Austrália está a arder. Primeiro-ministro recusa cancelar fogo de artifício de fim de ano

Apesar dos devastadores incêndios dos últimos meses, o primeiro-ministro australiano assegurou, este domingo, que o fogo de artifício na noite de passagem de ano, em Sydney, vai acontecer.

“O mundo olha para Sydney todos os anos e vê a nossa vitalidade, a nossa paixão, o nosso sucesso. No meio dos desafios que enfrentamos, sujeitos às considerações de segurança, não consigo pensar numa altura melhor para mostrarmos ao mundo quão otimistas e positivos somos como país”, disse Scott Morrison, citado pela Associated Press.

De acordo com a agência, a Câmara Municipal da cidade também já deu luz verde ao fogo de artifício, embora os bombeiros tenham avisado que a pirotecnia poderá ser cancelada se forem declaradas condições catastróficas.

Entretanto, está a decorrer uma petição, que já conta com quase 300 mil assinaturas, para que o famoso espetáculo de final de ano seja cancelado. O abaixo-assinado recorda que o dinheiro gasto no fogo de artifício — vários milhões de dólares australianos — seria melhor utilizado para apoiar os agricultores e os bombeiros que combatem os incêndios.

Segundo o texto da petição, o fogo de artifício pode ainda traumatizar algumas pessoas, “porque já há fumo suficiente no ar“.

A AP avança ainda que o primeiro-ministro, que tem rejeitado pagamentos aos bombeiros voluntários, finalmente cedeu. Morrison afirmou que as pessoas elegíveis vão receber 300 dólares australianos (187 euros) por dia, podendo receber até 6000 dólares (3745 euros) no total, se chamadas a combater incêndios durante mais de dez dias.

O governante tem estado no centro da polémica por ter estado de férias no Havai numa altura em que a situação dos incêndios se agravou. Morrison viu-se obrigado a interromper a sua pausa e a lamentar o sucedido.

Pelo menos três milhões de hectares arderam nos últimos meses em todo o país, provocando a morte de oito pessoas e a destruição de quase mil casas. Esta terça-feira, no último dia do ano, os subúrbios de Sydney deverão chegar aos 44ºC.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …