Petroleiro da Malásia desaparecido no mar da China Meridional

gcaptain.com

O petroleiro MT Orkim Harmony, de bandeira malaia

O petroleiro MT Orkim Harmony, de bandeira malaia

Um petroleiro com pavilhão da Malásia está desaparecido há vários dias no mar da China Meridional e existem suspeitas de um possível ato de pirataria, anunciou hoje o Gabinete Marítimo Internacional (BMI).

O armador do petroleiro Orkim Harmony perdeu o contacto com o navio no passado dia 11 de junho, segundo precisou Noel Choong, diretor do centro de informações sobre pirataria do BMI na capital malaia, Kuala Lumpur.

O petroleiro encontrava-se no mar da China Meridional, ao largo do Estado de Johor, no extremo sul da península malaia, segundo a comunicação social local.

“Desconhecemos o que aconteceu com o navio, mas é provável que tenha sido vítima de um ato de pirataria”, disse Noel Choong.

“O navio estava a transportar um tipo de mercadoria que é regularmente roubado”, reforçou o responsável.

Segundo o site de notícias marítimas gCaptain, este é o segundo petroleiro da mesma companhia malaia, a Orkim Group, a desaparecer no espaço de poucas semanas.

No passado dia 4, o Orkin Vitctory, embarcação gémea do Orkim Harmony, desapareceu também na mesma região, presumivelmente por acção de piratas marítimos.

Na sua página oficial na rede social Facebook, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, pediu uma “oração” para os 22 membros da tripulação do petroleiro, dos quais 16 são malaios.

Em média, um petroleiro costeiro pequeno tem sido sequestrado por piratas no sudeste asiático a cada duas semanas, de acordo com dados do BMI, que indicam ainda que 70% dos atos de pirataria cometidos no mundo nos primeiros três meses de 2015 foram registados nesta região.

De janeiro a março deste ano, 38 ataques de pirataria foram registados nesta região, num total de 54 ataques em todo o mundo.

A maioria dos ataques no sudeste asiático são realizados por “grupos armados que atacam petroleiros pequenos com o objetivo de roubar a carga ou o combustível do navio”, acrescentou o relatório do organismo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …

Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário "santo dos santos" em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso. Escavações anteriores revelaram duas fortalezas …

Funerárias de Nova Iorque processadas por guardarem cadáveres em camiões

Devido ao elevado número de mortes causadas pela covid-19, as agências Andrew T. Cleckley, DeKalb e Armistead Burial armazenavam os corpos nos camiões frigoríficos até ser possível realizar os funerais. Três processos foram movidos por, pelo …

"Never again". Estudantes nos EUA vão aprender mais sobre o Holocausto

Estudantes norte-americanos vão passar a aprender mais coisas sobre o Holocausto, numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo. De acordo com a revista Newsweek, o Presidente norte-americano, Donald …

Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas

A Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas. Os estádios vão poder ter 25% da sua capacidade preenchida, anunciou o primeiro-ministro. De acordo com o jornal online Observador, a liga …

Recondicionados e "banhados a ouro". Irmão de Pablo Escobar vai vender iPhones 11 a 540 euros

A empresa de Robert Escobar, irmão do narcotraficante Pablo Escobar, está a vender iPhones 11 Pro recondicionados por 499 dólares (450 euros). Numa comunicação citada pelo portal Engadget, a Escobar Inc revela que está a vender …

É um polvo, chama-se Dumbo e mora a sete mil metros de profundidade (um novo recorde)

Um polvo foi fotografado no leito do Oceano Índico, a sete mil metros de profundidade. É um novo recorde. A descoberta de um polvo a 7 mil metros de profundidade, 6.957 metros mais especificamente, foi relatada …

Quem andar de montanha russa no Japão não pode gritar (nem bater palmas)

A Associação de Parques Temáticos do Leste e Oeste do Japão divulgou um novo guia de recomendações, numa altura em que o país começa a reabrir face à redução do número de novos casos de …

Jackson Martínez admite terminar carreira no final da época

O futebolista colombiano admitiu, numa entrevista a uma rádio colombiana, que está a pensar pôr um ponto final na carreira no final desta temporada. "Não descarto retirar-me, mas por agora estou focado em terminar a época. …

Na Rússia, os médicos na linha da frente não são aplaudidos das janelas. Enfrentam desconfiança e hostilidade

Em muitos países, os profissionais de saúde na linha da frente do combate ao novo coronavírus são apreciados e até aplaudidos das janelas. No entanto, na Rússia, a história é diferente. De acordo com a …