Angariações e recrutamentos. PCP luta para compensar perda de fundos e militantes

Miguel A. Lopes/ Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O ano não está a ser favorável para ninguém, e o PCP não é exceção. Já existem megaoperações em marcha e Jerónimo de Sousa alerta que é preciso “mobilizar todas as energias” para garantir independência financeira e angariar mais militantes para o partido.

Jerónimo de Sousa, no seu discurso de abertura do Congresso do PCP, referiu-se às dificuldades práticas – em termos de militância e de finanças – que o PCP atravessa.

É nestas duas dificuldades que assenta a preocupação do PCP. O partido referiu, durante o Congresso que se realizou no mês passado em Loures, que perdeu 4320 militantes em relação a 2016, e que os 3245 recrutamentos não são suficientes para compensar as perdas. Quanto às receitas não foi possível “superar a situação deficitária”, com um resultado financeiro negativo médio de 310 mil euros por ano.

Durante todo o congresso, foi notória essa preocupação, uma vez que os delegados foram ao palco prestar contas e falar dos resultados obtidos na mega-angariação de fundos e na campanha de “cinco mil contactos” para recrutar militantes que o PCP pôs em marcha por ocasião do centenário (que se cumpre em março de 2021).

Foi Jerónimo de Sousa quem começou por assumir as duas prioridades internas, ao lembrar o balanço que as teses fazem sobre a militância. O próprio congresso quis dar esses sinais, avança o Expresso.

Primeiro, ao escolher um delegado (João Norte, da indústria de moldes da Marinha Grande) que se juntou ao partido no âmbito da campanha para reforçar a influência nas empresas e locais de trabalho.

Depois, numa série de intervenções de delegados que focaram esses dois pontos. Neste sentido, uma congressista lembrava as dificuldades dos aposentados em aceitar um aumento de quotas e concluía que o partido vai juntando as “migalhinhas”, para se manter financeiramente independente.

Outra delegada, esta ligada ao sector dos transportes, assumia a dificuldade em reunir os militantes em mais do que “conversas individuais”, sendo necessário um esforço extra para “recolher quotas e cumprir tarefas”.

O alerta mais sério foi dado por Manuela Ângelo, membro do Comité Central e do mais restrito Secretariado (responsável pela parte logística e financeira).

A comunista pediu o “controlo financeiro e orçamental” das estruturas e apontou objetivos muito claros como “mobilizar todas as energias para garantir a independência” do PCP através da campanha de angariação de fundos, “a mais significativa que o partido promoveu”.

Para isso, será preciso “falar com cada membro do partido” para estabelecer um aumento das quotas em pelo menos um euro por mês, alargar a contribuição dos eleitos a cargos públicos, alargar a venda do “Avante!” e “prosseguir a política de rentabilização do património”.

A dirigente garantiu que foi cumprido, até agora, 60% do objetivo nacional, sem revelar valores.

Com as campanhas extraordinárias pelos 100 anos do partido, o PCP espera recuperar terreno, em militância e fundos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …