PJ sabia da preparação de assalto antes de Tancos, mas não avisou militares

Paulo Novais / Lusa

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa (c), ministro da Defesa Azeredo Lopes (e) e Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Rovisco Duarte (d), em visita aos Paióis de Tancos

A Polícia Militar alega que a Polícia Judiciária tinha conhecimento de que estava em preparação um assalto, antes do roubo nos paióis de Tancos, mas que não foi informada desse facto. Um dado que vem acrescentar mais polémica ao caso que é um embaraço para as Forças Armadas nacionais.

O Diário de Notícias garante que a Polícia Judiciária Militar revelou, num encontro com o Presidente da República, que a PJ estaria a par da preparação de “um assalto a quartéis num raio de 60 quilómetros em torno de Leiria”, antes do roubo de Tancos. Apesar desse conhecimento, a PJ não terá informado os militares, avança a mesma fonte.

O director da PJ terá negado que a força policial estivesse a par da preparação de qualquer assalto nessa reunião que, além de Marcelo Rebelo de Sousa, contou também com a presença do ministro da Defesa, do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), do comandante do Exército e do director da PJM, como relata o DN.

O encontro terá tido lugar a 4 de Julho de 2017, cinco depois de terem saído as notícias sobre o assalto a Tancos.

O DN ouviu “fontes militares”, “tanto no activo como já fora das fileiras”, que confirmam aquela informação e que referem que o então CEMGFA, general Pina Monteiro ficou “possesso”.

Marcelo Rebelo de Sousa terá frisado nesse encontro a necessidade de esclarecer aquele detalhe e todas as circunstâncias em torno do assalto aos paióis de Tancos. Uma vontade que o Presidente da República reforçou recentemente, num comunicado público, no qual apelou ao “apuramento dos factos” e à “responsabilização” dos eventuais envolvidos.

A posição do Chefe de Estado surgiu depois de o Expresso ter noticiado que ainda há material militar roubado desaparecido.

O roubo de Tancos continua enredado em demasiadas incógnitas e a ser alvo de muitas críticas, nomeadamente devido à má imagem que dá às Forças Armadas nacionais.

Tancos é o descrédito total das nossas Forças Armadas“, lamenta a eurodeputada do PS Ana Gomes, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias.

Marques Mendes já tinha dito que “Num país a sério, já havia chefes militares e um ministro demitido”, criticando o facto de não terem ainda surgido explicações para o sucedido e concluindo que Tancos é “uma vergonha nacional”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • O tiquinho soares? O do porto?!! Para mim os culpados disto tudo foram os gajos que acertaram o passo aos jogadores do sporting. A ideia deles era rebentar com o centro de estágios.

RESPONDER

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …