Peritos descobrem impactos perfurantes na fuselagem do Boeing 777

(cv) Euronews / YouTube

-

Os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e peritos malaios descobriram pequenos impactos, quase perfurantes, na fuselagem do avião da Malaysia Airlines abatido na quinta-feira por um missíl, foi revelado esta quarta-feira.

“Certas peças que vimos e fotografámos apresentam impactos, quase traços perfurantes na fuselagem”, declarou Michael Bociurkiw, porta-voz da OSCE na Ucrânia.

As peças são “bastantes interessantes”, segundo os peritos malaios, que também viram restos humanos no local da tragédia.

Jornalistas da agência France Press no local da catástrofe puderam verificar a existência desses impactos na fuselagem, semelhantes a danos causados por estilhaços.

Dezenas de vítimas são ainda procuradas no local, numa altura em que os 40 primeiros corpos chegaram à Holanda.

Vítimas começaram a chegar à Holanda

Dos 298 ocupantes do avião, 193 tinham nacionalidade holandesa.

Entretanto, membros da equipa de Identificação de Vítimas de Desastres da Polícia Federal belga partiram hoje de Bruxelas, rumo à Holanda, para ajudar as autoridades holandesas a identificar as vítimas do voo MH17 da Malaysia Airlines.

Na base militar de Hilversum, onde chegaram os primeiros cadáveres das vítimas, vai iniciar-se o processo de identificação dos corpos, com a ajuda de médicos forenses e de um especialista em identificação dental.

A Holanda recebeu com honras militares e um dia de luto nacional os primeiros féretros das vítimas holandesas que seguiam no avião comercial, alegadamente derrubado em pleno voo por um míssil disparo pelos rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia.


Cortejo dos carros fúnebres que transportam as vítimas do acidente com o avião da Malaysia Airlines.
Contendo a emoção, milhares de pessoas assistem à passagem na berma da estrada, prestando-lhes uma última homenagem.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul pede desculpas por não ter protegido homem morto no Norte

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, pediu esta segunda-feira desculpas pelo assassínio de um homem atingido a tiro por militares norte-coreanos na semana passada, afirmando que o seu Governo falhou a responsabilidade de proteger um cidadão, …

Baixas na Segurança Social. Dois pesos pesados saem em plena crise

A vice-presidente e uma vogal do conselho diretivo do Instituto da Segurança Social abandonaram funções no final de agosto. A razão da saída não foi avançada. No final de agosto, o Instituto da Segurança Social (ISS) …

"Esforço coletivo para salvar o Natal". Nóbeis da Economia querem novo confinamento em dezembro

Esther Duflo e Abhijit Banerjee, prémios Nobel da Economia de 2019, propõem quarentena em França em dezembro, para que seja possível "festejar o Natal". O casal acredita que só assim será possível festejar a quadra …

Venda de vinhos alentejanos para a Suécia disparou (e foi graças à pandemia)

Nunca se tinham vendido tantos vinhos alentejanos para a Suécia como durante o período de confinamento em Portugal. A estratégia menos restritiva dos suecos contra a covid-19 ajuda a explicar esse cenário, verificando-se a mesma …

Spray nasal investigado na Austrália pode travar covid-19 (e tem uma taxa de eficácia de 96%)

É simples: com apenas uma ou duas aplicações por semana, o novo spray pode evitar que as pessoas infetadas com o novo coronavírus contagiem as outras à sua volta. Muito se tem falado sobre uma potencial …

Brad Parscale, ex-diretor de campanha de Trump, hospitalizado após tentativa de suicídio

O antigo diretor digital de campanha de Donald Trump, Brad Parscale, foi hospitalizado depois de a mulher ter alertado para tentativa de suicídio. Brad Parscale, ex-diretor digital de campanha do atual Presidente dos Estados Unidos, Donald …

Variante de SARS-CoV-2 oriunda de Itália marcou início da pandemia. Circulou durante dias sem controlo

O arranque da epidemia em Portugal foi marcado pela “disseminação massiva” de uma variante do SARS-CoV-2 com uma mutação específica, que começou a circular nas regiões Norte e Centro mais de uma semana antes do …

Existem 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas

Existem atualmente em Portugal 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas, revelou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, a diretora-geral da Direção-Geral da Saúde, Graça Freitas. Sem identificar especificamente os lares …

Catalunha. Supremo Tribunal espanhol confirma inabilitação de Quim Torra

O Supremo Tribunal espanhol confirmou esta segunda-feira a inabilitação por um ano e meio do presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, por desobediência à junta eleitoral central. O acórdão, aprovado por unanimidade, obriga Torra …

Já há mais 6.829 mortes do que em 2019, mas covid-19 só fez 2 mil. Óbitos em casa subiram 18%

Desde o início da pandemia, há registo de um aumento de 18% de óbitos que ocorrem em casa e as mortes em investigação subiram 24%. Nos hospitais há uma subida de 5,6% na taxa de …