Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Gouvernement / Facebook

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe.

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal.

O Procurador-Geral junto do Tribunal de Justiça da República (TJR) francês anunciou esta sexta-feira que vão ser abertas investigações judiciais relacionadas com a gestão da crise de covid-19 ao primeiro-ministro cessante e a dois antigos ministros da Saúde.

Segundo François Molins, o TJR, órgão competente para julgar membros do governo pelo exercício das suas funções, recebeu 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal.

Molins vai agora encaminhar o processo para o comité de investigação da CJR, que conduzirá as averiguações.

Segundo um comunicado do Procurador-Geral, as nove reclamações aceites foram enviadas juntas sob a acusação de “abstenção de combate a uma reclamação” contra Philippe, Véran e Buzyn.

Buzyn ocupou até meados de fevereiro a pasta da Saúde, antes de se lançar na luta eleitoral para a câmara de Paris, enquanto Philippe e Véran integraram o governo que hoje cessou funções com a demissão do primeiro-ministro.

As queixas ao TJR começaram a ser apresentadas alguns dias depois do início do confinamento, em meados de março, vindo maioritariamente de particulares, mas também de médicos, de presos e de associações.

Macron, enquanto chefe de Estado, é penalmente inimputável pelos atos realizados no exercício das suas funções.

Os queixosos denunciam, entre outras situações, factos que “põem em perigo a vida de outrem”, “homicídio involuntário”, “não assistência a pessoa em perigo” ou ausência de tomada de medidas para conter a epidemia.

Em França, a pandemia do novo coronavírus causou quase 30.000 mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 521 mil mortos e infetou mais de 10,88 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …