Pasta de dentes da Colgate acusada de provocar cancro vai ser renovada

A Colgate prepara-se para lançar no final deste mês uma nova versão da sua pasta de dentes Colgate Total. O novo dentífrico não vai ter triclosan, o elemento que suscitou várias críticas sobre a possibilidade de provocar cancro.

Grupos de consumidores a que se juntou a Autoridade Farmacêutica Americana afirmam que o triclosan pode ter efeitos negativos na tiroide, pode provocar resistência a antibióticos e pode ainda ter uma relação com o surgimento de cancro.

Confrontada com esta perspetiva, a empresa negou a acusação, defendendo-se com a aprovação do produto por parte da Autoridade Farmacêutica Americana na altura em que este foi sujeito a avaliação.

Além disto, “os comités científicos independentes da Comissão Europeia avaliaram o triclosan várias vezes e concluíram que este é um componente seguro para uma pasta dentífrica”, afirmou a Colgate, citado pelo El País.

“O uso de triclosan em pastas de dentes é seguro e foi reconhecido que a Colgate Total proporciona um benefício importante na saúde bucal“, acrescenta a empresa.

O dentífrico tinha na sua fórmula 0,3% de triclosan, “um ingrediente anti-bacteriano que combate os microrganismos nocivos causadores de placa, que estão na origem dos problemas dos problemas de saúde oral mais comuns”, pode ler-se no site da marca em Portugal.

A Colgate já tinha retirado, em 2011, este componente dos seus sabonetes, alegando mudanças nas preferências dos consumidores.

A pasta de dentes Colgate é uma das mais vendidas no mundo e tem um receita anual de cerca de 2.600 milhões de euros.

Nos últimos anos várias marcas de cosmética e produtos de higiene, como a Avon e a Johnson & Johnson, têm anunciado a intenção de deixar de usar a substância nos seus produtos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • O fluoreto de cálcio (natural), que podemos encontrar na agua mineral, por exemplo, é benéfico.
      O fluoreto de sódio, mais barato para a indústria (tem que entrar sempre a ganância…) subproduto industrial da produção de veneno para ratos, é usado nas pastas de dentes e pelos dentistas, tóxico através de inalação e INGESTÃO (avisos nas pastas de dentes para que as crianças não engulam em circunstância alguma pasta de dentes!).
      Aconselho o livro “The Fluoride Deception” , do jornalista Christopher Bryson.

      GHS Hazard Statements
      Signal: Danger

      H301: Toxic if swallowed [Danger Acute toxicity, oral]
      H315: Causes skin irritation [Warning Skin corrosion/irritation]
      H318: Causes serious eye damage [Danger Serious eye damage/eye irritation]
      H370: Causes damage to organs [Danger Specific target organ toxicity, single exposure]
      H372: Causes damage to organs through prolonged or repeated exposure [Danger Specific target organ toxicity, repeated exposure]
      H373: Causes damage to organs through prolonged or repeated exposure [Warning Specific target organ toxicity, repeated exposure]
      H402: Harmful to aquatic life [Hazardous to the aquatic environment, acute hazard]

      • Obrigada pelos seus esclarecimentos; vou procurar saber mais. O que sinceramente não entendo é porque não existem orgãos verdadeiramente autónomos, com soberania MUNDIAL, que tratem destas questões (ou outras semelhantes!) de uma vez por todas! Ou até entendo: lucro, ganância, etc… querem lá saber de quem fica com mazelas, aleijado ou morre! Desde que aos deles nada aconteça, “está-se bem”.

RESPONDER

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …