Marques Mendes diz que Passos é um catavento

Fernando Veludo / Lusa

-

Marques Mendes afirma que Passos Coelho é um “catavento”, três anos depois do líder social-democrata ter usado o mesmo termo para criticar a indefinição de posições de Marcelo Rebelo de Sousa.

Este domingo, a propósito da discussão sobre a redução da Taxa Social Única (TSU), Luís Marques Mendes disse que “aos olhos das pessoas parece que o PSD de Passos Coelho é um catavento“, por defender uma coisa e o seu contrário com oito meses de diferença.

No seu habitual comentário na SIC, o ex-líder do PSD recordou que o partido foi um “grande defensor” da descida da TSU (paga pelas empresas) quando estava no governo, além de ter estado contra descidas na TSU já durante o governo socialista. “Há aqui uma incoerência de todo o tamanho. Era uma situação igual a esta. Como é que o PSD explica que mudou de opinião no espaço de oito meses?”.

Marques Mendes alertou que este é “o maior erro de Passos Coelho desde que está na oposição”, considerando que a decisão do PSD de votar contra a descida da TSU é “incompreensível” e “um monumental tiro no pé”, assumindo que “Passos devia dar uma explicação” por “matar este acordo” que o Governo teve o mérito de conseguir.

A expressão de Marques Mendes é curiosa porque, há três anos, era Passos Coelho quem chamava a outra pessoa de catavento: no caso, Marcelo Rebelo de Sousa é que era um catavento que Passos não queria em Belém.

Na sua moção de estratégia global intitulada “Portugal acima de tudo!”, Passos Coelho defendia que “o Presidente deve comportar-se mais como um árbitro ou moderador” e evitar “tornar-se numa espécie de protagonista catalisador de qualquer conjunto de contrapoderes ou num catavento de opiniões erráticas em função da mera mediatização gerada em torno do fenómeno político”.

O chefe de Estado “não deve buscar a popularidade fácil” e, sendo supra partidário, “também não pode colocar-se contra os partidos ou os governos como se fosse apenas mais um protagonista político na disputa política geral”, escreve.

Recorde-se que Marques Mendes, enquanto esteve à frente do partido, convidou Passos Coelho para seu vice-presidente, o que agora não o impede de o criticar duramente. O ex-líder do PSD – que hoje é conselheiro de Estado do Presidente Marcelo – considerou que Passos Coelho “criou a imagem de um político responsável e com sentido de Estado e está a perdê-la”.

De acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a definição de “catavento” é uma “lâmina ou figura enfiada numa haste, geralmente colocada no alto dos edifícios, que indica a direção do vento”. Ou, em sentido figurado, uma “pessoa volúvel“.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O que me admira é haver quem ainda continue a acreditar nesta gente. Tudo uma cambada de aldraboes. Politicos e esta tudo dito.

  2. Marques Mendes é um totó. Ele que foi corrido do PSD quando era presidente deveria estar calado.Está a seguir as pegadas do Marcelo como comentador pensa que assim vai lá chegar.Homem pequenino ou velhaco ou dançarino e como não sabe dançar

  3. O catavento a falar do catavento… sendo que nenhum chega ao nível do “pai dos cataventos”: o actual PR. Tinham de nascer várias vezes para se aproximar do “grande” Marcelo!

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …