Pedro Marques critica PSD por insistir em “calúnias e falsidades”

André Kosters / Lusa

O cabeça de lista do PS às eleições europeias, Pedro Marques, criticou o rival do PSD, Paulo Rangel, por insistir numa “campanha de calúnias e falsidades” contra os socialistas, sem fazer propostas concretas para a Europa.

Pedro Marques fez estas críticas em Loulé, no Algarve, em resposta a uma posição expressa no sábado por Paulo Rangel, que acusou o candidato do PS de estar “conformado” com uma perda de 7% dos fundos comunitários pensados para a convergência.

O candidato socialista às europeias de 26 de maio afirmou que a campanha eleitoral precisa de “propostas concretas e de esclarecimento aos portugueses” e garantiu que está a fazer isso, apresentando “uma proposta concreta para a Europa: um novo contrato social, mais emprego, menos pobreza e desigualdade, sempre com as contas certas”.

Pedro Marques reforçou a ideia de que é preciso “fazer na Europa o que se fez bem em Portugal” e assegurou que o PSD e Paulo Rangel vão “ficar a falar sozinhos” se insistirem na “campanha de calúnias e falsidades”.

“O meu adversário, em particular o dr. Paulo Rangel, do PSD, tem estado sobretudo a apostar numa campanha de calúnias e falsidades, em particular nesta situação”, afirmou Pedro Marques.

O antigo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, que deixou o cargo para ser cabeça de lista do PS às europeias, disse haver “um dado absolutamente objetivo” e “verificável”, numa referência ao “acordo entre o governo português e o PSD que estabelecia uma meta”.

“Nós não devíamos perder um euro a preços correntes no próximo quadro comunitário. A proposta da Comissão Europeia, depois de muita pressão do Governo português, conduzida pelo primeiro-ministro, António Costa, e por mim próprio, já nos permite receber mais 1.700 milhões de euros do que no quadro comunitário anterior, isto verifica-se tanto a preços correntes como a preços constantes”, esclareceu.

Pedro Marques considerou que Paulo Rangel “tem estado a insistir nesta lógica de falsidades” e ainda só não o acusou de “ser responsável pelo falhanço do acordo entre Donald Trump e a Coreia do Norte”.

“Tudo o resto é da minha responsabilidade”, acrescentou, garantindo que, se Paulo Rangel “continuar esse tipo de campanha, vai andar a falar sozinho”, porque o PS “denunciará as falsidades, como esta, que é objetivamente falsa”, mas “não vai entrar nesse tipo de campanha”, que se tem repetido “nas últimas duas semanas” .

O candidato socialista disse esperar que “o PSD se lembre de apresentar alguma proposta para a Europa” e recomendou a Paulo Rangel que “o faça porque, de facto, é assim que se pode elevar o debate e esclarecer a pessoas” para irem votar nas europeias.

Sobre as críticas de Paulo Rangel ao ministro das Finanças, Mário Centeno, por o Novo Banco voltar a pedir uma nova injeção de capital (1.149 milhões de euros) ao Fundo de Resolução, Pedro Marques disse que o “ministro já se disponibilizou para esclarecer deputados”, comparecendo no parlamento, e que “o caminho deve ser esclarecer e não passar o tempo a dizer mal”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …