Pedro Nuno pede ideias para a sua candidatura na rede social X (e lê o que não quer)

5

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Pedro Nuno Santos está a pedir o “contributo” dos utilizadores da rede social X, o antigo Twitter, para a moção política que vai apresentar como candidato à liderança do PS. Mas algumas das respostas não serão o que desejaria ouvir…

“Envie-nos o seu contributo para a moção política de orientação nacional com que me apresentarei às eleições para Secretário-Geral do Partido Socialista“. É, deste modo, que Pedro Nuno Santos apela aos utilizadores da rede social X para o ajudarem a fazer a moção que vai apresentar com vista a tornar-se líder do PS.

A publicação do ex-ministro das Infraestruturas já recebeu mais de 280 “Likes” e mais de 400 comentários. Mas nem todos estarão a agradar a Pedro Nuno Santos…

E “que tal 3,2 mil milhões para a TAP?”, pergunta um utilizador do X recordando os fundos públicos injectados na companhia de aviação, enquanto outro fala dos “500 mil para a Alexandra Reis” em referência à polémica indemnização da ex-administradora da empresa.

Há ainda quem sugira que deve “devolver o dinheiro da TAP aos portugueses”. “3,2 milhões para a minha conta bancária e um Maseratti preto com os bancos bege”, aponta outro utilizador do antigo Twitter.

Já outro pede “um Porsche para todos os portugueses”, especialmente para os “netos de sapateiro” – ou, pelo menos, que Pedro Nuno “garanta um avô sapateiro para cada português”.

Note-se que, na apresentação da sua candidatura à liderança do PS, o ex-ministro realçou o facto de ser “neto de sapateiro”.

E se há quem recomende que Pedro Nuno dê uma “casa grátis no Chiado para cada português”, outros aconselham-no a “deixar de mentir” e a “não ser populista”.

Mas há também quem sugira “algo disruptivo: governar com separação de poderes, cumprindo a legislação”. Ou quem fale em “eliminar o Diário da República e passar a ser tudo feito por WhatsApp para aprovar leis e indemnizações”.

Não está disponível uma monção de censura para a tua existência na política em Portugal?”, questiona outro utilizador do X.

Ensinar aos políticos socialistas o que é o nepotismo, a corrupção, o tráfico de influência, as incompatibilidades” e “como fazer uma declaração de rendimentos” para entregar no Tribunal Constitucional é mais uma ideia sugerida a Pedro Nuno que foi, recentemente, notícia devido a uma casa de 740 mil euros não declarada.

Pelo meio destas sugestões irónicas, há quem indique medidas de alteração ao Código de IRS e para apostar no aumento da produtividade do país e na retenção de talentos.

Outros querem a redução das portagens para vias do interior e multas de excesso de velocidade e de estacionamento em função dos rendimentos, como acontece em outros países.

Nota-se também que são precisos apoios para as pequenas empresas e para a agricultura biológica, bem como a criminalização do enriquecimento ilícito e a delação premiada, entre outras medidas para melhorar a justiça.

“Acabar a ponte de Almada para o Seixal, construir o aeroporto que nos andam a prometer há décadas e o tal comboio rápido”, sugere outro utilizador do X com a mira apontada às Infraestruturas, precisamente a pasta de onde Pedro Nuno Santos se demitiu.

E há ainda quem lhe lance o desafio de “transformar Portugal numa nova Dinamarca”.

Susana Valente, ZAP //

5 Comments

  1. O desplante destes oportunistas é mais que muito. Fazem toda casta de porcaria e calmamente voltam como se nada fosse. Os milhões de euros que as burrices destes tipos têm custado ao país deveriam polos na cadeia durante anos.. infelizmente nada lhes acontece. Anda Pedrinho que as manas Mortagua estão prontas para te cair nos braços, embora não sejas bem o género delas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.