Há pelo menos 30 funcionários da Volkswagen implicados no escândalo das emissões

Julian Stratenschulte / EPA

-

A investigação da Volkswagen sobre a manipulação das emissões poluentes dos motores a gasóleo terá a implicação de, pelo menos, 30 pessoas dentro do grupo alemão, divulga esta quarta-feira a revista alemã Der Spiegel.

Os resultados preliminares do inquérito conduzido pela Volkswagen e pelos advogados da empresa nos Estados Unidos sugerem que “a fraude nas emissões não foi um ato de um pequeno grupo de gestores”, mas sim de “várias dezenas de pessoas da Volkswagen que estão envolvidas”, devendo ser “suspensas”.

O grupo Volkswagen confessou no mês passado ter instalado motores a gasóleo fraudulentos em cerca de 11 milhões de veículos de diversas marcas com um software suscetível de falsear os resultados dos ensaios de emissões.

O grupo com sede em Wolfsburgo, Alemanha, prometeu lançar luz sobre o caso, mas sempre disse que a responsabilidade era limitada a um “pequeno grupo de pessoas”, algumas das quais já foram demitidas. Entre elas, de acordo com a imprensa alemã, o diretor de tecnologia da Audi e da Porsche.

O grupo Volkswagen nunca confirmou a identidade dos suspeitos, e não comentou a notícia da revista alemã Der Spiegel.

Ainda hoje, a Skoda, subsidiária do grupo alemão anunciou a saída do presidente Winfried Vahland, a seu pedido, tendo sido nomeado para assumir as rédeas da Volkswagen América do Norte, onde o escândalo estourou.

O comunicado da Skoda refere que a decisão do alemão Winfried Vahland “não está, de forma alguma, relacionada com o problema atual dos motores diesel”.

Profundamente abalado pelo escândalo, o grupo Volkswagen está a substituir os gestores máximos, nomeadamente o seu presidente executivo. Martin Wonterkorn pediu demissão no final de setembro e foi substituído pelo então presidente da Porsche, Matthias Müller.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …

Governo britânico cumprirá decisão do Supremo sobre suspensão do Parlamento

O Governo britânico cumprirá a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido sobre a legalidade ou ilegalidade da suspensão do Parlamento, uma decisão que deverá ser anunciada esta semana. A garantia foi dada este domingo à …

Bancos vendem créditos à habitação a Fundos de Investimento (e é "dramático" para muitas famílias)

Estão a chegar à DECO cada vez mais pedidos de ajuda de famílias que viram os seus créditos à habitação serem adquiridos aos Bancos por Fundos de Investimento e que estão a ser pressionadas para …

BE fará uma campanha "sem energia perdida, palavras ocas ou provocações"

Um partido que pretende ao mesmo tempo trilhar um "caminho de alternativa" e "caminhos de convergência". Assim definiu Catarina Martins a orientação do Bloco de Esquerda (BE) na campanha eleitoral. Ao discursar num almoço com agentes …

Jornalistas não podem ser condenados por violação de segredo de justiça, defende Costa

No primeiro dia da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 06 de outubro, António Costa, primeiro-ministro e líder do PS, deu uma entrevista à CMTV e aproveitou para mostrar divergências em relação a Rui …