“Sacos azuis” no PSD. Buscas a dirigente e a Isaltino Morais

17

José Sena Goulão / Lusa

Isaltino Morais

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais

A Polícia Judiciária (PJ) está a fazer buscas nas Câmaras de Oeiras e de Odivelas, tendo como principais alvos Isaltino Morais, presidente da Câmara da primeira, e Rodrigo Gonçalves, membro da Comissão Política Nacional do PSD.

A CNN Portugal e a TVI apuraram que “Isaltino Morais e Rodrigo Gonçalves são os dois principais alvos da operação da PJ” nesta investigação que está a cargo da Unidade de Combate à Corrupção.

“Rodrigo Gonçalves é considerado um angariador de negócios com esquemas ilícitos para as autarquias de Oeiras e Odivelas”, aponta ainda a TVI.

Em causa estão crimes de corrupção, participação económica em negócio e prevaricação, segundo a mesma fonte.

A PJ investiga projectos empresariais e imobiliários com alegadas contratações fictícias de serviços para as autarquias envolvidas. O objectivo seria a “apropriação ilícita de dinheiros públicos para proveito pessoal e para o financiamento de estruturas do PSD através de “sacos azuis”“, nota a TVI.

As buscas estão a ser feitas em casas, empresas e nas autarquias de Oeiras e de Odivelas. Neste último caso, o alvo será a mulher de Rodrigo Gonçalves que trabalha no Departamento Jurídico da Câmara de Odivelas.

Também o pai de Rodrigo Gonçalves estará a ser investigado. Daniel Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa, celebrou contratos públicos, por ajuste directo, com cinco empresas que, antes disso, tinham assinado contratos com a Junta de São Domingos de Benfica.

Esta última Junta foi presidida por Rodrigo Gonçalves até 2013. Após a sua saída do cargo, os contratos assinados com as tais cinco empresas “foram denunciados por suspeitas de irregularidades e de conluio com os empresários em causa, por questões de proximidade pessoal, e anulados”, como refere a TVI.

As mesmas empresas envolvidas nesses contratos “transferiram os negócios para a Junta das Avenidas Novas, presidida pelo pai de Rodrigo Gonçalves”, assinala a mesma fonte.

Em 2019, Rodrigo Gonçalves foi notícia depois de se ter demitido do cargo de consultor de comunicação do PSD por suspeitas de que criou perfis falsos nas redes sociais para fazer “campanha” em prol de Rui Rio.

Além de Isaltino Morais, as buscas da PJ também visam outros elementos da autarquia de Oeiras. Note-se que Isaltino Morais já cumpriu pena de prisão por fraude fiscal e branqueamento de capitais. Entretanto, o autarca foi acusado de prevaricação por suspeitas de ter lesado a autarquia de Oeiras em milhões de euros.

ZAP //

17 Comments

    • O Isaltino Morais já é um “cliente” habitual. Acho que o PSD não o apoiou. Se o fez, fez muito mal. Infelizmente o povo é ignorante e continua a eleger indivíduos destes.
      O outro que pertence á comissão politica do PSD, se é culpado, prendam-no!
      Não há anjinhos ou inocentes, sejam PS ou PSD, é prendê-los.
      O lugar de Corruptos é na cadeia.

      • Fico sempre perplexo , quando certos comentadores utilizam a Palavra “Povo” a torto e a direito quando se trata de uma opção exclusivamente Pessoal a cada Eleitor . O mais correto , eventualmente seria de dizer ” Certos Eleitores , ou alguns Eleitores ” e não o (Povo) en geral !

    • Comentário do ano aqui no ZAP kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Há duas particularidades ; Povo à rasca e Povo rasca ! a segunda por dar poder a quem nos enrasca e a primeira por estar a rasca com tantos comedores no Comando ! …. mas enfim , não é preciso ter um Registo Criminal Imaculado para ter un cargo Politico , Idoneidade neste País , para alguns é só uma Palavra no Dicionário !

  1. Acho bem que roubem e que Roubem Muito, quem os lá mete é que é o Culpado umas Vezes é o PS outras o PSD, é tipo vira o Disco e toca o mesmo, fazem eles bem que se aproveitam, nós cá estamos para Pagar eh eh

  2. Em Oeiras já se pensa na próxima reeleição quando ele regressar. Até estão a pensar dar-lhe o nome de uma das principais avenidas de Oeiras. Ficará conhecido por Avenida Isaltino, o Benemérito.

      • Não podia criticar o governo em pior altura, sempre que criticam os outros mijam nos sapatos, só com muita falta de vergonha passam a vida de sapatos mijados

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.