PCP expulsa militante crítico da geringonça

António Cotrim / Lusa

Guilherme Antunes, que durante dez anos fez parte da direção política da concelhia do PCP de Cascais, recebeu esta semana a nota de expulsão do partido, emitida pela Comissão Central de Controlo, o órgão máximo da disciplina comunista.

A notícia é avançada pelo Expresso que escreve que a lista de acusações é vasta. Entre elas, incluem-se as “várias publicações nas redes sociais” em que o militante criticou a direção e a decisão de manter a geringonça com o PS, apesar de se terem acentuado as divergências entre os dois partidos.

Questionado pelo Expresso, o gabinete de imprensa comunista “confirma a expulsão de Guilherme Antunes”. “A decisão conclui um processo que, no respeito dos Estatutos do PCP, envolveu a audição do próprio e o seu direito de recurso”, esclarece a nota. “A decisão baseia-se na prática de atos incompatíveis e indignos da qualidade de membro do PCP, designadamente a prática confirmada de utilização indevida de meios financeiros do partido”, conclui a direção.

“Calúnias” e um comportamento “indigno de quem se afirma comunista” foram alguns dos motivos apontados pela Comissão Central de Controlo para invocados expulsar Guilherme Antunes.

No entanto, o caso não ficará por aqui. Segundo o semanário, o militante de 69 anos é também acusado de ter desviado dinheiro da concelhia e de ter ficado com quotizações de militantes. Porém, Guilherme Antunes nunca terá sido ouvido neste processo para poder fazer a sua defesa.

Ao Expresso, Guilherme Antunes nega ter feito qualquer aproveitamento financeiro e considera haver “campanha negra, uma vilania inominável e uma indecência” contra si, que visa pôr em causa a sua honra. “É um processo kafkiano” e de “verdadeira perseguição política”, resume. Os pormenores do processo de expulsão foram registados durante o último mês na sua página de Facebook.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A promoção do pensamento único é um dos aspectos mais negativos do PCP. Compreende-se pelo primado do coletivo sobre o individual (admite-se a divergência de pensamento até uma tomada de decisão coletiva, depois tudo se cala, e se alguém divergir será castigado: mais ou menos o análogo da excomunhão, no pensamento religioso), mas não deixa de ser um arcaísmo antidemocrático, que se tenta disfarçar sempre com outro tipo de acusações, regra geral, falsas, o que revela também por parte do PCP má consciência face a estas suas práticas, muito censuradas ao longo do último século. É claro que pode dar-se o caso de nesta circunstância assistir razão ao PCP, mas o histórico de episódios semelhantes não ajuda nada.

  2. Meus caros, a disciplina é a mãe da organização…
    Sem organização nada chega a bons objectivos…
    É o lema ao qual devemos aderir…
    Não concorda, sai , paciência , ninguém vai obrigar ninguém a nada….
    Criticar é muito fácil e bom , quando se está em terreno contrário e de sensibilidades diferentes…
    Há quem se chegue a um partido com vontade de mandar em algo , o verdadeiro espírito para um bem comum , é a humildade de reconhecer que não sabemos do caso, não falamos nem criticamos.

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …