Pé humano deu à costa no Canadá. É o 15.º

Um 15.º pé humano deu à costa da província canadiana da Colúmbia Britânica desde 2007, disse a polícia, apelando a ajuda do público para identificar o seu antigo dono.

Encontrado dentro de um sapato em West Vancouver a 3 de setembro de 2018, os testes de ADN mostraram que pertencia a um homem, mas os resultados não correspondem a nenhum perfil no banco de dados das pessoas desaparecidas do país.

Um especialista do serviço médico legista da da Colúmbia Britânica examinou a estrutura óssea do pé e disse que pertencia a um homem que tinha menos de 50 anos quando morreu.

“O falecido usava uma sapatilha cinzenta clara Nike Free RN com um logótipo preto Nike e base branca, cordões brancos e meia azul”, disse um porta-voz da polícia de West Vancouver. “O sapato era do tamanho 9,5 dos EUA (equivalente ao tamanho 43 na Europa) com uma palmilha OrthoLite.”

O sapato foi fabricado entre 1 de fevereiro e 17 de abril de 2017. “Parecia estar em condições relativamente novas“, disse o porta-voz, citado pelo The Independent.

Os pés anteriores encontrados pertenciam a pessoas desaparecidas, mas cinco permanecem não identificados. Oito pés encontrados formavam quatro pares, após terem sido executados testes nos restos mortais.

O último pé foi descoberto dentro de um sapato na Ilha Gabriola, no estreito da Geórgia, por um homem que caminhava pela praia.

Os pés acabam por se separar do corpo durante a decomposição, um processo que acontece mais rapidamente dentro de água. O facto de as sapatilhas serem feitas de materiais duráveis acaba por proteger o pé da decomposição.

A explicação para os pés darem à costa dentro de sapatilhas pode estar na evolução da tecnologia usada no fabrico do calçado desportivo. As bolsas de ar ou a espuma permite “que sejam leves o suficiente para flutuar e dar à costa”.

O mistério dos pés que dão à costa na Colúmbia Britânica provocaram especulação em todo o mundo. Alguns relacionam os achados a desastres naturais, como o tsunami de 2004, ou a vítimas de acidentes de avião ou de barco, enquanto outros acreditam que estão ligados a um serial killer ou crime organizado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …