Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Gouvernement / Facebook

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe.

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal.

O Procurador-Geral junto do Tribunal de Justiça da República (TJR) francês anunciou esta sexta-feira que vão ser abertas investigações judiciais relacionadas com a gestão da crise de covid-19 ao primeiro-ministro cessante e a dois antigos ministros da Saúde.

Segundo François Molins, o TJR, órgão competente para julgar membros do governo pelo exercício das suas funções, recebeu 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal.

Molins vai agora encaminhar o processo para o comité de investigação da CJR, que conduzirá as averiguações.

Segundo um comunicado do Procurador-Geral, as nove reclamações aceites foram enviadas juntas sob a acusação de “abstenção de combate a uma reclamação” contra Philippe, Véran e Buzyn.

Buzyn ocupou até meados de fevereiro a pasta da Saúde, antes de se lançar na luta eleitoral para a câmara de Paris, enquanto Philippe e Véran integraram o governo que hoje cessou funções com a demissão do primeiro-ministro.

As queixas ao TJR começaram a ser apresentadas alguns dias depois do início do confinamento, em meados de março, vindo maioritariamente de particulares, mas também de médicos, de presos e de associações.

Macron, enquanto chefe de Estado, é penalmente inimputável pelos atos realizados no exercício das suas funções.

Os queixosos denunciam, entre outras situações, factos que “põem em perigo a vida de outrem”, “homicídio involuntário”, “não assistência a pessoa em perigo” ou ausência de tomada de medidas para conter a epidemia.

Em França, a pandemia do novo coronavírus causou quase 30.000 mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 521 mil mortos e infetou mais de 10,88 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …