PCP vai abster-se na votação do Orçamento do Estado

António Cotrim / Lusa

O líder parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), João Oliveira

O PCP vai abster-se na votação do Orçamento do Estado para 2021, anunciou esta sexta-feira o líder parlamentar comunistas, João Oliveira.

Em conferência de imprensa, o comunista adiantou que o partido se irá abster na votação primeira votação do OE2021, que vai acontecer já na próxima semana.

João Oliveira deixou contudo em aberto o sentido de voto após as negociações na especialidade. “É necessário ir muito mais longe”, disse, frisando que a proposta apresentada pelo Governo “não dá resposta” à atual crise que o país vive.



“A proposta de Orçamento do Estado não dá resposta à situação do país. Além dos compromissos já admitidos, é necessário que se assuma a concretização de outras medidas para que tal resposta seja assegurada”, disse, em conferência de imprensa no Parlamento.

“Além dos compromissos já admitidos, é necessário que se assuma a concretização de outras medidas para que tal resposta seja assegurada. A decisão do PCP de se abster na votação na generalidade do Orçamento do Estado é assumida com a perspetiva de que esse debate mais amplo ainda possa ocorrer, mesmo constatando a sistemática recusa do Governo e do PS em avançar nesse sentido”.

O líder parlamentar do PCP não se compromete, contudo, com igual sentido de voto na votação final global do OE2021, dizendo que o fator “determinante” passará por perceber se o documento contempla ou não uma “resposta global aos problemas do país”.

João Oliveira confirmou ainda que o PCP acertou com o Governo a antecipação no pagamento extra das pensões, que será agora pago em janeiro.

Todas as pensões até 658 euros vão ter um aumento extra de 10 euros já em janeiro, tal como estava já previsto, sendo que a medida, que previa que o pagamento fosse só feito em agosto, será alterada na especialidade para que o pagamento aconteça antes.

“Registando a disponibilidade aberta pelo Governo e ir para lá daquilo que a proposta de Orçamento inscreve, nomeadamente admitindo um aumento de dez euros para todas as pensões até 658 euros já a partir de janeiro, a atribuição do suplemento de insalubridade, penosidade e risco para os trabalhadores das autarquias locais, o reforço e alargamento da prestação social extraordinária, a verdade é que os compromissos assumidos estão muito longe de dar garantias de o Orçamento poder constituir a resposta de que o país precisa”, referiu João Oliveira.

O PCP, antigo parceiro do Executivo de António Costa, anuncia o seu sentido de voto na primeira votação dois dias antes de o Bloco de Esquerda revelar como votará.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “O PCP vai abastecer (Abster-se) na votação do Orçamento do Estado para 2021”! Abster-se e aprovar o orçamento é a mesma coisa. Claro que depois vão cobrar uns favores!

      • Isso já todos sabem como funciona, dá-se com uma mão e tira-se com as duas. Nos quatro anos de Geringonça, iam denunciar tudo o que vissem de errado, mas afinal não viram nada e nada denunciaram, levando a população a pensar que estava tudo bem e assim continuou durante o quinto ano, porque o abastecimento foi muito bom…!!!

  2. Claro que o PCP se abstem!
    1º – Se não o fizesse das duas uma ou votava a favor ou contra!
    2º – Mas como quer ver se através do PS um dia poder chegar à mama do Estado a governar (salvo seja), abstem-se.
    3º – Assim, ninguém pode dizer que não apoiou. É o chamado ‘nim’, nem a favor, nem contra.

RESPONDER

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …