O diabo “não veio pela porta mas entrou pela janela” do Serviço Nacional de Saúde

O cabeça de lista do PSD às europeias, Paulo Rangel, afirmou que em Portugal “o diabo não veio pela porta, mas entrou pela janela” em áreas como a saúde e a segurança de pessoas e bens.

“Eles dizem-nos todos que o diabo não veio. É verdade que ele não veio pela porta, mas entrou na janela do Serviço Nacional de Saúde e entrou na janela da segurança de pessoas e bens”, acusou Rangel, no jantar do primeiro dia das jornadas parlamentares do PSD, que decorrem no Porto.

Para o eurodeputado social-democrata, o diabo – que o anterior líder do PSD Passos Coelho tinha antecipado que chegaria durante o Governo socialista – “está em quem tem de ir aos hospitais, está nos incêndios de Pedrógão, de outubro, de Monchique”. “Se isso não é o diabo, não sei o que é”, criticou.

Na sua intervenção, Rangel centrou as críticas no seu adversário do PS Pedro Marques, desafiando o antigo ministro das Infraestruturas a aceitar um debate consigo.

“A SIC convidou-nos para um debate a 5 de março e Pedro Marques recusou o debate porque tem medo de ser confrontado com a verdade e quer editar no Twitter as fake news que bem lhe aprouver”, acusou.

Designando Pedro Marques como “o ministro-candidato e candidato-comissário” – numa alusão à possibilidade de vir a ser apontado pelo Governo português como comissário europeu – , Paulo Rangel dedicou-lhe mesmo uma música de António Variações, “Estou Além”: “Só estou bem onde não estou”.

A Pedro Marques, Rangel apontou ainda responsabilidades nos atrasos nas verbas para a recuperação dos incêndios e no “desvio” de verbas do Fundo da Solidariedade para a administração central.

“Quem era o ministro responsável pela reconstrução e pela reabilitação de quem se esperava que fosse um novo Marquês de Pombal? Era o ministro Pedro Marques”, acusou.

Para Rangel, o candidato socialista “tem um problema de fundo com os fundos” ao dizer que Portugal está em primeiro lugar na execução dos fundos europeus, posição que diz não ocupar desde 2015, com o anterior Governo.

“Nós não vamos tolerar uma relação difícil com a verdade, já tolerámos entre 2005 e 2011, não vamos repetir em 2019”, avisou.

Rangel acusa Governo de “diplomacia de pantufas”

O cabeça-de-lista do PSD às europeias desafiou o Governo a esclarecer se há portugueses entre os “3,5 milhões de refugiados” que deixaram a Venezuela, acusando o executivo de usar uma “diplomacia de pantufas” nesta matéria.

“Eu ouvi o Presidente da República quando recebeu o Presidente do Peru dizer que havia portugueses entre os refugiados no Peru. O Governo português nunca nos falou nisso, será que eles existem, estão identificados, está a ser canalizada ajuda?”, questionou.

Paulo Rangel – que esteve recentemente na fronteira da Colômbia com a Venezuela – pediu ao Governo que, se estes refugiados existirem, “os vá buscar ao Peru, ao Brasil e à Colômbia e lhes dê condições de dignidade em Portugal”.

“A forma como este Governo tratou a questão da Venezuela é o que chamo de diplomacia de pantufas ou uma política de veludo”, acusou, atribuindo esta atitude a anteriores “cumplicidades e intimidades” com este país.

“Não há milagres, as pessoas que integram este Governo, os seus principais ministros, alguns secretários de Estado promovidos, eram as pessoas que andavam a atravessar o Atlântico com os computadores Magalhães no tempo de Hugo Chávez”, criticou.

Ainda em matéria internacional, Rangel acusou o Governo de falhar “completamente a visão geoestratégica” sobre o Brexit. “Não há um único estudo público do Governo português sério, detalhado, devidamente fundamentado, sobre o impacto em cidadãos em empresas e na economia do impacto do Brexit”, criticou, dizendo que o único que existe é de uma confederação empresarial.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo até era relativamente competente nos primórdios da sua carreira política.
    Assim que começou a subir começou a ficar idiota e “contaminado” com as parvoíces políticas.
    São todos iguais… apenas se querem governar!

  2. Sabemos todos que os politicos não valem um cêntimo.
    Infelizmente para os Portugueses está carregado de razão.
    Ao poder, quem nunca trabalhou ou não tem capacidade para decidir.
    Com um Governo a tomar Leis do BE e PC e com o Presidente dos bitaites e das selfies a assobiar para o ar e com os governantes a rirem-se da porcaria que fazem, estamos dia a dia a afundar-nos. Pobre Portugal

    • sempre alerta !
      não sei como ainda há gentalha que se acha humano, mas só na aparência, porque a mioleira é um amontoado de estrume de gaivota, já demasiado corrompido, mas que ainda “resfolga” pelas fissuras.
      Então foi o PPC e o Paulo Rangel que fizeram deste país, nos 44 anos do pós Abril 74, que fizeram deste país aquilo a que ele está reduzido neste momento ? estamos reduzdos a nada, não valemos nada, não temos nada, SÓ TEMOS PARASITAS COMO TU VIAJANTE ! COMO O’s MONHÉS QUE NOS ROUBAM, COMO OS BLOQUISTAS DE ESTERCO, COMO OS COMUNAS QUE DESGRAÇARAM O ALENTEJO E DEPOIS OS ESTALEIROS NAVAIS ? cambada de miseráveis, , ao menos deixa-te ficar calado que fazes um grande favor a ti próprio….gente minorca de óculos de couro.

  3. Nao admira que Portugal esteja mal, é com politicos deste quilate tão fraco que representam Portugal no exterior. Só diz disparates e mete com os dentes todos. Um individuo que nao tem vergonha na cara e aparece ao lado de um impostor, fantoche e traidor como guaido, mostra a toda a gente o quanto este sacana é. Felizmente vai ficar mal na fotografia, porque guaido se houver justiça ou vai ser preso ou até executado por alta traiçao à patria.

RESPONDER

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …