Pedro Marques critica PSD por insistir em “calúnias e falsidades”

André Kosters / Lusa

O cabeça de lista do PS às eleições europeias, Pedro Marques, criticou o rival do PSD, Paulo Rangel, por insistir numa “campanha de calúnias e falsidades” contra os socialistas, sem fazer propostas concretas para a Europa.

Pedro Marques fez estas críticas em Loulé, no Algarve, em resposta a uma posição expressa no sábado por Paulo Rangel, que acusou o candidato do PS de estar “conformado” com uma perda de 7% dos fundos comunitários pensados para a convergência.

O candidato socialista às europeias de 26 de maio afirmou que a campanha eleitoral precisa de “propostas concretas e de esclarecimento aos portugueses” e garantiu que está a fazer isso, apresentando “uma proposta concreta para a Europa: um novo contrato social, mais emprego, menos pobreza e desigualdade, sempre com as contas certas”.

Pedro Marques reforçou a ideia de que é preciso “fazer na Europa o que se fez bem em Portugal” e assegurou que o PSD e Paulo Rangel vão “ficar a falar sozinhos” se insistirem na “campanha de calúnias e falsidades”.

“O meu adversário, em particular o dr. Paulo Rangel, do PSD, tem estado sobretudo a apostar numa campanha de calúnias e falsidades, em particular nesta situação”, afirmou Pedro Marques.

O antigo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, que deixou o cargo para ser cabeça de lista do PS às europeias, disse haver “um dado absolutamente objetivo” e “verificável”, numa referência ao “acordo entre o governo português e o PSD que estabelecia uma meta”.

“Nós não devíamos perder um euro a preços correntes no próximo quadro comunitário. A proposta da Comissão Europeia, depois de muita pressão do Governo português, conduzida pelo primeiro-ministro, António Costa, e por mim próprio, já nos permite receber mais 1.700 milhões de euros do que no quadro comunitário anterior, isto verifica-se tanto a preços correntes como a preços constantes”, esclareceu.

Pedro Marques considerou que Paulo Rangel “tem estado a insistir nesta lógica de falsidades” e ainda só não o acusou de “ser responsável pelo falhanço do acordo entre Donald Trump e a Coreia do Norte”.

“Tudo o resto é da minha responsabilidade”, acrescentou, garantindo que, se Paulo Rangel “continuar esse tipo de campanha, vai andar a falar sozinho”, porque o PS “denunciará as falsidades, como esta, que é objetivamente falsa”, mas “não vai entrar nesse tipo de campanha”, que se tem repetido “nas últimas duas semanas” .

O candidato socialista disse esperar que “o PSD se lembre de apresentar alguma proposta para a Europa” e recomendou a Paulo Rangel que “o faça porque, de facto, é assim que se pode elevar o debate e esclarecer a pessoas” para irem votar nas europeias.

Sobre as críticas de Paulo Rangel ao ministro das Finanças, Mário Centeno, por o Novo Banco voltar a pedir uma nova injeção de capital (1.149 milhões de euros) ao Fundo de Resolução, Pedro Marques disse que o “ministro já se disponibilizou para esclarecer deputados”, comparecendo no parlamento, e que “o caminho deve ser esclarecer e não passar o tempo a dizer mal”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …