Pasta de dentes da Colgate acusada de provocar cancro vai ser renovada

A Colgate prepara-se para lançar no final deste mês uma nova versão da sua pasta de dentes Colgate Total. O novo dentífrico não vai ter triclosan, o elemento que suscitou várias críticas sobre a possibilidade de provocar cancro.

Grupos de consumidores a que se juntou a Autoridade Farmacêutica Americana afirmam que o triclosan pode ter efeitos negativos na tiroide, pode provocar resistência a antibióticos e pode ainda ter uma relação com o surgimento de cancro.

Confrontada com esta perspetiva, a empresa negou a acusação, defendendo-se com a aprovação do produto por parte da Autoridade Farmacêutica Americana na altura em que este foi sujeito a avaliação.

Além disto, “os comités científicos independentes da Comissão Europeia avaliaram o triclosan várias vezes e concluíram que este é um componente seguro para uma pasta dentífrica”, afirmou a Colgate, citado pelo El País.

“O uso de triclosan em pastas de dentes é seguro e foi reconhecido que a Colgate Total proporciona um benefício importante na saúde bucal“, acrescenta a empresa.

O dentífrico tinha na sua fórmula 0,3% de triclosan, “um ingrediente anti-bacteriano que combate os microrganismos nocivos causadores de placa, que estão na origem dos problemas dos problemas de saúde oral mais comuns”, pode ler-se no site da marca em Portugal.

A Colgate já tinha retirado, em 2011, este componente dos seus sabonetes, alegando mudanças nas preferências dos consumidores.

A pasta de dentes Colgate é uma das mais vendidas no mundo e tem um receita anual de cerca de 2.600 milhões de euros.

Nos últimos anos várias marcas de cosmética e produtos de higiene, como a Avon e a Johnson & Johnson, têm anunciado a intenção de deixar de usar a substância nos seus produtos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • O fluoreto de cálcio (natural), que podemos encontrar na agua mineral, por exemplo, é benéfico.
      O fluoreto de sódio, mais barato para a indústria (tem que entrar sempre a ganância…) subproduto industrial da produção de veneno para ratos, é usado nas pastas de dentes e pelos dentistas, tóxico através de inalação e INGESTÃO (avisos nas pastas de dentes para que as crianças não engulam em circunstância alguma pasta de dentes!).
      Aconselho o livro “The Fluoride Deception” , do jornalista Christopher Bryson.

      GHS Hazard Statements
      Signal: Danger

      H301: Toxic if swallowed [Danger Acute toxicity, oral]
      H315: Causes skin irritation [Warning Skin corrosion/irritation]
      H318: Causes serious eye damage [Danger Serious eye damage/eye irritation]
      H370: Causes damage to organs [Danger Specific target organ toxicity, single exposure]
      H372: Causes damage to organs through prolonged or repeated exposure [Danger Specific target organ toxicity, repeated exposure]
      H373: Causes damage to organs through prolonged or repeated exposure [Warning Specific target organ toxicity, repeated exposure]
      H402: Harmful to aquatic life [Hazardous to the aquatic environment, acute hazard]

      • Obrigada pelos seus esclarecimentos; vou procurar saber mais. O que sinceramente não entendo é porque não existem orgãos verdadeiramente autónomos, com soberania MUNDIAL, que tratem destas questões (ou outras semelhantes!) de uma vez por todas! Ou até entendo: lucro, ganância, etc… querem lá saber de quem fica com mazelas, aleijado ou morre! Desde que aos deles nada aconteça, “está-se bem”.

RESPONDER

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …