PGR arrasa decisão de Governo de Passos tomada em véspera de eleições

EWEA / Flickr

Artur Trindade, ex-Secretário de Estado da Energia

Negócio que permitiria à empresa de Carlos Pimenta, na área da energia, mudar a licença de eólica para solar, ia custar ao Estado 42 milhões de euros.

De acordo com o Público, o Conselho Consultivo da Procuradora-Geral da República (PGR) arrasou a decisão, tomada em vésperas das eleições de 2015, de modificar uma licença de produção de energia eólica para solar fotovoltaica, obtida em concurso público pela Generg.

A empresa beneficiária, a Generg, tem como presidente do conselho de administração, Carlos Pimenta, que integra a direção do “think tank” Plataforma para o Crescimento Sustentável, presidido por Jorge Moreira da Silva, que era à data o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

A decisão do Governo de Pedro Passos Coelho (PSD) terá sido tomada dois dias antes da realização das eleições. A PGR, no entanto, que já anulou a decisão, considera esta mudança “inconstitucional e ilegal”, afirmando que constitui usurpação da função legislativa”, alem de violar “o princípio da preferência ou proeminência da lei”.

A decisão foi concedida através de um despacho assinado pelo então secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, e, de acordo com a PGR, os princípios da concorrência, igualdade de tratamento e de transparência foram violados relativamente aos restantes operadores que participaram no mesmo concurso público de 2008.

A decisão da Procuradoria-Geral da República não impede, no entanto, que a empresa produza energia solar para a rede pública, mas terá de o fazer sem quaisquer subsídios.

Se a portaria de Artur Trindade tivesse sido considerada válida representaria um custo de 42 milhões de euros para o Estado, já que a eletricidade produzida seria paga a um preço premium e não ao preço normal.

Em julho, o atual secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, tinha pedido um parecer ao Conselho Consultivo da PGR, por ter dúvidas quanto à legalidade da portaria 133/2015, publicada pelo seu antecessor.

Agora, Jorge Seguro Sanches afirma que o Governo se revê no despacho da PGR, que já homologou.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Parece mal …infelizmente nossa história recente tem muitas coisas desse género e é bom que cheguem à Justiça (PGR) e ao público, pelo menos para evitar que se repitam.
    É claro que – neste caso como em outros – ninguém será condenado nem preso.

  2. Cada cavadela cada minhoca.
    A ser verdade, já não sei nada.
    É imperioso colocar a JUSTIÇA a funcionar, até para credibilizar o regime actual a que chamam de democracia.

  3. O PGR só fez o seu trabalho e devia era estar mais atento e o PSD já devia saber que não deve tentar ser ganancioso mesmo que seja benefico para o país substituir a energia eólica que é cara porque isso a longo prazo isso ia criar concorrencia desleal.

RESPONDER

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …