Adepto do Sporting morre atropelado após confrontos junto ao Estádio da Luz

Um homem de 41 anos, de nacionalidade italiana, morreu esta noite na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, adiantou a PSP, chamada ao local depois de alertada para a existência de confrontos entre adeptos das duas equipas que, este sábado, jogam no estádio de Alvalade.

A ocorrência já foi entregue à Polícia Judiciária, que investiga a possibilidade de se ter tratado de um homicídio. Para já, a PSP prossegue a investigação da situação de atropelamento e fuga sem prestação de socorro, não tendo ainda dados sobre o veículo, disse à Lusa a oficial de serviço do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública.

Segundo noticia o Correio da Manhã, Marco Ficini era adepto da Fiorentina mas tinha ligações à claque do Sporting, a Juve Leo, tendo sido convidado para assistir ao jogo.

O site Fiorentina News já confirmou a sua identidade e revela que o italiano era membro do grupo de apoio ao clube italiano, o Viola Club 7 Bello 1965. O site recorda que existe há muito uma parceira entre os adeptos de Florença e os do Sporting.

O CM escreve que tudo terá começado com uma “guerra de pedras entre grupos rivais”, tendo-se dado depois o atropelamento, que pôs todos os elementos que estavam no local em fuga.

Quando chegaram, as autoridades já só terão encontrado o homem italiano abandonado no chão, sem vida, tendo sido declarado o óbito no mesmo local. A PJ já terá tido acesso a todas as câmaras de videovigilância daquela zona.

Reações

O Sporting já emitiu um comunicado, manifestando “o mais profundo lamento e repúdio pelos trágicos acontecimentos da última madrugada”.

“O Sporting CP aguarda com expectativa as diligências em curso que estão a ser desenvolvidas pelas autoridades no sentido de apuramento de responsabilidades pelo que aconteceu”, pode ler-se.

“À família, o Sporting CP manifesta as suas mais sentidas condolências.”, conclui a nota.

O Presidente dos leões, Bruno de Carvalho, publicou um post no Facebook, no qual diz sentir-se “com imensa tristeza” porque um “dia que devia ser de festa e de mais um grande espetáculo de futebol”, “fica marcado pela morte de um adepto do Sporting”.

“Quero, em primeiro lugar, apresentar as minhas sentidas condolências à família e amigos de Marco Sicini”, escreveu. “Em segundo lugar, quero reforçar novamente o que já disse na passada segunda-feira na Sporting TV. É necessário que os nossos adeptos tenham um comportamento digno da grandeza do Sporting, que não entoem cânticos que ofendam a memória de ninguém e que mostremos a elevação e grandiosidade do nosso clube, sem nos rebaixarmos a quem não sabe estar no futebol”, rematou.

O Benfica divulgou também um comunicado, no qual “lamenta de forma veemente e manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento ocorrido esta madrugada em incidentes junto do Estádio da Luz e como uma das entidades com meios audiovisuais de segurança naquela área, informa que desde a primeira hora tem estado em estreita colaboração com as forças de segurança, no sentido de fornecer os necessários elementos para se apurar as circunstâncias em que este triste e lamentável acontecimento ocorreu”.

“O Sport Lisboa e Benfica reitera o seu forte apelo ao necessário respeito e moderação entre todos os adeptos do futebol, pedindo que esta noite todos saibamos dar uma resposta que preserve os valores da sã convivência e rivalidade em nome de duas instituições que tanto têm honrado o país e o futebol português”, lê-se.

A PSP já alertou que não fará qualquer alteração à estrutura de segurança planeada para o jogo. As duas equipas jogam este sábado, às 20h30, no Estádio de Alvalade, num jogo que será decisivo para o campeonato nacional.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. realmente é de lamentar a mote. será que agora as autoridades ligadas ao futebol vão abrir os olhos e repensar nas puniçoes mais severas?
    outra coisa está a intrigar-me: se o jogo é em alvalade, o que faziam os adeptos do sporting no estádio do benfica?
    se o jogo é so no sabado às 20h30, o que faziam os sportinguistas àquela hora no estadio da luz?
    nao foram la provoca-los?
    pelo que se vê, o futebol está a ir por um caminho dificil e entrando nesse caminho, vai ser dificil voltar para tras.
    os dirigentes que coloquem a mao na consciencia e vejam o que anda a falar e a fazer (so guerra de palavras)
    as claques que vejam o que querem para o futebol (espectaculo ou pancadaria)

  2. É esta a nossa festa? É este o final de uma vida cheio de ódios? é isto o “Futebol” que deveria ser uma festa e que afinal nos deixa cada vez mais tristes?
    Infelizmente são perguntas que não sei se o futuro nos dirá. Sem mais comentários… se calhar não deveria ter estas dúvidas porque se mais houvesse, uma vida? por tanto e tão pouco? R.I.P condolências à familia. !!!

  3. Lamento profundamente o falecimento deste jovem. Não posso no entanto manifestar completo repúdio pelo maior promotor dos ódios entre adeptos do Benfica e do Sporting dos últimos tempos. Até soa a completa falsidade o tipo de comentários “politicamente corretos” que faz neste momento…

    • Apenas por uma questão de curiosidade: Quem é esse “promotor dos ódios entre adeptos do Benfica e do Sporting”?

  4. O que é curioso é que continuam a chamá-lo de sportinguista (adepto do Sporting) quando no texto diz que ele era adepto do Firentina. As ligações a uma claque (portuguesa) de criminosos não o faz automáticamente adepto desse clube (e só para não haver dúvida, considero todas as claques organizadas e apoiadas finaceiramente, criminosas – TODAS!!!). Mas a notícia não venderia tão bem se o título fosse: “Adepto do Fiorentina morre atropelado após confrontos junto ao Estádio da Luz”, não é?

RESPONDER

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …