% e 60%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …