Em 2012, Passos Coelho teve um “paraministro”. Costa achou “um escândalo”

Tiago Petinga / Lusa

Enquanto primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho entregou três dossiês ao então responsável da Goldman Sachs e do FMI, António Borges. António Costa achou “um escândalo”.

Em 2012, o então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho entregou a António Borges três dossiês habitualmente tutelados pelo ministro da Economia, dando-lhe poderes nas privatizações, reestruturação do setor empresarial do Estado e renegociação das PPP. “Isto permite-nos ter uma melhor coordenação de toda a agenda de transformações estruturais que queremos concretizar”, disse Passos Coelho na altura.

Este foi um plano de ação semelhante ao que o atual primeiro-ministro António Costa tomou. O chefe do Executivo convidou o gestor da petrolífera Partex António Costa e Silva para “coordenar a preparação do Programa de Recuperação Económica”, trabalho que deverá estar concluído até à aprovação do Orçamento Suplementar.

“O professor António Costa e Silva foi convidado pelo primeiro-ministro para coordenar a preparação do Programa de Recuperação Económica”, referiu este domingo o gabinete de António Costa, numa nota enviada à Lusa.

Todavia, em 2012, quando Passos Coelho fez o mesmo com António Borges, Costa não estava satisfeito e, no espaço de comentário da SIC “Quadratura do Círculo”, fez questão de manifestar a sua reprovação.

“Não é admissível que uma pessoa seja ministro para todos os efeitos menos para o estatuto constringente da função ministerial. É um escândalo aceitar, e escrever-se olimpicamente, que António Borges é o 12º ministro”, disse o então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, citado pelo Expresso.

Também António Lobo Xavier ficou perplexo com a decisão: “Do ponto de vista institucional, é muito estranho que um consultor de uma operação vá à Assembleia da República explicar porque é que a Caixa Geral de Depósitos tomou uma decisão. Eu que defendi o papel de António Borges como consultor fico embaraçado quando há uma mistura entre o papel de consultor e o papel institucional”, disse o político/comentador/advogado.

Em relação a Costa e Silva, o próprio já confirmou que o seu papel não será negociar com os partidos, mas sim delinear o Plano de Recuperação Económica. O gestor da Partex é então uma espécie de conselheiro especial de António Costa.

No entanto, o Expresso escreve que esta não era a intenção inicial do primeiro-ministro português. Costa queria que Costa e Silva falasse com partidos e parceiros sociais em nome do primeiro-ministro para “facilitar consensos”, partilhar e recolher ideias.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que foi informado e que respeita a escolha do gestor António Costa e Silva para “uma missão específica” junto do Governo, que referiu que será formalizada por despacho do primeiro-ministro.

“O Presidente da República pronuncia-se sobre a escolha de membros do Governo – ministros, secretários, subsecretários de Estado – e respeita as escolhas feitas pelo primeiro-ministro e pelos membros do Governo quanto a colaboradores com importância e com particular responsabilidade para certas missões específicas. É o caso. Já houve outras missões, no caso, por exemplo, da floresta”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta aos jornalistas.

“É muito importante. É uma matéria que o senhor primeiro-ministro informou ao Presidente da República, mas relativamente à qual, não se tratando de um membro do Governo, não há propriamente uma nomeação ou uma intervenção formal do Presidente”, acrescentou.

Para Marcelo, esta não se trata propriamente de uma remodelação governamental, ou pelo menos “foi isso que foi dito e é isso que eu entendo que é o que sucede”.

ZAP //

PARTILHAR

33 COMENTÁRIOS

  1. É esta classe política que temos, quando são os outros é escândalo, quando somos nós já é correto, tanto o PS como o PPD e o CDS se tivessem vergonha na puta da cara calavam-se tanto um como os outros “esquecem-se” do de disseram, outros enquanto no governo os seus dirigentes e deputados até apoiaram depois não gostam quando o cidadão comum diz que são farinha do mesmo saco, vaselina no rabiosque dos outros para mim é um cheirinho.

    • Onde é que as situações são idênticas?!… Leu bem a notícia?!… Comentar sem ler, só pelo título, leva a que se cometam asneiras…

      • Caro Sr. Artur Moreira, terá o senhor lido convenientemente a notícia, tem acompanhado o que foi dito noutros órgãos sociais?
        Talvez queira ter a gentileza de me esclarecer em que é que as situações são diferentes.
        É que sem esse seu esclarecimento sou tentado a concluir que como costuma dizer o povo… “só mudam as moscas”
        Desde já grato pelo seu sábio, refletido e ponderado esclarecimento…

        • Agradecendo o seu amável contato, gostaria de dizer que, para mim, a grande, a enorme diferença radica no facto do saudoso dr. Antonio Borges se ter comportado como um membro do governo, ao ter ido á assembleia da república discutir o plano por si gisado, com os deputados. Recordo que o próprio dr. Antonio Lopo Xavier na altura criticou essa postura, pesr embora a enorme estima que tinha pelo dr. Antonio Borges. Este senhor, tanto quanto afirmou ele próprio e ainda hoje reiterado pelo Sr. Presidente da república, só foi incumbido de elaborar um trabalho para o Governo, ponto final. Estes são os factos, o resto, são opiniões dos senhores jornslistas, mas sem suporte na realidade.
          Uma vez mais, grato pelo contato, espero ter ajudado á compreensão do meu pensamento.

        • Este Artur é um xuxalista que aqui vem apenas defender o tacho. Infelizmente há muitos que sem a política não tinham onde cair mortos. Espero que não seja o caso do Artur. Mas que parece, parece.

          • Quando não há ideias, nem argumentos para apresentar e se quer “botar figura” faz-se a triste figura que acabou de fazer… Porque é que, não tendo argumentos, persiste em entrar na conversa?!… Limite-se a ler, a meditar e veja se aprende alguma coisa para, um dia destes, poder emitir, também, opiniões…

            • Olhe, e que tal começar por explicar o António Domingues da CGD a quem o Centeno disse que não tinha de “mostrar” as contas e depois afinal tinha?! E que tal explicar os incompetentes nomeados pelo Costa para a proteção civil e que foram responsáveis por mais de 100 mortos nos incêndios de há uns anos atrás! E que tal explicar os negócios do SIRESP e dos KAMOV! E em relação a este caso concreto como explicar que não tem no seu governo ninguém competente para desenvolver este plano!
              E em que medida é mais grave arrumar a privatização de algumas empresas públicas de elaborar um verdadeiro plano marshall como Portugal nunca teve e que definirá o que Portugal será nos próximos 20 ou 30 anos?
              E quanto ao ir à Assembleia da República, quantos membros de empresas, corporações, associações,… já foram prestar esclarecimentos?! Ou anda distraído e pensa que o António Borges foi o primeiro?!
              Olhe… podia ficar aqui o dia todo…

          • Peço desculpa por mais esta anotação, que me parece importante, para que não continue a fazer juízos de valor, sem conhecer as pessoas a quem se refere. Sou um reformado, ao fim de 40 anos de trabalho e de descontos. Os meus pais eram pessoas humildes, mas que, apesar de só terem a 4 classe, eram pessoas educadas e trabalhadoras, que souberam transmitir esses valores aos seus filhos.

            • Quanto à sua pretensa filiação partidária, nada refere. Para bom entendedor meia palavra basta.

            • Ai Artur, Artur…

              bem sei que nos quer fazer ver
              o pouco que tem para vender
              pouco valor a sua oferta tem
              guarde-a para si e esqueça o desdém

    • As situações são diferentes. António Borges foi designado para tutelar o processo das privatizações. Funções pois executivas pois, que poderiam eventualmente colidir com os interesses a que estava ligado. A António C.Silva é-lhe pedido um Plano, que antes de ser presente ao país terá que ser revisto e aprovado pelo governo. Se este plano tivesse sido encomendado a uma empresa de consultoria e pago a milhões ninguém se manifestaria. Se calhar é por isso que ele está a provocar tanta celeuma na C.S. Que não na opinião pública … Porque aquela é quase sempre o rosto visível de interesses invisíveis.

  2. Concordo.Pena é que a grande maioria dos votantes nao vejam isso.Eu até digo a m… é a mesma a mosca é que é maior.

    • Concorda com quê?!… Leu a notícia ou limitou-se a ler o título?!… Tem de ter mais cuidado com o que escreve, antes de ler o que está a comentar, se não, é só ruído e não ajuda á troca de opiniões, sempre, importante.

      • O Costa faz o que em tempos criticou. Qual é a novidade? De resto já o tinha feito quando demonstrou ser contra a especulação imobiliária que ele próprio fez em Lisboa, num apartamento supostamente adquirido a um casal de velhotes para a filha. E depois ainda tem que explicar o SIRESP e os KAMOV. Esta dos KAMOV é mesmo um enorme caso de polícia. E por aí fora. E o que se lhe segue também faz bons negócios no imobiliário de Lisboa. Pelas notícias públicas consegue comprar um excelente apartamento com enorme desconto numa altura de grandes valorizações, e nesse mesmo período vende o dele por um preço muito bom. É de facto magia… com os nossos dinheiros.
        O 44 deixou escola.

        • Leu a notícia antes do que escreveu?!… O que é que o assunto do artigo tem a ver com as situações que sita?!… Não entendi a mistura… Deve estar a comentar outra notícia, acerca do Costa, mas não esta, que estava em causa. Deve-se evitar a confusão, para que as pessoas entendam o nosso pensamento.

          • O seu pensamento é claro como a água. Defende o dono a todo o custo mesmo quando é indefensável. Chama-se a isso ser obtuso.

  3. É assim que funciona a política e mostra a mediocridade dos políticos que temos. Quando são os outros a tomar decisões, cai o carmo e a trindade, mas, quando são os “nossos” a tomar as mesmas decisões, já tudo é correcto. Não quero por em causa o valor nem de Costa e Silva nem de António Borges, porque me parecem ser pessoas muito capazes, mas este tipo de postura é um atestado de incompetência ao Governo na sua totalidade, porque só mostra que não há dentro do governo quem seja capaz de delinear um plano de recuperação.

  4. É o verdadeiro artista português. Pergunto-me eu como é que ainda há tantos portugueses que apoiam este charlatão.

  5. Leia-se: – Passos Coelho deu a António Borges “PODERES” nas privatizações, reestruturação do setor empresarial do Estado e renegociação das PPP. António Costa convidou o gestor da petrolífera Partex António Costa e Silva para “COORDENAR” a preparação do Programa de Recuperação Económica.
    Poderes é uma coisa, coordenar é outra! É ou não é? Parece que há aqui quem não saiba ler…
    Quem tomará as devidas decisões se verá depois. Tenham lá calma!
    António Costa e Silva tem grande experiencia e tem dado provas de grande competência.
    Estamos no bom caminho!

    • Deve ser essa a diferença de cativar e cortar. Olhe… tire as palas dos olhos
      Na sequência da crise anterior, a Europa aconselhou os estados-membros a endividarem-se para puxar pelas economias. Assim, o nosso 44 gastou a bem gastar. Pelo meio, ao que tudo indica, encaixou uns valentes milhões.
      Atualmente o pacote é em grande parte a fundo perdido. E quem o vai gerir é quem geriu os contratos dos KAMOV e do SIRESP. A coisa promete.

  6. Reprovo o acto mas compreendo o Costa! Dos ministros que escolheu para este governo não existe um único com domínio das questões económicas do país. Todos eles são oriundos do parasitismo político-administrativo e isso é bem patente pelo desastre económico que já se manifestava antes da pandemia.

  7. Vigaro não deixa de ser vigaro
    Só não quer que se saiba e assim poder continuar a vigarizar.
    Outros dos media chamam-lhe
    O Habilidoso.

  8. A coerência do Costa no seu melhor. Não esquecer que este fulano também já tinha dito que nunca faria coligação com o PCP. Mas como está a tentar tudo para sovietizar o país, através do funcionalismo público a malta acha que com ele esta seguro do mau P P Coelho vai ter a maioria absoluta e assim vai continuar o forro dos amigos com empregos certos

  9. António Costa tem duas caras como o feijão frade, é um perigo este maçom governar Portugal, mais o seu amigo de sangue Marcelo o homem dos abraços e beijinhos e tira selfies seja onde for…
    Eu costumo dizer ” Para julgar um livro, temos de ler o seu conteúdo” Mas estes governantes estão no bom caminho para deitar Portugal no Abismo…
    Os portuguêses são cordeirinhos deixam-se levar pelo homem da flauta mágica e assim se nada for feito cairemos no abismo..
    Os Portuguêses desde que tenham futebol, pão e chouriço e um bom vinho e que tenham telenovelas, casas dos segredos, Love Top, casar com agricultor e outros programas de MERD. e ainda filmes repetidos e outros programas sem alguma cultura, está tudo bem…
    Pois assim votam sempre nos mesmos que são os COVEIROS DE PORTUGAL…
    Em Portugal está implantada uma DITADURA, Há censura nos canais de televisão e muitos outros….

  10. Amigos…..olhem la outra vez, e vejam, se isto é exactamente a mesma coisa? bah ..sejam intelectualmente honestos.

  11. É preciso ter muita lata, comparar a função de um para o outro é de bradar aos céus.
    António Costa e Silva, vem gizar um plano tendo em vista a recuperação económica PONTO e pelo que lhe ouvi dizer é para entregar ao governo e eles que o discutam, ele nem fala com partidos não é sua missão. Mas os Jornaleiros do costume, vêm sempre torpedear as notícias e lançar a confusão. Aliás o propósito deste Professor é conhecido à muito.
    Acerca do falecido António Borges, foi incumbido, dentro da sua ideologia, tratar das privatizações, das PPPs , reestruturação do sector empresarial do Estado (Ven/Dar) e despedimentos. O caminho foi curto.

    • Boa tentativa. Mas fraca de argumentos. A situação é a mesma. E se não o quer ver, não veja mas pelos comentários aqui presentes e pelo que se ouve e lê em todo o lado não poderemos estar todos errados. Já parou para pensar que se calhar é o Emanuel que não está a discernir bem esta questão?!

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …