Pasta de dentes da Colgate acusada de provocar cancro vai ser renovada

A Colgate prepara-se para lançar no final deste mês uma nova versão da sua pasta de dentes Colgate Total. O novo dentífrico não vai ter triclosan, o elemento que suscitou várias críticas sobre a possibilidade de provocar cancro.

Grupos de consumidores a que se juntou a Autoridade Farmacêutica Americana afirmam que o triclosan pode ter efeitos negativos na tiroide, pode provocar resistência a antibióticos e pode ainda ter uma relação com o surgimento de cancro.

Confrontada com esta perspetiva, a empresa negou a acusação, defendendo-se com a aprovação do produto por parte da Autoridade Farmacêutica Americana na altura em que este foi sujeito a avaliação.

Além disto, “os comités científicos independentes da Comissão Europeia avaliaram o triclosan várias vezes e concluíram que este é um componente seguro para uma pasta dentífrica”, afirmou a Colgate, citado pelo El País.

“O uso de triclosan em pastas de dentes é seguro e foi reconhecido que a Colgate Total proporciona um benefício importante na saúde bucal“, acrescenta a empresa.

O dentífrico tinha na sua fórmula 0,3% de triclosan, “um ingrediente anti-bacteriano que combate os microrganismos nocivos causadores de placa, que estão na origem dos problemas dos problemas de saúde oral mais comuns”, pode ler-se no site da marca em Portugal.

A Colgate já tinha retirado, em 2011, este componente dos seus sabonetes, alegando mudanças nas preferências dos consumidores.

A pasta de dentes Colgate é uma das mais vendidas no mundo e tem um receita anual de cerca de 2.600 milhões de euros.

Nos últimos anos várias marcas de cosmética e produtos de higiene, como a Avon e a Johnson & Johnson, têm anunciado a intenção de deixar de usar a substância nos seus produtos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • O fluoreto de cálcio (natural), que podemos encontrar na agua mineral, por exemplo, é benéfico.
      O fluoreto de sódio, mais barato para a indústria (tem que entrar sempre a ganância…) subproduto industrial da produção de veneno para ratos, é usado nas pastas de dentes e pelos dentistas, tóxico através de inalação e INGESTÃO (avisos nas pastas de dentes para que as crianças não engulam em circunstância alguma pasta de dentes!).
      Aconselho o livro “The Fluoride Deception” , do jornalista Christopher Bryson.

      GHS Hazard Statements
      Signal: Danger

      H301: Toxic if swallowed [Danger Acute toxicity, oral]
      H315: Causes skin irritation [Warning Skin corrosion/irritation]
      H318: Causes serious eye damage [Danger Serious eye damage/eye irritation]
      H370: Causes damage to organs [Danger Specific target organ toxicity, single exposure]
      H372: Causes damage to organs through prolonged or repeated exposure [Danger Specific target organ toxicity, repeated exposure]
      H373: Causes damage to organs through prolonged or repeated exposure [Warning Specific target organ toxicity, repeated exposure]
      H402: Harmful to aquatic life [Hazardous to the aquatic environment, acute hazard]

      • Obrigada pelos seus esclarecimentos; vou procurar saber mais. O que sinceramente não entendo é porque não existem orgãos verdadeiramente autónomos, com soberania MUNDIAL, que tratem destas questões (ou outras semelhantes!) de uma vez por todas! Ou até entendo: lucro, ganância, etc… querem lá saber de quem fica com mazelas, aleijado ou morre! Desde que aos deles nada aconteça, “está-se bem”.

RESPONDER

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …