PJ sabia da preparação de assalto antes de Tancos, mas não avisou militares

Paulo Novais / Lusa

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa (c), ministro da Defesa Azeredo Lopes (e) e Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Rovisco Duarte (d), em visita aos Paióis de Tancos

A Polícia Militar alega que a Polícia Judiciária tinha conhecimento de que estava em preparação um assalto, antes do roubo nos paióis de Tancos, mas que não foi informada desse facto. Um dado que vem acrescentar mais polémica ao caso que é um embaraço para as Forças Armadas nacionais.

O Diário de Notícias garante que a Polícia Judiciária Militar revelou, num encontro com o Presidente da República, que a PJ estaria a par da preparação de “um assalto a quartéis num raio de 60 quilómetros em torno de Leiria”, antes do roubo de Tancos. Apesar desse conhecimento, a PJ não terá informado os militares, avança a mesma fonte.

O director da PJ terá negado que a força policial estivesse a par da preparação de qualquer assalto nessa reunião que, além de Marcelo Rebelo de Sousa, contou também com a presença do ministro da Defesa, do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), do comandante do Exército e do director da PJM, como relata o DN.

O encontro terá tido lugar a 4 de Julho de 2017, cinco depois de terem saído as notícias sobre o assalto a Tancos.

O DN ouviu “fontes militares”, “tanto no activo como já fora das fileiras”, que confirmam aquela informação e que referem que o então CEMGFA, general Pina Monteiro ficou “possesso”.

Marcelo Rebelo de Sousa terá frisado nesse encontro a necessidade de esclarecer aquele detalhe e todas as circunstâncias em torno do assalto aos paióis de Tancos. Uma vontade que o Presidente da República reforçou recentemente, num comunicado público, no qual apelou ao “apuramento dos factos” e à “responsabilização” dos eventuais envolvidos.

A posição do Chefe de Estado surgiu depois de o Expresso ter noticiado que ainda há material militar roubado desaparecido.

O roubo de Tancos continua enredado em demasiadas incógnitas e a ser alvo de muitas críticas, nomeadamente devido à má imagem que dá às Forças Armadas nacionais.

Tancos é o descrédito total das nossas Forças Armadas“, lamenta a eurodeputada do PS Ana Gomes, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias.

Marques Mendes já tinha dito que “Num país a sério, já havia chefes militares e um ministro demitido”, criticando o facto de não terem ainda surgido explicações para o sucedido e concluindo que Tancos é “uma vergonha nacional”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • O tiquinho soares? O do porto?!! Para mim os culpados disto tudo foram os gajos que acertaram o passo aos jogadores do sporting. A ideia deles era rebentar com o centro de estágios.

RESPONDER

Marcelo conheceu Rena, a sobrevivente do Holocausto que teve "seis mães"

O Presidente da República conheceu a sobrevivente do Holocausto Rena Quint, que lhe contou como em criança escapou ao genocídio nazi e acabou nos Estados Unidos com a ajuda de "seis mães". "Porque ficaram comigo? Talvez …

Benfica empresta Caio Lucas ao Al Sharjah

O Benfica anunciou, esta quinta-feira, o empréstimo do futebolista brasileiro ao Al Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos, que é válido por um ano e meio. "O Sport Lisboa e Benfica formalizou com o Al Sharjah …

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …