PJ encontrou carro que terá atropelado adepto do Sporting

A Polícia Judiciária recuperou, esta terça-feira, o automóvel que terá sido utilizado no atropelamento mortal ocorrido no sábado de madrugada, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, disse à Lusa fonte policial.

O veículo, que foi encontrado na Amadora, foi rebocado para as instalações da Polícia Judiciária, em Lisboa, para ser sujeito a perícias, acrescentou a fonte da Polícia Judiciária.

Segundo o Jornal de Notícias, trata-se de um Renault Clio que estava escondido numa garagem que é propriedade de um amigo do dono do carro.

Marco Ficini, um adepto italiano de 41 anos com ligações à Juve Leo, foi atropelado na madrugada de sábado, na Avenida Machado Santos, junto ao Estádio da Luz, tendo a PSP sido chamada ao local, pelas 02h40, depois de alertada para a existência de confrontos.

O adepto da Fiorentina foi encontrado pelas autoridades abandonado no chão, já sem vida, tendo sido declarado o óbito no mesmo local. A ocorrência foi entregue à Polícia Judiciária, que investiga a possibilidade de se ter tratado de um homicídio.

De acordo com o Correio da Manhã, as imagens de videovigilância cedidas pelo Benfica e as registadas pelos telemóveis de várias testemunhas que vivem nas imediações do estádio revelam que a viatura não só acelerou em direção ao italiano como continuou em marcha depois do embate, arrastando a vítima cerca de 30 metros.

Ficini terá sido perseguido, a pé, por um adepto encarnado e, como este não o estava a conseguir alcançar, decidiu entrar no carro e avançou na direção do italiano. De seguida, terá parado a viatura para ver o estado da vítima, acabando por fugir a alta velocidade em direção à segunda circular, avançou o jornal na segunda-feira.

O empresário italiano, que apesar de ter nascido em Roma geria um café em Milão, tinha ficha policial por violência no desporto e estava referenciado por várias rixas contra rivais.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já abriu um inquérito ao caso.

Sporting, terceiro classificado com 63 pontos, e Benfica, líder com mais oito, defrontaram-se no sábado em jogo da 30.ª jornada da I Liga, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Não será “PJ encontrou carro que terá atropelado adepto do Fiorentina”?
    A ver se o meu comentário (mais soft) é publicado desta vez…

    • Caro leitor,
      Segundo é do nosso conhecimento, o adepto em causa, sem prejuízo de ser adepto da Fiorentina, era também membro (literalmente, com “cartão de membro”) de uma das claques do Sporting.
      É nosso entendimento que, por definição, e até vermos razão para pensar de outra forma, alguém que é membro de uma claque oficial de um clube, é adepto desse clube.

      • É curioso como nunca ouvi falar do tal “cartão de membro”… Mas concordo com a grande probabilidade de ser adepto do clube. Embora; estes “membros” nada têm a ver com o(s) clube(s) mas sim com a violência, (gratuita) mas isso é outra história.
        De qualquer forma essa “nova informação” deveria estar bem explicitada. para quem tem olhos de ver, fica confusa. É adepto do Fiorentina ou do Sporting? E como é isso possível (Itália… Portugal)? Mas já estou mesmo a ver: O Zap publica aquilo que entende necessário e oportuno” ou algo do género.
        Parece que os comentários mais softs vão passando a “censura”. Um dia destes desvendarei/perceberei a vossa “filtragem”

        • Caro leitor,
          A ligação do adepto ao Sporting não é nem uma “descoberta do ZAP” nem uma “nova informação”. A generalidade dos meios de comunicação refere-se a há muitos dias a Marco Ficini como “adepto da Fiorentina e do Sporting“, e alguns, como a Sábado, o Jogo ou Record identificam-no como “sócio da Juve Leo” – facto que aparentemente lhe passou completamente despercebido, algo que se torna incompreensível para quem “tem olhos de ver”. Não nos ocorreu que teríamos que o salientar a todos os leitores para cobrir a sua distracção.
          Além disso, não compreendemos de todo a sua estranheza com o facto de alguém poder ser adepto de mais do que um clube, ainda mais de países diferentes. Como é que é possível que pergunte “como é isso possível”?
          E onde é que pretende chegar exactamente com essa sua insistente estranheza?
          Explique-nos por favor qual é o seu ponto de vista, que nós não estamos mesmo a ver.

          • “Não nos ocorreu que teríamos que o salientar a todos os leitores para cobrir a sua distracção.” Não? Mas deviam! É o vosso dever informar aqueles cujos factos “aparentemente lhe passou completamente despercebido”. Não sabiam? Estavam distraídos de certeza.
            “não compreendemos de todo a sua estranheza com o facto de alguém poder ser adepto de mais do que um clube, ainda mais de países diferentes.”. Acham normal? Eu não. Mas somos livres de achar o que entendemos, não é? E “Como é que é possível que” vocês perguntem “como é isso possível”?
            Ponto de vista? Não tenho de o fazer, mas digo-lhes que, como jornalistas, não é o vosso dever interpretar “os factos”, mas sim reportá-los (TODOS!). Nem toda a gente lê a Sábado, o Jogo ou o Record (nem tenho qualquer interesse em ler)!
            Eu é que pergunto, “como é isso possível”?
            Façam o vosso trabalho deixem-se de tretas! “Não nos ocorreu que teríamos que o salientar a todos os leitores para cobrir a sua distracção.” É de partir o coco!

            • “Portanto, concretamente, ao fim do dia, em que medida é que o seu comentário original tem razão de ser?” Só uma razão: Eu não recebo para fazer comentários. Vocês é que são os profissionais (deviam ser)!… E, ao fim do dia, fica tudo igual. Nada a fazer.
              Não se preocupem. Eu tento ler as vossas notícias com “filtro”. Pode ser que saia alguma coisa de jeito.

            • Uma resposta bem original, Zap. E já agora, já descobriram porquê que o adepto do Firentina estava cá na véspera do jogo do Sporting e Benfica? Esse tal dual adepto do “futebol”? Não? Veio fazer férias foi?
              E reitero! Acho sim, muito estranho que haja um adepto (criminoso) pertencente a uma claque (criminosoa) que seja também adepto de outra claque (criminosa) de outro país. Ouvi dizer que era um acordo entre claques. Será partilha de métodos de espancar pessoas (ou até atropelar)? O que eu acho estranho é que vocês não acham estranho que na véspera de um jogo importante, um adepto de uma claque (criminosa) estrangeira 8e nacional) estivesse nas imediações do estádio do rival. porque não investigam isso? Porque ninguém investiga isso? Mas é importante dizer que considero TODAS as claques organizadas (TODAS!) de futebol, criminosas. As legais e as ilegais.
              Sim, o título estava correcto. Parabéns, e… perdoem-me pelos meus pecados… Eu não sabia o que estava a fazer…
              Nota: Sim… O título estava correcto. A informação é que não estava completa, mas deixem lá… “Filtro” nisso!

RESPONDER

FIFA tem reserva de 1.400 milhões de euros e está a pensar em ajudar clubes por todo o mundo

"O futebol não é o mais importante" e "ninguém sabe quando voltará a ser o que era", face à pandemia de Covid-19, alertou o presidente da FIFA, Gianni Infantino. "Todos gostaríamos de ter o futebol de volta …

Este ano não há São João nem Santo António. Festas populares canceladas em Lisboa e Porto

As Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto resolveram cancelar as festividades de Santo António e de são João, respectivamente, por causa da pandemia de Covid-19. As marchas populares só voltam no próximo ano, com …

Sem ajudas do Governo, "não sei se os grandes vão continuar a ser grandes"

"É complicado encontrar soluções", assume o presidente do Marítimo numa altura em que o futebol está parado por causa da pandemia de Covid-19. A situação é "aflitiva" para muitos clubes, diz Carlos Pereira que acredita …

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 de abril

O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado. “É …

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …