/

Patrícia, uma rapariga normal que teve 20 a tudo e escolheu Arquitectura

5

Estela Silva / Lusa

Patrícia Resende, com média de vinte valores, foi a aluna com melhor nota a entrar na Universidade do Porto

Patrícia Resende, com média de vinte valores, foi a aluna com melhor nota a entrar na Universidade do Porto

Patrícia Resende tem 18 anos, entrou em Arquitectura na Universidade do Porto com 20 valores a tudo, mas diz que isso não faz dela mais do que uma “rapariga normal”, que adora divertir-se e que joga andebol de alto rendimento.

Em entrevista à Lusa, Patrícia Resende recorda que concluiu o Ensino Secundário com nota máxima e que a chave para o seu sucesso sempre foi “estar atenta nas aulas e perceber a matéria que os professores estão a dar”.

Questionada sobre o que faz para além de estudar, a nova estudante da Universidade do Porto garante, entre risos, que “é uma rapariga normal“, que gosta de se divertir e que é uma “atleta de alto rendimento”.

“Jogo andebol, no Colégio de Gaia, o que me ocupa bastante tempo”, assegura Patrícia.

Quando pensa no seu futuro, Patrícia Resende assume que gostaria de ficar por Portugal e acredita que “os melhores têm sempre lugar”, mas, se não for possível, a aluna brilhante mostra-se preparada para “explorar outras opções no estrangeiro”.

Questionada sobre o motivo que a fez optar pelo curso de Arquitectura, em detrimento de outros com maior taxa de empregabilidade – como o curso de Medicina, por exemplo -, Patrícia Resende explica que ser arquitecta é “uma ideia que tinha desde pequenina”.

“Tenho uma amiga que é arquitecta e os meus pais dizem-me que, quando eu era criança, gostava de ir ver o que ela fazia. Então comecei a gostar [desta área] desde essa altura”, revelou a nova caloira da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, que diz preferir a área de “reabilitação urbana” para trabalhar.

“Gostava de tentar estudar nessa área para conseguir perceber melhor o que se passa e o que se pode fazer”, acrescentou.

A nova estudante de Arquitectura foi uma das 4.000 participantes na cerimónia de recepção estudantil que decorreu na Praça Gomes Teixeira, em frente ao edifício da Reitoria da Universidade do Porto.

/Lusa

5 Comments

  1. Parabéns à Patricia porque notas assim só com muito trabalho e dedicação. Tenho uma igual em casa e sem muito bem o esforço que é preciso.

  2. comece logo no primeiro ano a investir em ligações a países estrangeiros, o meu filho e todos os seus colegas de arquitetura estão espalhados pelo mundo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.