PCP expulsa militante crítico da geringonça

António Cotrim / Lusa

Guilherme Antunes, que durante dez anos fez parte da direção política da concelhia do PCP de Cascais, recebeu esta semana a nota de expulsão do partido, emitida pela Comissão Central de Controlo, o órgão máximo da disciplina comunista.

A notícia é avançada pelo Expresso que escreve que a lista de acusações é vasta. Entre elas, incluem-se as “várias publicações nas redes sociais” em que o militante criticou a direção e a decisão de manter a geringonça com o PS, apesar de se terem acentuado as divergências entre os dois partidos.

Questionado pelo Expresso, o gabinete de imprensa comunista “confirma a expulsão de Guilherme Antunes”. “A decisão conclui um processo que, no respeito dos Estatutos do PCP, envolveu a audição do próprio e o seu direito de recurso”, esclarece a nota. “A decisão baseia-se na prática de atos incompatíveis e indignos da qualidade de membro do PCP, designadamente a prática confirmada de utilização indevida de meios financeiros do partido”, conclui a direção.

“Calúnias” e um comportamento “indigno de quem se afirma comunista” foram alguns dos motivos apontados pela Comissão Central de Controlo para invocados expulsar Guilherme Antunes.

No entanto, o caso não ficará por aqui. Segundo o semanário, o militante de 69 anos é também acusado de ter desviado dinheiro da concelhia e de ter ficado com quotizações de militantes. Porém, Guilherme Antunes nunca terá sido ouvido neste processo para poder fazer a sua defesa.

Ao Expresso, Guilherme Antunes nega ter feito qualquer aproveitamento financeiro e considera haver “campanha negra, uma vilania inominável e uma indecência” contra si, que visa pôr em causa a sua honra. “É um processo kafkiano” e de “verdadeira perseguição política”, resume. Os pormenores do processo de expulsão foram registados durante o último mês na sua página de Facebook.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A promoção do pensamento único é um dos aspectos mais negativos do PCP. Compreende-se pelo primado do coletivo sobre o individual (admite-se a divergência de pensamento até uma tomada de decisão coletiva, depois tudo se cala, e se alguém divergir será castigado: mais ou menos o análogo da excomunhão, no pensamento religioso), mas não deixa de ser um arcaísmo antidemocrático, que se tenta disfarçar sempre com outro tipo de acusações, regra geral, falsas, o que revela também por parte do PCP má consciência face a estas suas práticas, muito censuradas ao longo do último século. É claro que pode dar-se o caso de nesta circunstância assistir razão ao PCP, mas o histórico de episódios semelhantes não ajuda nada.

  2. Meus caros, a disciplina é a mãe da organização…
    Sem organização nada chega a bons objectivos…
    É o lema ao qual devemos aderir…
    Não concorda, sai , paciência , ninguém vai obrigar ninguém a nada….
    Criticar é muito fácil e bom , quando se está em terreno contrário e de sensibilidades diferentes…
    Há quem se chegue a um partido com vontade de mandar em algo , o verdadeiro espírito para um bem comum , é a humildade de reconhecer que não sabemos do caso, não falamos nem criticamos.

RESPONDER

Secretário do Tesouro norte-americano sugere a Greta que estude Economia

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos (EUA), Steven Mnuchin, sugeriu esta quinta-feira à ativista pelo clima Greta Thunberg que vá estudar Economia, defendendo que não é preciso deixar de utilizar combustíveis fósseis. Numa conferência de …

Marcelo conheceu Rena, a sobrevivente do Holocausto que teve "seis mães"

O Presidente da República conheceu a sobrevivente do Holocausto Rena Quint, que lhe contou como em criança escapou ao genocídio nazi e acabou nos Estados Unidos com a ajuda de "seis mães". "Porque ficaram comigo? Talvez …

Benfica empresta Caio Lucas ao Al Sharjah

O Benfica anunciou, esta quinta-feira, o empréstimo do futebolista brasileiro ao Al Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos, que é válido por um ano e meio. "O Sport Lisboa e Benfica formalizou com o Al Sharjah …

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …