Aumento extra das pensões abrange 1,9 milhões de pessoas

istevenxue / Flickr

O aumento extraordinário das pensões, aprovado na semana passada no Parlamento durante o debate sobre o Orçamento do Estado para 2020, vai abranger este ano a 1,89 milhões de pensionistas da Segurança Social.

Os números são avançados esta sexta-feira pelo Jornal de Negócios, que cita números oficiais do Governo. O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social adiantou que serão 1.886.639 pensionistas abrangidos por esta subida em 2020.

O número corresponde a um aumento de 17,6%, que se deve à forma como o aumento está desenhado, precisa o diário de economia.

Em causa está um completo que sobe os aumentos regulares para seis ou dez euros quando estão em causa cidadãos cuja soma total das pensões que recebem não ultrapassa os 658,2 euros (o equivalente a 1,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais).

Dados do Governo anterior, também citados pelo Negócios, davam conta que existiam em 2017 2,7 milhões de pensionistas em Portugal. Os números conjugados, sugerem, apesar de não serem totalmente comparáveis, que que 70% dos pensionistas serão abrangidos.

Durante o debate do OE2020, o PS começou por propor que o aumento extra entrasse em vigor apenas em agosto, mas depois foi anunciado um acordo entre Governo, BE e PCP para que a subida chegasse aos pensionistas no primeiro mês seguinte após entrada em vigor do Orçamento do Estado.

Em 2017 e 2018, as pensões tiveram um aumento extraordinário pago a partir de agosto. Em 2019, a medida entrou em vigor em janeiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …