Adepto do Sporting morre atropelado após confrontos junto ao Estádio da Luz

Um homem de 41 anos, de nacionalidade italiana, morreu esta noite na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, adiantou a PSP, chamada ao local depois de alertada para a existência de confrontos entre adeptos das duas equipas que, este sábado, jogam no estádio de Alvalade.

A ocorrência já foi entregue à Polícia Judiciária, que investiga a possibilidade de se ter tratado de um homicídio. Para já, a PSP prossegue a investigação da situação de atropelamento e fuga sem prestação de socorro, não tendo ainda dados sobre o veículo, disse à Lusa a oficial de serviço do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública.

Segundo noticia o Correio da Manhã, Marco Ficini era adepto da Fiorentina mas tinha ligações à claque do Sporting, a Juve Leo, tendo sido convidado para assistir ao jogo.

O site Fiorentina News já confirmou a sua identidade e revela que o italiano era membro do grupo de apoio ao clube italiano, o Viola Club 7 Bello 1965. O site recorda que existe há muito uma parceira entre os adeptos de Florença e os do Sporting.

O CM escreve que tudo terá começado com uma “guerra de pedras entre grupos rivais”, tendo-se dado depois o atropelamento, que pôs todos os elementos que estavam no local em fuga.

Quando chegaram, as autoridades já só terão encontrado o homem italiano abandonado no chão, sem vida, tendo sido declarado o óbito no mesmo local. A PJ já terá tido acesso a todas as câmaras de videovigilância daquela zona.

Reações

O Sporting já emitiu um comunicado, manifestando “o mais profundo lamento e repúdio pelos trágicos acontecimentos da última madrugada”.

“O Sporting CP aguarda com expectativa as diligências em curso que estão a ser desenvolvidas pelas autoridades no sentido de apuramento de responsabilidades pelo que aconteceu”, pode ler-se.

“À família, o Sporting CP manifesta as suas mais sentidas condolências.”, conclui a nota.

O Presidente dos leões, Bruno de Carvalho, publicou um post no Facebook, no qual diz sentir-se “com imensa tristeza” porque um “dia que devia ser de festa e de mais um grande espetáculo de futebol”, “fica marcado pela morte de um adepto do Sporting”.

“Quero, em primeiro lugar, apresentar as minhas sentidas condolências à família e amigos de Marco Sicini”, escreveu. “Em segundo lugar, quero reforçar novamente o que já disse na passada segunda-feira na Sporting TV. É necessário que os nossos adeptos tenham um comportamento digno da grandeza do Sporting, que não entoem cânticos que ofendam a memória de ninguém e que mostremos a elevação e grandiosidade do nosso clube, sem nos rebaixarmos a quem não sabe estar no futebol”, rematou.

O Benfica divulgou também um comunicado, no qual “lamenta de forma veemente e manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento ocorrido esta madrugada em incidentes junto do Estádio da Luz e como uma das entidades com meios audiovisuais de segurança naquela área, informa que desde a primeira hora tem estado em estreita colaboração com as forças de segurança, no sentido de fornecer os necessários elementos para se apurar as circunstâncias em que este triste e lamentável acontecimento ocorreu”.

“O Sport Lisboa e Benfica reitera o seu forte apelo ao necessário respeito e moderação entre todos os adeptos do futebol, pedindo que esta noite todos saibamos dar uma resposta que preserve os valores da sã convivência e rivalidade em nome de duas instituições que tanto têm honrado o país e o futebol português”, lê-se.

A PSP já alertou que não fará qualquer alteração à estrutura de segurança planeada para o jogo. As duas equipas jogam este sábado, às 20h30, no Estádio de Alvalade, num jogo que será decisivo para o campeonato nacional.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. realmente é de lamentar a mote. será que agora as autoridades ligadas ao futebol vão abrir os olhos e repensar nas puniçoes mais severas?
    outra coisa está a intrigar-me: se o jogo é em alvalade, o que faziam os adeptos do sporting no estádio do benfica?
    se o jogo é so no sabado às 20h30, o que faziam os sportinguistas àquela hora no estadio da luz?
    nao foram la provoca-los?
    pelo que se vê, o futebol está a ir por um caminho dificil e entrando nesse caminho, vai ser dificil voltar para tras.
    os dirigentes que coloquem a mao na consciencia e vejam o que anda a falar e a fazer (so guerra de palavras)
    as claques que vejam o que querem para o futebol (espectaculo ou pancadaria)

  2. É esta a nossa festa? É este o final de uma vida cheio de ódios? é isto o “Futebol” que deveria ser uma festa e que afinal nos deixa cada vez mais tristes?
    Infelizmente são perguntas que não sei se o futuro nos dirá. Sem mais comentários… se calhar não deveria ter estas dúvidas porque se mais houvesse, uma vida? por tanto e tão pouco? R.I.P condolências à familia. !!!

  3. Lamento profundamente o falecimento deste jovem. Não posso no entanto manifestar completo repúdio pelo maior promotor dos ódios entre adeptos do Benfica e do Sporting dos últimos tempos. Até soa a completa falsidade o tipo de comentários “politicamente corretos” que faz neste momento…

    • Apenas por uma questão de curiosidade: Quem é esse “promotor dos ódios entre adeptos do Benfica e do Sporting”?

  4. O que é curioso é que continuam a chamá-lo de sportinguista (adepto do Sporting) quando no texto diz que ele era adepto do Firentina. As ligações a uma claque (portuguesa) de criminosos não o faz automáticamente adepto desse clube (e só para não haver dúvida, considero todas as claques organizadas e apoiadas finaceiramente, criminosas – TODAS!!!). Mas a notícia não venderia tão bem se o título fosse: “Adepto do Fiorentina morre atropelado após confrontos junto ao Estádio da Luz”, não é?

RESPONDER

Mais de metade dos ventiladores que chegaram da China ficam na Grande Lisboa

A região Norte concentra 57% dos casos de covid-19, mas mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China vão ficar na Grande Lisboa. Segundo o Público, os ventiladores são uma oferta feita …

Nova Iorque pondera enterrar temporariamente vítimas de covid-19 em parques urbanos

As autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ponderam utilizar parques urbanos locais para enterrar temporariamente vítimas da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do comité de saúde do conselho da cidade, Mark Levine. "Em breve, …

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …

André Ventura acredita que será reeleito

A demissão do líder do Chega deverá ser feita oficialmente esta semana, mas André Ventura acredita que será reeleito com o apoio das distritais, das regionais e dos militantes. O líder da distrital do Porto apresentou …

Primeira linha de crédito de 400 milhões de euros para empresas já esgotou

A primeira linha de crédito criada pelo Governo para apoiar empresas, no âmbito da crise desencadeada pela pandemia de covid-19, já esgotou. De acordo com o semanário Expresso, já não estão a ser aceites candidaturas para …

Recém-nascidos vão poder ser registados pela Internet

O registo de recém-nascidos vai poder ser feito através da plataforma digital dos Serviços da Justiça, de modo a evitar as saídas de casa. Os balcões "Nascer Cidadãos", que garantiam o registo de bebés após o …