Marques Mendes diz que Passos é um catavento

Fernando Veludo / Lusa

-

Marques Mendes afirma que Passos Coelho é um “catavento”, três anos depois do líder social-democrata ter usado o mesmo termo para criticar a indefinição de posições de Marcelo Rebelo de Sousa.

Este domingo, a propósito da discussão sobre a redução da Taxa Social Única (TSU), Luís Marques Mendes disse que “aos olhos das pessoas parece que o PSD de Passos Coelho é um catavento“, por defender uma coisa e o seu contrário com oito meses de diferença.

No seu habitual comentário na SIC, o ex-líder do PSD recordou que o partido foi um “grande defensor” da descida da TSU (paga pelas empresas) quando estava no governo, além de ter estado contra descidas na TSU já durante o governo socialista. “Há aqui uma incoerência de todo o tamanho. Era uma situação igual a esta. Como é que o PSD explica que mudou de opinião no espaço de oito meses?”.

Marques Mendes alertou que este é “o maior erro de Passos Coelho desde que está na oposição”, considerando que a decisão do PSD de votar contra a descida da TSU é “incompreensível” e “um monumental tiro no pé”, assumindo que “Passos devia dar uma explicação” por “matar este acordo” que o Governo teve o mérito de conseguir.

A expressão de Marques Mendes é curiosa porque, há três anos, era Passos Coelho quem chamava a outra pessoa de catavento: no caso, Marcelo Rebelo de Sousa é que era um catavento que Passos não queria em Belém.

Na sua moção de estratégia global intitulada “Portugal acima de tudo!”, Passos Coelho defendia que “o Presidente deve comportar-se mais como um árbitro ou moderador” e evitar “tornar-se numa espécie de protagonista catalisador de qualquer conjunto de contrapoderes ou num catavento de opiniões erráticas em função da mera mediatização gerada em torno do fenómeno político”.

O chefe de Estado “não deve buscar a popularidade fácil” e, sendo supra partidário, “também não pode colocar-se contra os partidos ou os governos como se fosse apenas mais um protagonista político na disputa política geral”, escreve.

Recorde-se que Marques Mendes, enquanto esteve à frente do partido, convidou Passos Coelho para seu vice-presidente, o que agora não o impede de o criticar duramente. O ex-líder do PSD – que hoje é conselheiro de Estado do Presidente Marcelo – considerou que Passos Coelho “criou a imagem de um político responsável e com sentido de Estado e está a perdê-la”.

De acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a definição de “catavento” é uma “lâmina ou figura enfiada numa haste, geralmente colocada no alto dos edifícios, que indica a direção do vento”. Ou, em sentido figurado, uma “pessoa volúvel“.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O que me admira é haver quem ainda continue a acreditar nesta gente. Tudo uma cambada de aldraboes. Politicos e esta tudo dito.

  2. Marques Mendes é um totó. Ele que foi corrido do PSD quando era presidente deveria estar calado.Está a seguir as pegadas do Marcelo como comentador pensa que assim vai lá chegar.Homem pequenino ou velhaco ou dançarino e como não sabe dançar

  3. O catavento a falar do catavento… sendo que nenhum chega ao nível do “pai dos cataventos”: o actual PR. Tinham de nascer várias vezes para se aproximar do “grande” Marcelo!

RESPONDER

Sporting 1-1 Rio Ave | Vila-condenses "pescam" ponto em Alvalade

O Sporting não conseguiu melhor do que um empate a um golo na recepção desta sexta-feira ao Rio Ave, numa partida relativa à 14ª jornada da Liga NOS.  Pedro Gonçalves inaugurou o marcador ainda na primeira …

CIA revela online milhares de documentos confidenciais sobre OVNIs

A Agência Central de Inteligência (CIA) revelou online milhares de documentos relacionados com avistamentos de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs).  A CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) revelou, esta semana, milhares de documentos secretos online, …

"Burocracia enlouquecida" do pós-Brexit está a "matar" empresas escocesas que exportam marisco para a UE

Desde que a Grã-Bretanha concluiu o processo de negociação do Brexit, a vida dos exportadores britânicos mudou de forma drástica. Apesar de ter havido um acordo comercial com a União Europeia, há várias empresas a …

Manifestantes que invadiram o Capitólio terão recebido uma transferência em bitcoins em dezembro

A Chainalysis, uma empresa de dados de criptomoedas, informou recentemente que grupos e personalidades envolvidos na invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, receberam mais de 500 mil dólares em bitcoins de um doador francês, no …

Programador esqueceu-se da password para recuperar 236 milhões de dólares em bitcoin. Já só lhe restam duas tentativas

Um programador alemão que vive em São Francisco, nos Estados Unidos, não se recorda da sua password do disco que lhe dará acesso à sua carteira digital, onde tem 7.002 bitcoins, que valem, segundo a …

PGR abre inquérito ao caso do procurador europeu José Guerra

O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso da nomeação do procurador europeu no seguimento da participação criminal apresentada pela Ordem dos Advogados e de uma denúncia anónima. "Na sequência de denúncia apresentada pela Ordem dos …

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …