Petroleiro da Malásia desaparecido no mar da China Meridional

gcaptain.com

O petroleiro MT Orkim Harmony, de bandeira malaia

O petroleiro MT Orkim Harmony, de bandeira malaia

Um petroleiro com pavilhão da Malásia está desaparecido há vários dias no mar da China Meridional e existem suspeitas de um possível ato de pirataria, anunciou hoje o Gabinete Marítimo Internacional (BMI).

O armador do petroleiro Orkim Harmony perdeu o contacto com o navio no passado dia 11 de junho, segundo precisou Noel Choong, diretor do centro de informações sobre pirataria do BMI na capital malaia, Kuala Lumpur.

O petroleiro encontrava-se no mar da China Meridional, ao largo do Estado de Johor, no extremo sul da península malaia, segundo a comunicação social local.

“Desconhecemos o que aconteceu com o navio, mas é provável que tenha sido vítima de um ato de pirataria”, disse Noel Choong.

“O navio estava a transportar um tipo de mercadoria que é regularmente roubado”, reforçou o responsável.

Segundo o site de notícias marítimas gCaptain, este é o segundo petroleiro da mesma companhia malaia, a Orkim Group, a desaparecer no espaço de poucas semanas.

No passado dia 4, o Orkin Vitctory, embarcação gémea do Orkim Harmony, desapareceu também na mesma região, presumivelmente por acção de piratas marítimos.

Na sua página oficial na rede social Facebook, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, pediu uma “oração” para os 22 membros da tripulação do petroleiro, dos quais 16 são malaios.

Em média, um petroleiro costeiro pequeno tem sido sequestrado por piratas no sudeste asiático a cada duas semanas, de acordo com dados do BMI, que indicam ainda que 70% dos atos de pirataria cometidos no mundo nos primeiros três meses de 2015 foram registados nesta região.

De janeiro a março deste ano, 38 ataques de pirataria foram registados nesta região, num total de 54 ataques em todo o mundo.

A maioria dos ataques no sudeste asiático são realizados por “grupos armados que atacam petroleiros pequenos com o objetivo de roubar a carga ou o combustível do navio”, acrescentou o relatório do organismo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …

Supremo Tribunal espanhol reativa mandado de detenção europeu contra Puigdemont

Um juiz do Supremo Tribunal de Justiça espanhol, Pablo Llarena, aceitou o pedido do Ministério Público e reativou o mandado de detenção europeu para a extradição de Carles Puigdemont. O ex-Presidente do governo regional da Catalunha …

A partir de agora, os saldos têm mesmo que ser saldos

Já estão em vigor as alterações à lei relativa aos saldos e promoções. As novas normas definem que um produto vendido em saldo ou promoção não pode ter um preço mais alto do que o …

Marcelo Rebelo de Sousa critica "instrumentalização do medo" pelo poder

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje haver demasiados poderes com medo que o medo acabe, considerando a "instrumentalização do medo" para acorrentar os outros como um problema na ordem do dia. “Há …

CGTP ameaça Costa: “Ou dá resposta às reivindicações ou conta com contestação” nas ruas

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, defendeu a alteração das leis laborais e o aumento do salários na próxima legislatura, avisando que caso estas reivindicações não sejam atendida, o Governo terá forte contestação nas ruas. Arménio …

Das eleições resultou um "Governo instável" e Marcelo foi "o grande ganhador sem ter participado"

Para Luís Marques Mendes, o PS teve mais votos, mas tem piores condições para governar. Além disso, na opinião do comentador político, foi Marcelo quem ganhou estas eleições, por não ter havido maioria absoluta. O Partido …

"Querem que pique a bolha?" Conselheiros do Banco de Portugal compararam Montepio ao caso BES

Numa "discussão acesa" no Banco de Portugal, conselheiros da entidade de supervisão compararam a situação do Banco Montepio ao caso BES, com referências a um "esquema de Ponzi", em pirâmide, e a ideia de que …

CGD e Novo Banco vão atrás da fortuna de Paulo Maló

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novo Banco vão tentar executar o património pessoal de Paulo Maló, médico e empresário que fundou a Malo Clinic, empresa especializada em medicina dentária, escreve o Jornal …

Comandante que desviou dinheiro da Proteção Civil recebe avença do Estado

Gil Martins foi condenado de desviar mais de cem mil euros da Proteção Civil. Ainda assim, o antigo comandante recebe uma avença de mil euros brutos por mês. O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência …

New York Times divulga provas de que a Rússia bombardeou deliberadamente hospitais na Síria

O The New York Times publicou este domingo, segundo avança o próprio jornal norte-americano, provas de que a Rússia bombardeou repetidamente e deliberadamente hospitais na Síria, onde intervém em apoio do regime sírio do Presidente …