Pico de casos deverá ser atingido esta semana. Risco de transmissão está mais baixo

Ennio Leanza / EPA

Portugal deve atingir esta semana o pico de novos casos de covid-19, mas o número de mortos e a pressão nos hospitais vai demorar mais tempo a baixar.

O número de infetados começa a dar sinais de estar a diminuir, porém esta desaceleração acontece a ritmos diferentes em vários pontos do país.

O Centro e Norte do país estão há uma semana com os contágios a baixar e já devem ter atingido o pico de novos casos a 24 de janeiro. Contudo, o mesmo ainda não aconteceu em Lisboa e Vale do Tejo, onde os números continuam a subir persistentemente.

Nesta região os máximos ainda não foram atingidos, mas deverão ser alcançados muito em breve, de acordo com os dados do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, revelados à SIC.

Quase 76% dos concelhos portugueses estão em risco extremo devido ao número de casos de covid-19, tendo registado uma taxa de incidência acumulada superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 13 e 26 de janeiro, segundo dados oficiais.

Ainda assim, “Portugal está com uma tendência de estabilização”, diz Milton Severo, epidemiologista da Universidade do Porto. O especialista alerta, porém, que estas previsões podem mudar caso o comportamento das pessoas se altere de forma negativa.

O investigador sublinha que “não se pode parar as medidas”, acrescentando que “só voltaremos aos números que tivemos no verão algures a meio de maio”.

Milton Severo acredita que num cenário mais positivo, esses valores podem ser alcançados entre março e abril. No entanto, para que isso fosse possível, seria necessário manter as medidas de confinamento muito apertadas.

O epidemiologista avisa ainda que há mais infetados entre as crianças. Ainda assim, os mais afetados pelo vírus continuam a ser os adultos a partir dos 40 anos, com destaque para os mais idosos.

Em sentido inverso, a incidência reduziu entre os 18 e os 24 anos, uma faixa etária que tem tido muitos casos desde o verão.

“Sanções disciplinares e criminais” para vacinações indevidas

António Lacerda Sales também confirmou hoje que se está a verificar em Portugal “alguma desaceleração no crescimento” da pandemia, nomeadamente no índice de transmissibilidade.

O secretário de Estado e Adjunto da Saúde referiu ainda que o índice de transmissibilidade está mais baixo. “O R está de facto a diminuir, e agora temos um R de 1,03 a nível nacional”, adiantou.

Lacerda Sales acredita que a fórmula para a melhoria dos números passa pelo confinamento, a proteção individual e a vacinação.

O braço direito de Marta Temido criticou ainda as “situações inaceitáveis” de vacinação indevida e confirmou que as instituições devem ter listas de suplentes, caso sobrem doses, para aplicar consoante os critérios do plano de vacinação.

O governante disse que a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde vai fazer auditorias no âmbito nacional e que estes procedimentos “terão sanções, quer disciplinares, quer criminais, caso se provem”.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 275 mortes e 5805 novos casos de covid-19, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta segunda-feira.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …