PJ sabia da preparação de assalto antes de Tancos, mas não avisou militares

Paulo Novais / Lusa

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa (c), ministro da Defesa Azeredo Lopes (e) e Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Rovisco Duarte (d), em visita aos Paióis de Tancos

A Polícia Militar alega que a Polícia Judiciária tinha conhecimento de que estava em preparação um assalto, antes do roubo nos paióis de Tancos, mas que não foi informada desse facto. Um dado que vem acrescentar mais polémica ao caso que é um embaraço para as Forças Armadas nacionais.

O Diário de Notícias garante que a Polícia Judiciária Militar revelou, num encontro com o Presidente da República, que a PJ estaria a par da preparação de “um assalto a quartéis num raio de 60 quilómetros em torno de Leiria”, antes do roubo de Tancos. Apesar desse conhecimento, a PJ não terá informado os militares, avança a mesma fonte.

O director da PJ terá negado que a força policial estivesse a par da preparação de qualquer assalto nessa reunião que, além de Marcelo Rebelo de Sousa, contou também com a presença do ministro da Defesa, do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), do comandante do Exército e do director da PJM, como relata o DN.

O encontro terá tido lugar a 4 de Julho de 2017, cinco depois de terem saído as notícias sobre o assalto a Tancos.

O DN ouviu “fontes militares”, “tanto no activo como já fora das fileiras”, que confirmam aquela informação e que referem que o então CEMGFA, general Pina Monteiro ficou “possesso”.

Marcelo Rebelo de Sousa terá frisado nesse encontro a necessidade de esclarecer aquele detalhe e todas as circunstâncias em torno do assalto aos paióis de Tancos. Uma vontade que o Presidente da República reforçou recentemente, num comunicado público, no qual apelou ao “apuramento dos factos” e à “responsabilização” dos eventuais envolvidos.

A posição do Chefe de Estado surgiu depois de o Expresso ter noticiado que ainda há material militar roubado desaparecido.

O roubo de Tancos continua enredado em demasiadas incógnitas e a ser alvo de muitas críticas, nomeadamente devido à má imagem que dá às Forças Armadas nacionais.

Tancos é o descrédito total das nossas Forças Armadas“, lamenta a eurodeputada do PS Ana Gomes, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias.

Marques Mendes já tinha dito que “Num país a sério, já havia chefes militares e um ministro demitido”, criticando o facto de não terem ainda surgido explicações para o sucedido e concluindo que Tancos é “uma vergonha nacional”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • O tiquinho soares? O do porto?!! Para mim os culpados disto tudo foram os gajos que acertaram o passo aos jogadores do sporting. A ideia deles era rebentar com o centro de estágios.

RESPONDER

Ninguém sabe o que fazer com duas estátuas de Salazar

Nem o Estado, nem a Câmara Municipal de Santa Comba Dão parecem saber o que fazer com duas estátuas de António de Oliveira Salazar. Haveria planos para as exibir no Museu Salazar, mas como o …

Tancos. Principal suspeito vai ser libertado em janeiro

João Paulino, o principal suspeito do roubo de material militar dois paióis de Tancos, e mais sete suspeitos vão ser libertados a 28 de janeiro. A informação é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá …

Filhos de imigrantes nascidos em Portugal podem ser portugueses desde que um progenitor seja residente

A Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, as alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP, e rejeitou, com os votos do PS, o projeto do Livre. Horas antes da votação em …

Instituição de caridade do Vaticano só entrega 10% das doações para os necessitados

O Vaticano arrecada anualmente mais de 55 milhões de dólares (aproximadamente 49 milhões de euros) em doações através do fundo de caridade de Peter's Pence. Contudo, apenas 10% desse montante chega aos necessitados, com o …

Um aumento de 2 euros por mês para quem ganha mil. Proposta do Governo revolta a Função Pública

O aumento salarial de 0,3% proposto pelo Governo para a Função Pública em 2020, vai garantir um acréscimo líquido anual de 26,25 euros para um trabalhador que ganhe cerca de mil euros por mês, segundo …

Tribunal ordena ao Facebook que reative conta de partido neofascista italiano

Um tribunal de Roma ordenou que o Facebook reativasse a conta do partido italiano neofascista CasaPound, obrigando ainda a rede social a pagar 800 euros por cada dia que a conta esteve desativada. De acordo com …

Franceses não dão tréguas. Greves podem durar até ao Natal

As mobilizações em França contra a reforma dos sistema de pensões, que paralisam vários setores mas sobretudo os transportes públicos, entraram no seu nono dia esta sexta-feira e podem continuar até ao Natal. Os sindicatos de …

Treinadores portugueses dominam provas europeias. Vão 9 a sorteio

Nove treinadores portugueses vão continuar das provas europeias, que incluem a Liga Europa e a Liga dos Campeões. Ao todo, seguem nas competições 48 clubes, que vão ver o seu futuro decidido no sorteio da …

Aumentos da Função Pública. Frente Comum abandona negociações com o Governo (e já pensa em formas de luta)

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública abandonou as negociações com o Governo sobre as medidas a incluir no próximo Orçamento do Estado, indignada com os aumentos salariais de 0,3% propostos pelo Executivo. Segundo relatou …

Alphonso Davies. De refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique. Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é …