Pedro Marques apoia Marcelo. “Família” socialista do Presidente continua a crescer

Eduardo Costa / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O antigo ministro e eurodeputado do PS Pedro Marques manifestou esta segunda-feira o seu apoio à recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa ao cargo de Presidente da República, embora reconheça “mérito” na socialista Ana Gomes.

Pedro Marques, que foi cabeça de lista do PS nas últimas eleições europeias, em maio de 2019, manifesta o seu apoio a Marcelo Rebelo de Sousa “pelo que foi o seu primeiro mandato enquanto Presidente da República”.

Nesta mensagem que enviou à agência Lusa, Pedro Marques refere-se depois à candidatura presidencial da antiga dirigente e ex-eurodeputada socialista Ana Gomes.

“Reconheço competência, mérito e o legado de Ana Gomes, mas, nestes tempos de incerteza, apoio a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa”, frisa o ex-ministro das Infraestruturas do primeiro Governo liderado por António Costa.

Além de Pedro Marques, já manifestaram publicamente o seu apoio ou, pelo menos, a intenção de votar em Marcelo nas presidenciais de janeiro próximo socialistas como o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o ex-ministro José António Vieira da Silva, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o dirigente do PS Álvaro Beleza.

O atual Presidente da República conta ainda com o apoio do presidente do PS, Carlos César, e do antigo ministro socialista João Soares. O primeiro-ministro, que é também o secretário geral do PS, deixou no ar um eventual apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, “empurrando-o” para a recandidatura, em maio deste ano.

“Foi assim em 2016, no primeiro ano de mandato do Presidente da República, e foi agora no último ano do seu atual mandato. Tenho uma boa data simbólica a propor para fazermos uma terceira visita em conjunto e para partilharmos uma refeição com os colaboradores da Autoeuropa: A terceira data é no primeiro ano do próximo mandato do senhor Presidente da República”, declarou António Costa durante uma visita em maior passado à fábrica da Autoeuropa, em Palmela

Em relação às eleições presidenciais, o Partido Socialista concedeu liberdade de voto aos seus militantes, tendo aprovado uma orientação em que se elogia a forma como Marcelo Rebelo de Sousa exerceu o mandato de Presidente da República desde março de 2016, embora também elogie a “coragem” de Ana Gomes.

As presidenciais realizam-se a 24 de janeiro e as últimas sondagens dão a Marcelo Rebelo de Sousa uma vitória confortável, sem necessidade de uma segunda volta.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Família socialista do presidente continua a crescer e já agora,a pouca vergonha também.Morte no aeroporto pela SEF,mortes e maus tratos pelos comandos,tudo sem ninguém a ser condenado e assim,vai o país socialista com o povo ignorante a assistir e a consentir toda esta pouca vergonha.Força Ventura o país precisa de ti.

  2. Marcelo é sobretudo um elemento do governo. Grande amigo pessoal de Costa também. Ambos precisam um do outro. Marcelo compactua bastante bem com a corrupção governativa, é cúmplice dos grandes lobbys e das injecções de capital nas grandes instituições. É fundamental no governo de Costa. É também suspeito no caso Tancos. É uma pessoa muito séria como vemos. Portanto é isto que os portugueses querem por mais 5 anos?

  3. Para quê tanto comentário?
    Basta dizer que Marcelo é um ferrenho socialista, o PSD e outros partidos da direita não deveriam votar em Marcelo.
    Eu votei em Marcelo, mas hoje nunca jamais…
    Nunca pensei que Marcelo fosse para a esquerda e amigo de unha e carne de Costa, por isso está muita coisa escondida e o povo não acorda…

RESPONDER

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …

Cientistas descobrem qual a melhor altura para consumir proteínas

Uma equipa de investigadores sugere que a melhor altura para consumir proteínas é ao pequeno-almoço. É nesta altura do dia em que o corpo humano colhe mais benefícios. Os alimentos mais ricos em proteínas são os …

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …