Passos convidou José Eduardo Moniz a ser candidato do PSD a Lisboa

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a encabeçar a lista do PSD à Câmara Municipal de Lisboa, e aguarda agora uma resposta.

A informação foi avançada esta noite por Luís Marques Mendes, durante o seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC.

Segundo o comentador e ex-líder do PSD, o ex-director geral da TVI estará em período de reflexão. “Aparentemente, José Eduardo Moniz ou está em reflexão ou já disse que não, e não sei se é o segundo ou o terceiro a dizer que não”, acrescentou Marques Mendes.

A informação surge depois de este sábado o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, ter garantido que o partido terá uma candidatura própria à Câmara Municipal de Lisboa, e não apoiará a candidata e líder centrista Assunção Cristas.

“Em muitos municípios concorremos coligados com o CDS, há outros em que não houve coligação. É o caso de Lisboa é um município onde não há coligação e o PSD não deixará de apresentar a sua candidatura à capital de distrito”, afirmou Passos Coelho.

O líder do PSD lembrou que apesar da “relação preferencial com o CDS” a candidatura de Assunção Cristas não nasceu de um entendimento com o PSD, pelo que também este partido terá candidato próprio.

A este propósito, Luís Marques Mendes acha “curioso, numa altura em que uma sondagem aponta que a maioria dos inquiridos do PSD preferia uma coligação” que o partido avance com uma candidatura própria” – principalmente depois de uma sondagem “ter dado a Fernando Medina mais de 50% dos votos, ou seja, uma confortável maioria absoluta”.

Nesta matéria, diz Marques Mendes, o PSD “demora, demora, demora” e tem “passado a vida aos ziguezagues”.

Críticas à posição sobre a TSU

Marques Mendes criticou igualmente o actual presidente do PSD por ter dito que o partido não apoiaria uma descida temporária da TSU, conforme foi acordado entre o Governo e os parceiros socais como contrapartida do aumento do Salário Mínimo Nacional para 557 euros mensais.

“A posição do PSD é incompreensível. É um monumental tiro no pé e vamos ver se não é provavelmente o maior erro de Passos Coelho desde que está na oposição”, disse o comentador, atirando que o partido liderado por Passos Coelho parece um catavento.

Para Luís Marques Mendes, o PSD “está a dar uma machadada na concertação social” e simultaneamente a “matar a história do PSD“, partido que historicamente defendeu boas relações com os parceiros sociais.

Além disso, realça Marques Mendes, Passos Coelho mostra uma “grande incoerência” porque “o PSD em 2012 defendeu uma descida da TSU”, e em 2015 assinou um acordo com a Concertação Social que permitiria aumentar o Salário Mínimo Nacional em troca de uma descida da TSU – posições “em tudo semelhantes ao acordo que agora rejeita”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ainda estou para perceber estas pessoas que saltam de um emprego x para outro emprego y completamente distinto do anterior….quer dizer até percebo…é tudo a esmiucar o país…por exemplo: jornalista e político virou consultor de uma empresa construcao civil…ou de petroleo ..etc…Como se passa assim de empregos em áreas distintas..lol…

    • Parece-me uma boa aposta. Como o que está lá agora é do Benfica poderia sempre repartir o mercado futebolístico. E os debates iam ser brutais. Força Paulo que eu voto em ti!

  2. José Eduardo Moniz e Passos Coelho. Diga-se o que se disser, o perfil dos dois encaixava lindamente. Recusou, outros recusarão, porque já poucos arriscam apostar num cavalo perdedor.

  3. Espero que JEM não se sirva do Benfica para ser candidato à Câmara de Lisboa.
    Ninguém votará em JEM só para ter um benfiquista na presidência, já que também Fernando Medina é benfiquista.
    JEM está bem onde está. Está onde, na verdade, o Benfica precisa dele.
    Sinceramente, faço votos para que não ceda à tentação de ser …a muleta dos PSD à deriva !!
    Quanto à questão da TSU é patente a falta de principios desta gente que governa o PSD.
    É a politica dos … DESPEITADOS !!! Já que foram capazes de encontrar uma solução que, nós não fomos, também não vos deixamos governar e votaremos contra msmo aquilo que achamos certo !!
    Com este tipo de comportamento ainda há portugueses capazes de defender estes … coitados ?!
    Penso que o país não está em condições de juntar às autárquicas outra pugna eleitoral, mas que parecem estar a pedi-las … lá isso parece !!

  4. O PSD, sob o comando deste senhor Pedro Passos Coelho, está mesmo pelas ruas da amargura.
    “Quem não tem cão, caça com gato” é o lema.
    José Eduardo Moniz é popular, é conhecido, portanto, “bora lá” apostar nessa popularidade a ver se ganham a coisa.
    Pobre PSD… como se não bastasse ver-se a andar à deriva (como se prova no que que diz respeito à TSU), o discurso do bota abaixo e do “está tudo mal, ainda que algumas coisas estejam bem”, a azia de não conseguir formar governo e a frustração de ver uma geringonça a funcionar… Agora até desespero se nota.
    Volta, Pedro Santana Lopes? Volta, Durão Barroso? Volta, Manuela Ferreira Leite? Ou será mais um “venha de lá, Rui Rio”?

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …