Pai, mulher e irmã de Rodrigo Gonçalves estão na Câmara de Odivelas. PJ investiga nepotismo

12

Rodrigo Gonçalves tem o pai, a mulher e a irmã a trabalhar na Câmara de Odivelas. A Policia Judiciária está a investigar os casos.

Na terça-feira, a Polícia Judiciária (PJ) fez buscas nas Câmaras de Oeiras e de Odivelas, tendo como principais alvos Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, e Rodrigo Gonçalves, membro da Comissão Política Nacional do PSD.

Rodrigo Gonçalves é considerado um angariador de negócios com esquemas ilícitos para as autarquias de Oeiras e Odivelas. Em causa estão crimes de corrupção, participação económica em negócio e prevaricação.

A PJ investiga projetos empresariais e imobiliários com alegadas contratações fictícias de serviços para as autarquias envolvidas. O objetivo seria a apropriação ilícita de dinheiros públicos para proveito pessoal e para o financiamento de estruturas do PSD através de “sacos azuis”.

A irmã, a mulher e o pai do dirigente do PSD trabalham na Câmara de Odivelas e estão agora na mira da PJ, escreve o Correio da Manhã.

A irmã de Rodrigo Gonçalves tem uma avença na Câmara de Odivelas. Sandra Gonçalves exerce, desde 2020, funções na área da contabilidade. A sua avença começou nos 14.400 euros/ano e entretanto aumentou para 19.200 euros.

A mulher de Rodrigo Gonçalves trabalha no Departamento Jurídico da Câmara de Odivelas.

Também o pai de Rodrigo Gonçalves estará a ser investigado. Daniel Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa, celebrou contratos públicos, por ajuste directo, com cinco empresas que, antes disso, tinham assinado contratos com a Junta de São Domingos de Benfica.

Esta última Junta foi presidida por Rodrigo Gonçalves até 2013. Após a sua saída do cargo, os contratos assinados com as tais cinco empresas foram denunciados por suspeitas de irregularidades e de conluio com os empresários em causa, por questões de proximidade pessoal, e anulados.

As mesmas empresas envolvidas nesses contratos transferiram os negócios para a Junta das Avenidas Novas, presidida pelo pai de Rodrigo Gonçalves.

Rodrigo Gonçalves pediu esta quarta-feira a suspensão imediata do exercício de funções de vogal da direção do PSD para evitar “qualquer perturbação partidária” e “apesar de não ter sido constituído arguido em nenhum processo”.

Numa nota do gabinete de comunicação do PSD enviada à Lusa, refere-se que “durante o dia de hoje foram realizadas diligências investigatórias, que incidiram sobre matéria relativa à atividade profissional do Dr. Rodrigo Gonçalves”.

“Apesar de não ter sido constituído arguido em nenhum processo, o próprio entendeu que deve evitar-se qualquer perturbação partidária, tendo solicitado ao presidente do PSD a suspensão do exercício das funções de vogal da CPN, com efeitos imediatos”, informa a mesma nota.

ZAP //

12 Comments

  1. Qual a novidade ???? . Depois do Dinheiro , não há coisa mais suja que Politica e Pulhiticos ! … sempre foi , assim é , e assim sempre será ! . O Direito de Voto só serve para tentarmos escolher os menos prevaricadores , ou abster-se de votar !

  2. lanço o desafio a qualquer trabalhador do privado a tentar candiatar-se a um concurso publico para admissão de pessoal para estes organismos! isto é só rir.

    • Eu já tentei, para uma junta de freguesia do concelho de Odivelas, fiz a entrevista para o inglês ver e soube por alguém próximo que a vaga foi aberta unicamente para entrar uma amiga!!!!

      • A minha esposa tentou e pediram lhe nos testes tudo e mais alguma coisa, matemática, inglês, português, história, … no fim entrou uma pessoa com o 6º ano mal feito, mas sobrinha do presidente… Isso é que é currículo e competência!!! Tristeza de país…

  3. Procurem melhor que tenho a certeza que também lá está o primo, a tia, o afilhado, o amigo dos copos, o cão, o gato, …
    Tristeza de país…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.