/

Não há pautas. Notas do 2.º período vão ser enviadas diretamente aos alunos

Marcos Santos / USP Imagens

As notas do 2.º período vão ser comunicadas diretamente aos alunos para salvaguardar a proteção de dados, uma vez que não se podem deslocar às escolas para consultar as pautas.

O anúncio foi feito esta terça-feira pelo Ministério da Educação, que teve que encontrar uma solução, uma vez que os alunos não podem deslocar-se aos estabelecimentos de ensino para consultar as pautas como acontecia antes da suspensão das aulas presenciais.

De acordo com um comunicado enviado às redações, citado pelo jornal Público, a decisão teve em consideração “salvaguardar a proteção de dados pessoais”, o que poderia estar em causa se as escolas optassem por publicar as pautas online.

Assim, a solução passa por enviar a cada estudante a respetiva ficha individual com as notas de cada uma das disciplinas. “Os encarregados de educação já recebiam este documento numa reunião no início do período seguinte. Agora recebem-no mais depressa e mais comodamente”, explicou Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

Na maioria dos casos, a ficha está a ser enviada por correio electrónico. Em algumas escolas, os respetivos sites têm uma área de acesso restrito em que cada encarregado de educação pode aceder às informações sobre o seu educando. Nas situações em que as famílias que não têm acesso à Internet, as fichas com as notas dos alunos “vão seguir por correio normal”, avançou Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, em declarações ao Público.

Depois de duas semanas de aulas à distância, as reuniões de avaliação em conselhos de turma estão a ser realizados em videoconferência.

De acordo com a Renascença, a resposta social das escolas tem vindo a aumentar e que os estabelecimentos vão continuar abertos nas férias da Páscoa para servirem refeições aos alunos que precisem e para acolherem os filhos dos trabalhadores de serviços especiais.

Em relação ao 3.º período, os moldes do seu funcionamento serão divulgados no dia 9 de abril.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.