Passos Coelho vai ser professor catedrático na Universidade Lusíada

Pedro Passos Coelho, antigo primeiro-ministro, vai regressar à universidade Lusíada, onde se licenciou em Economia, para dar aulas com o estatuto de professor catedrático convidado.

A notícia, avançada pelo Jornal de Negócios, conta que Passos Coelho será professor do curso de Economia durante o próximo ano letivo, função que acumulará com com as aulas de Administração Pública e Economia no Instituo Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).

O antigo primeiro-ministro vai lecionar na licenciatura de Economia, sendo titular de duas cadeiras: Economia Política (1.º semestre) e Política Económica (2.º semestre).

O ex-líder social-democrata dará aulas na categoria de professor convidado catedrático, que atribui uma equiparação salarial à de professor catedrático – representa o topo da carreira docente no no ensino universitário.

Afonso d’Oliveira Martins, reitor das Universidades Lusíada de Lisboa e do Porto, justificou o valor do salário, em declarações ao diário, com a necessidade de a Universidade Lusíada adequar a condição de Passos Coelho na instituição à categoria atribuída pelo ISCSP.

“Não faz sentido atribuir categorias diferentes em instituições diferentes e a categoria atribuída é perfeitamente adequada uma vez que se trata de um ex-primeiro-ministro”, salientou o reitor da Lusíada.

Acrescentando ainda que a integração de Passos Coelho no corpo docente da instituição de ensino é uma “mais-valia para a formação dos alunos por se tratar de alguém com experiência pública na área de economia”. O antigo primeiro-ministro tem “um conhecimento ímpar daquilo que é a política europeia”, rematou.

No ISCPS também leciona José Seguro, antigo líder do PS, onde dá aulas de Administração Pública a alunos de Mestrado e Doutoramento.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Passos Coelho faz parte de um grupo restrito de meia dúzia de políticos que em Portugal são realmente sérios e confiáveis. O resto é mixórdia tóxica, como o bloco de esquerda, em que até a sra Martins navega nas águas turbas dos negócios imobiliários, como os criminosos do PS que toda a gente sabe quem são por andarem a contas com a justiça, etc.
    Portanto quero desejar a Passos Coelho as maiores felicidades pessoais e profissionais nas novas funções de professor catedrático convidado que vai exercer. Parece-me todavia que dá aulas a mais ao exercer a docência em mais do que uma instituição e ao ser titular de várias cadeiras ou disciplinas. Habituado a ser competente, esta dispersão letiva pode ser-lhe prejudicial. Leve isso em conta, Passos Coelho, e não manche com pequenos deslizes a sua reputação, porque ou eu me engano muito ou o país ainda vai precisar novamente de si.

  2. E assim vai a vergonha da educação neste país!E ainda querem que haja bons resultados???Eu teria vergonha de ir assistir a uma aula deste sacana incompetente que nunca fez nada na vida!

  3. Realmente ele vai dar muitas aulas porque infelizmente para ele a falta do tacho do poder está a trazer-lhe dificuldades financeiras.Talvez o contrato seja há hora e por isso quanto mais horas melhor.
    depois vai para uma universidade muito conceituada.Até o Zé seguro está lá.E quem sabe o Sócrates não irá lá parar também.
    Só fico admirado que o passos não vá vá ensinar a estacionar aviões que é onde ele é especialista.

  4. Professor Catedrático Convidado. Se fosse limpar matos na floresta, pra prevenir incêndios é que eu ficava admirado.
    TENHO DITO

  5. Sucessos na nova carreira. Se ama a docência, se estuda a matéria, se é bom cominicador, se transmite bem a materia aos estudantes: desejo-lhe bons resultados como professor que é das profissões, no meu entender, das mais complexas e nobres.

  6. Se a Lusiada já era o que era, agora com a contratação deste “mestre”, vai mesmo arruinar a sua (já pouco recomendável) reputação!…

RESPONDER

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …

Englobamento do IRS chumbou, mas Governo não desiste. "É para cumprir"

O englobamento do IRS foi, ao segundo Orçamento da legislatura, deixado novamente de fora. Ainda assim, o Ministério das Finanças garante que a ideia é para avançar até ao fim da legislatura. O englobamento do IRS …

Estranho artefacto encontrado no interior de uma múmia egípcia infantil

Uma equipa de cientistas norte-americanos encontrou uma misterioso artefacto no interior de uma múmia egípcia com 2.000 anos, revela uma nova investigação. Recorrendo a tecnologias avançadas de tomografia computorizada, combinadas com difração de raios X …