Passos convidou José Eduardo Moniz a ser candidato do PSD a Lisboa

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a encabeçar a lista do PSD à Câmara Municipal de Lisboa, e aguarda agora uma resposta.

A informação foi avançada esta noite por Luís Marques Mendes, durante o seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC.

Segundo o comentador e ex-líder do PSD, o ex-director geral da TVI estará em período de reflexão. “Aparentemente, José Eduardo Moniz ou está em reflexão ou já disse que não, e não sei se é o segundo ou o terceiro a dizer que não”, acrescentou Marques Mendes.

A informação surge depois de este sábado o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, ter garantido que o partido terá uma candidatura própria à Câmara Municipal de Lisboa, e não apoiará a candidata e líder centrista Assunção Cristas.

“Em muitos municípios concorremos coligados com o CDS, há outros em que não houve coligação. É o caso de Lisboa é um município onde não há coligação e o PSD não deixará de apresentar a sua candidatura à capital de distrito”, afirmou Passos Coelho.

O líder do PSD lembrou que apesar da “relação preferencial com o CDS” a candidatura de Assunção Cristas não nasceu de um entendimento com o PSD, pelo que também este partido terá candidato próprio.

A este propósito, Luís Marques Mendes acha “curioso, numa altura em que uma sondagem aponta que a maioria dos inquiridos do PSD preferia uma coligação” que o partido avance com uma candidatura própria” – principalmente depois de uma sondagem “ter dado a Fernando Medina mais de 50% dos votos, ou seja, uma confortável maioria absoluta”.

Nesta matéria, diz Marques Mendes, o PSD “demora, demora, demora” e tem “passado a vida aos ziguezagues”.

Críticas à posição sobre a TSU

Marques Mendes criticou igualmente o actual presidente do PSD por ter dito que o partido não apoiaria uma descida temporária da TSU, conforme foi acordado entre o Governo e os parceiros socais como contrapartida do aumento do Salário Mínimo Nacional para 557 euros mensais.

“A posição do PSD é incompreensível. É um monumental tiro no pé e vamos ver se não é provavelmente o maior erro de Passos Coelho desde que está na oposição”, disse o comentador, atirando que o partido liderado por Passos Coelho parece um catavento.

Para Luís Marques Mendes, o PSD “está a dar uma machadada na concertação social” e simultaneamente a “matar a história do PSD“, partido que historicamente defendeu boas relações com os parceiros sociais.

Além disso, realça Marques Mendes, Passos Coelho mostra uma “grande incoerência” porque “o PSD em 2012 defendeu uma descida da TSU”, e em 2015 assinou um acordo com a Concertação Social que permitiria aumentar o Salário Mínimo Nacional em troca de uma descida da TSU – posições “em tudo semelhantes ao acordo que agora rejeita”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ainda estou para perceber estas pessoas que saltam de um emprego x para outro emprego y completamente distinto do anterior….quer dizer até percebo…é tudo a esmiucar o país…por exemplo: jornalista e político virou consultor de uma empresa construcao civil…ou de petroleo ..etc…Como se passa assim de empregos em áreas distintas..lol…

    • Parece-me uma boa aposta. Como o que está lá agora é do Benfica poderia sempre repartir o mercado futebolístico. E os debates iam ser brutais. Força Paulo que eu voto em ti!

  2. José Eduardo Moniz e Passos Coelho. Diga-se o que se disser, o perfil dos dois encaixava lindamente. Recusou, outros recusarão, porque já poucos arriscam apostar num cavalo perdedor.

  3. Espero que JEM não se sirva do Benfica para ser candidato à Câmara de Lisboa.
    Ninguém votará em JEM só para ter um benfiquista na presidência, já que também Fernando Medina é benfiquista.
    JEM está bem onde está. Está onde, na verdade, o Benfica precisa dele.
    Sinceramente, faço votos para que não ceda à tentação de ser …a muleta dos PSD à deriva !!
    Quanto à questão da TSU é patente a falta de principios desta gente que governa o PSD.
    É a politica dos … DESPEITADOS !!! Já que foram capazes de encontrar uma solução que, nós não fomos, também não vos deixamos governar e votaremos contra msmo aquilo que achamos certo !!
    Com este tipo de comportamento ainda há portugueses capazes de defender estes … coitados ?!
    Penso que o país não está em condições de juntar às autárquicas outra pugna eleitoral, mas que parecem estar a pedi-las … lá isso parece !!

  4. O PSD, sob o comando deste senhor Pedro Passos Coelho, está mesmo pelas ruas da amargura.
    “Quem não tem cão, caça com gato” é o lema.
    José Eduardo Moniz é popular, é conhecido, portanto, “bora lá” apostar nessa popularidade a ver se ganham a coisa.
    Pobre PSD… como se não bastasse ver-se a andar à deriva (como se prova no que que diz respeito à TSU), o discurso do bota abaixo e do “está tudo mal, ainda que algumas coisas estejam bem”, a azia de não conseguir formar governo e a frustração de ver uma geringonça a funcionar… Agora até desespero se nota.
    Volta, Pedro Santana Lopes? Volta, Durão Barroso? Volta, Manuela Ferreira Leite? Ou será mais um “venha de lá, Rui Rio”?

RESPONDER

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …