PCP sobre Orçamento do Estado: “Não há negociações”

1

António Cotrim / Lusa

A deputada comunista Paula Santos.

A deputada comunista Paula Santos.

O PCP fechou a porta a eventuais futuras negociações com o Governo relativamente ao Orçamento do Estado para 2023.

“Deixe-me dizer-lhe de forma muito clara: não há negociações com o Governo”, disse Paula Santos, líder da bancada parlamentar comunista, em declarações ao Expresso.

Na semana passada, os comunistas tiveram uma “reunião informal” com o Governo para tratar do OE2023, mas estarão fora de questão as negociações com os antigos parceiros da geringonça.

“Não há reuniões marcadas”, reforça Paula Santos, acrescentando o processo de discussão do Orçamento na especialidade será a única situação em que os comunistas vão debater o OE com o PS.

“O PCP opõe-se a esta proposta de Orçamento”, atira a líder da bancada parlamentar comunista, garantindo o voto contra ao OE2023.

Paula Santos assume “divergências” insuperáveis entre o PCP e o Governo, ao ponto de não haver ilusões quanto a um possível entendimento na discussão do Orçamento do Estado.

Ao Expresso, Paula Santos acusa o Governo de continuar a “recusar as soluções para enfrentar o aumento acelerado da inflação” e optar por “beneficiar os grandes grupos económicos”.

Ainda assim, o PCP não baixa os braços e promete “lutar pela concretização” de “um conjunto de propostas”.

Os comunistas fizeram 15 propostas de alterações ao OE2023. O aumento dos salários e pensões, a redução do IVA do gás e luz e a atualização em 7,8% dos escalões do IRS são algumas das bandeiras comunistas.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.