Aumento extra das pensões abrange 1,9 milhões de pessoas

istevenxue / Flickr

O aumento extraordinário das pensões, aprovado na semana passada no Parlamento durante o debate sobre o Orçamento do Estado para 2020, vai abranger este ano a 1,89 milhões de pensionistas da Segurança Social.

Os números são avançados esta sexta-feira pelo Jornal de Negócios, que cita números oficiais do Governo. O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social adiantou que serão 1.886.639 pensionistas abrangidos por esta subida em 2020.

O número corresponde a um aumento de 17,6%, que se deve à forma como o aumento está desenhado, precisa o diário de economia.

Em causa está um completo que sobe os aumentos regulares para seis ou dez euros quando estão em causa cidadãos cuja soma total das pensões que recebem não ultrapassa os 658,2 euros (o equivalente a 1,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais).

Dados do Governo anterior, também citados pelo Negócios, davam conta que existiam em 2017 2,7 milhões de pensionistas em Portugal. Os números conjugados, sugerem, apesar de não serem totalmente comparáveis, que que 70% dos pensionistas serão abrangidos.

Durante o debate do OE2020, o PS começou por propor que o aumento extra entrasse em vigor apenas em agosto, mas depois foi anunciado um acordo entre Governo, BE e PCP para que a subida chegasse aos pensionistas no primeiro mês seguinte após entrada em vigor do Orçamento do Estado.

Em 2017 e 2018, as pensões tiveram um aumento extraordinário pago a partir de agosto. Em 2019, a medida entrou em vigor em janeiro.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …