PGR arrasa decisão de Governo de Passos tomada em véspera de eleições

EWEA / Flickr

Artur Trindade, ex-Secretário de Estado da Energia

Negócio que permitiria à empresa de Carlos Pimenta, na área da energia, mudar a licença de eólica para solar, ia custar ao Estado 42 milhões de euros.

De acordo com o Público, o Conselho Consultivo da Procuradora-Geral da República (PGR) arrasou a decisão, tomada em vésperas das eleições de 2015, de modificar uma licença de produção de energia eólica para solar fotovoltaica, obtida em concurso público pela Generg.

A empresa beneficiária, a Generg, tem como presidente do conselho de administração, Carlos Pimenta, que integra a direção do “think tank” Plataforma para o Crescimento Sustentável, presidido por Jorge Moreira da Silva, que era à data o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

A decisão do Governo de Pedro Passos Coelho (PSD) terá sido tomada dois dias antes da realização das eleições. A PGR, no entanto, que já anulou a decisão, considera esta mudança “inconstitucional e ilegal”, afirmando que constitui usurpação da função legislativa”, alem de violar “o princípio da preferência ou proeminência da lei”.

A decisão foi concedida através de um despacho assinado pelo então secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, e, de acordo com a PGR, os princípios da concorrência, igualdade de tratamento e de transparência foram violados relativamente aos restantes operadores que participaram no mesmo concurso público de 2008.

A decisão da Procuradoria-Geral da República não impede, no entanto, que a empresa produza energia solar para a rede pública, mas terá de o fazer sem quaisquer subsídios.

Se a portaria de Artur Trindade tivesse sido considerada válida representaria um custo de 42 milhões de euros para o Estado, já que a eletricidade produzida seria paga a um preço premium e não ao preço normal.

Em julho, o atual secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, tinha pedido um parecer ao Conselho Consultivo da PGR, por ter dúvidas quanto à legalidade da portaria 133/2015, publicada pelo seu antecessor.

Agora, Jorge Seguro Sanches afirma que o Governo se revê no despacho da PGR, que já homologou.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Parece mal …infelizmente nossa história recente tem muitas coisas desse género e é bom que cheguem à Justiça (PGR) e ao público, pelo menos para evitar que se repitam.
    É claro que – neste caso como em outros – ninguém será condenado nem preso.

  2. Cada cavadela cada minhoca.
    A ser verdade, já não sei nada.
    É imperioso colocar a JUSTIÇA a funcionar, até para credibilizar o regime actual a que chamam de democracia.

  3. O PGR só fez o seu trabalho e devia era estar mais atento e o PSD já devia saber que não deve tentar ser ganancioso mesmo que seja benefico para o país substituir a energia eólica que é cara porque isso a longo prazo isso ia criar concorrencia desleal.

RESPONDER

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …