Passos convidou José Eduardo Moniz a ser candidato do PSD a Lisboa

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a encabeçar a lista do PSD à Câmara Municipal de Lisboa, e aguarda agora uma resposta.

A informação foi avançada esta noite por Luís Marques Mendes, durante o seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC.

Segundo o comentador e ex-líder do PSD, o ex-director geral da TVI estará em período de reflexão. “Aparentemente, José Eduardo Moniz ou está em reflexão ou já disse que não, e não sei se é o segundo ou o terceiro a dizer que não”, acrescentou Marques Mendes.

A informação surge depois de este sábado o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, ter garantido que o partido terá uma candidatura própria à Câmara Municipal de Lisboa, e não apoiará a candidata e líder centrista Assunção Cristas.

“Em muitos municípios concorremos coligados com o CDS, há outros em que não houve coligação. É o caso de Lisboa é um município onde não há coligação e o PSD não deixará de apresentar a sua candidatura à capital de distrito”, afirmou Passos Coelho.

O líder do PSD lembrou que apesar da “relação preferencial com o CDS” a candidatura de Assunção Cristas não nasceu de um entendimento com o PSD, pelo que também este partido terá candidato próprio.

A este propósito, Luís Marques Mendes acha “curioso, numa altura em que uma sondagem aponta que a maioria dos inquiridos do PSD preferia uma coligação” que o partido avance com uma candidatura própria” – principalmente depois de uma sondagem “ter dado a Fernando Medina mais de 50% dos votos, ou seja, uma confortável maioria absoluta”.

Nesta matéria, diz Marques Mendes, o PSD “demora, demora, demora” e tem “passado a vida aos ziguezagues”.

Críticas à posição sobre a TSU

Marques Mendes criticou igualmente o actual presidente do PSD por ter dito que o partido não apoiaria uma descida temporária da TSU, conforme foi acordado entre o Governo e os parceiros socais como contrapartida do aumento do Salário Mínimo Nacional para 557 euros mensais.

“A posição do PSD é incompreensível. É um monumental tiro no pé e vamos ver se não é provavelmente o maior erro de Passos Coelho desde que está na oposição”, disse o comentador, atirando que o partido liderado por Passos Coelho parece um catavento.

Para Luís Marques Mendes, o PSD “está a dar uma machadada na concertação social” e simultaneamente a “matar a história do PSD“, partido que historicamente defendeu boas relações com os parceiros sociais.

Além disso, realça Marques Mendes, Passos Coelho mostra uma “grande incoerência” porque “o PSD em 2012 defendeu uma descida da TSU”, e em 2015 assinou um acordo com a Concertação Social que permitiria aumentar o Salário Mínimo Nacional em troca de uma descida da TSU – posições “em tudo semelhantes ao acordo que agora rejeita”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ainda estou para perceber estas pessoas que saltam de um emprego x para outro emprego y completamente distinto do anterior….quer dizer até percebo…é tudo a esmiucar o país…por exemplo: jornalista e político virou consultor de uma empresa construcao civil…ou de petroleo ..etc…Como se passa assim de empregos em áreas distintas..lol…

    • Parece-me uma boa aposta. Como o que está lá agora é do Benfica poderia sempre repartir o mercado futebolístico. E os debates iam ser brutais. Força Paulo que eu voto em ti!

  2. José Eduardo Moniz e Passos Coelho. Diga-se o que se disser, o perfil dos dois encaixava lindamente. Recusou, outros recusarão, porque já poucos arriscam apostar num cavalo perdedor.

  3. Espero que JEM não se sirva do Benfica para ser candidato à Câmara de Lisboa.
    Ninguém votará em JEM só para ter um benfiquista na presidência, já que também Fernando Medina é benfiquista.
    JEM está bem onde está. Está onde, na verdade, o Benfica precisa dele.
    Sinceramente, faço votos para que não ceda à tentação de ser …a muleta dos PSD à deriva !!
    Quanto à questão da TSU é patente a falta de principios desta gente que governa o PSD.
    É a politica dos … DESPEITADOS !!! Já que foram capazes de encontrar uma solução que, nós não fomos, também não vos deixamos governar e votaremos contra msmo aquilo que achamos certo !!
    Com este tipo de comportamento ainda há portugueses capazes de defender estes … coitados ?!
    Penso que o país não está em condições de juntar às autárquicas outra pugna eleitoral, mas que parecem estar a pedi-las … lá isso parece !!

  4. O PSD, sob o comando deste senhor Pedro Passos Coelho, está mesmo pelas ruas da amargura.
    “Quem não tem cão, caça com gato” é o lema.
    José Eduardo Moniz é popular, é conhecido, portanto, “bora lá” apostar nessa popularidade a ver se ganham a coisa.
    Pobre PSD… como se não bastasse ver-se a andar à deriva (como se prova no que que diz respeito à TSU), o discurso do bota abaixo e do “está tudo mal, ainda que algumas coisas estejam bem”, a azia de não conseguir formar governo e a frustração de ver uma geringonça a funcionar… Agora até desespero se nota.
    Volta, Pedro Santana Lopes? Volta, Durão Barroso? Volta, Manuela Ferreira Leite? Ou será mais um “venha de lá, Rui Rio”?

RESPONDER

Benfica 2-0 Vitória SC | "Águia" vence e adia festa do Porto

Não foi esta terça-feira que o FC Porto festejou o 29º título de campeão nacional. Na recepção ao Vitória Sport Clube, o Benfica venceu por 2-0, num embate relativo à 32ª jornada da Liga NOS, …

Elon Musk lança concurso para ver quem consegue bater um caracol

O multimilionário, através da sua empresa especializada em construção de túneis, lançou um concurso mundial para ver quem é capaz de bater um caracol. De acordo com o jornal Daily Mail, Elon Musk lançou um concurso …

Covid-19. Tóquio quer pagar até quatro mil euros a bares que fiquem fechados

As autoridades de Tóquio, no Japão, estão a ponderar pagar um subsídio, que pode chegar aos quatro mil euros, aos bares que se mantenham fechados para conter a propagação da covid-19 na cidade. De acordo com …

Médicos franceses detetaram primeiro caso de bebé infetado no útero

Médicos em França pensam ter identificado aquele que será o primeiro caso confirmado de um bebé infetado com covid-19 no útero materno. De acordo com o site Business Insider, a equipa médica conta que a …

17 anos depois, Estados Unidos voltam a aplicar a pena capital a nível federal

Os Estados Unidos procederam, esta terça-feira, à primeira execução federal de um prisioneiro no "corredor da morte" em 17 anos, através de uma injeção letal. Daniel Lewis Lee, 47 anos, natural de Yukon (Oklahoma), foi executado …

Com o pretexto de paz, "senhor da guerra" vai ganhando poder na República Centro-Africana

O "senhor da guerra" Ali Darassa foi pago pelo presidente da República Centro-Africana e já influenciou a demissão de um ministro numa tentativa de manter a paz no país. A República Centro-Africana é um país atormentado …

Ministério Público acusa 25 arguidos pela queda do BES

O Ministério Público deduziu acusação, esta terça-feira, contra 25 arguidos, 18 pessoas singulares e sete pessoas coletivas, no âmbito do processo sobre a queda do Universo Espírito Santo. "O Ministério Público do Departamento Central de Investigação …

Agora, até o Toyota Corolla é um crossover

O Toyota Corolla Cross é o mais recente SUV da marca japonesa. Apesar de a marca estar a reforçar a sua gama de SUV, Portugal terá de esperar mais um pouco. Na semana passada, a Toyota …

Da Escócia à Grécia, Kleon pedalou durante 48 dias para regressar a casa

Um jovem grego, "preso" na Escócia devido ao cancelamento dos voos por causa da pandemia de covid-19, decidiu pedalar durante 48 dias consecutivos para conseguir regressar a casa. De acordo com a CNN, Kleon Papadimitriou, de …

Após fugirem da Venezuela, milhares foram obrigados a regressar por causa da pandemia (mas não é assim tão fácil)

Desde 2016, quase cinco milhões de venezuelanos deixaram o país, fugindo da pobreza e dos serviços sociais e de saúde em colapso. Agora, a pandemia de covid-19 forçou-os a regressar à Venezuela - se o …