Antigo ministro Pires de Lima diz que crise tem solução em duas fases

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

O antigo ministro da Economia, António Pires de Lima

O antigo ministro da Economia António Pires de Lima acredita que a crise causada pela pandemia de Covid-19 pode ser solucionada em duas etapas, frisando que só se poderá levar a cabo a retoma económica a nível mundial após o fim do isolamento social. 

“O combate a esta crise tem duas etapas: uma que é a atual, onde se tem de injetar liquidez nas empresas para que [estas] possam permanecer vivas e manter o maior número de emprego possível e uma segunda em que se decrete o fim do isolamento social”, começou por dizer à SIC o antigo governante do Governo de Passos Coelho.

E frisou: “Não vai haver nenhuma retoma económica enquanto as pessoas estiverem em casa. É bom que tenhamos consciência disso (…)

“E, portanto, se por razões de saúde pública atendíveis, as pessoas que estiverem que estar em casa mais três ou quatro ou cinco meses, a recessão vai ser profunda e vai durar esses quatro, cinco ou seis meses”.

No entender do antigo ministro, só faz sentido avançar para um plano de ativação económica quando for decretado o fim do isolamento social.

“Só faz sentido lançar um plano de reativação económica que, no meu ponto de vista, não passa por mais investimento público – passa sim por voltar a fomentar o consumo, o investimento privado e o comércio internacional – só faz sentido lançar esse mega-plano de relançamento internacional ao nível continental e integrado com outras geografias do mundo no momento em que se decrete o fim do isolamento social”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olha o artista que recebeu milhões para a fábrica de Santarém enquanto presidente da Unicer e pouco depois, quando estava no governo, a Unicer fechou a fábrica de Santarém, e que teve a brilhante ideia do aeroporto no Montijo, a falar de soluções para a crise!!!
    Deve ser piada, só pode!…

  2. Esta também seria uma boa altura para nos livrarmos da classe política que temos tido ao longo de décadas.
    Vêm para aqui com frases feitas, discursos da treta,…

    Em síntese isto vai ser assim:
    – A economia vai bater no fundo como nunca nenhum de nós assistiu
    – O desemprego subirá para níveis insuportáveis
    – A retoma será lenta e penosa

    Medidas necessárias agora e depois na fase de recuperação:
    – Apoiar as empresas na manutenção dos postos de trabalho e da capacidade produtiva (não permitir a desestruturação completa de setores, redes, canais de distribuição)
    – Estimular o consumo pelas famílias (isto numa lógica macro, a nível europeu, sobretudo assegurando um rendimento mensal por via das empresas – manutenção dos postos de trabalho)
    – Acelerar o processo de robotização das empresas europeias iniciado com a chamada indústria 4.0
    – Refletir sobre um rendimento mínimo comunitário (ainda que diferente de país para país) mas que pudesse por um lado neste momento assegurar rendimentos face aos elevados níveis de desemprego e que possibilitasse um primeiro ensaio para uma nova economia mais robotizada e menos intensiva em mão de obra.
    – O BCE tem de injetar dinheiro a rodos e assumir que teremos de assistir à desvalorização internacional do euro. Se esta injeção não for controlada haverá naturalmente tendências inflacionistas no médio prazo.
    A própria desvalorização do euro no atual cenário até poderá ser importante. Compraremos menos ao exterior porque tudo ficará mais caro. Como até ao final do ano não haverá grandes gastos energéticos não importaremos inflação por via da compra de energia ao exterior. E atendendo ao preço do petróleo no mercado internacional, o euro pode e deve desvalorizar.

RESPONDER

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …