Colgate Total contém substância potencialmente cancerígena

1

A pasta de dentes Colgate Total contém uma substância potencialmente cancerígena, o triclosan. A informação consta de um relatório do regulador norte-americano de medicamentos em que também são postas em causa várias características do dentífrico.

De acordo com agência de notícias Bloomberg, que teve acesso ao relatório da Food and Drug Administration (FDA, a entidade reguladora de alimentação e medicamentos), a Colgate não terá dado importância aos testes feitos em animais, onde substância tem sido associada ao aparecimento de doenças cancerígenas, considerando apenas que ainda não está provado que o triclosan seja nocivo para os seres humanos.

Thomas Zoeller, da Universidade de Massachusetts, disse à Bloomberg que “quando existem estudos em animais que sugerem determinados cenários e não são tidos em conta, assume-se um risco significativo”. A Colgate respondeu apenas que o produto em causa é seguro e que passou por mais de 80 estudos clínicos, que envolveram 19 mil pessoas.

A Bloomberg descreve que os reguladores norte-americanos estão actualmente a rever os perigos do uso do triclosan, um produto químico de uso doméstico utilizado para reduzir a contaminação de bactérias.

Nos últimos anos várias marcas de cosmética e produtos de higiene, como a Avon e a Johnson & Johnson, têm anunciado a intenção de deixar de usar a substância nos seus produtos.

O relatório da FDA questiona também que o dentífrico trate a gengivite e impeça o aparecimento da placa bacteriana.

Já em Portugal, de acordo com as informações do jornal i, o Infarmed deverá “reagir nas próximas horas” sobre a segurança da pasta dentes em causa, mas fontes ligadas ao Infarmed explicaram que a presença desta substância não deverá provocar o alarme social.

ZAP

1 Comment

  1. Esquecem-se de mencionar que o Listerine também tem triclosan, que na farmácia há mais de 1 dúzia de pastas e elixires que também tem. Que todos os detergentes e sabões antibacterianos a 99% também tem…. Para mim é uma tentativa de deitar a baixo a mais forte marca de dentífricos no mundo e a pasta dentífrica que mais vende!!! É vergonhoso este tipo de “notícia” enganadora. Deveriam não mencionar a colgate mas sim o triclosan e todos os produtos que o contenham na composição.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.