Passos Coelho vai ganhar tanto como um professor universitário no topo da carreira

PSD / Flickr

O ex-presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

A notícia de que Passos Coelho vai ser professor catedrático convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, com um salário equiparado a quem atinge o topo da carreira de docente universitário, está a causar polémica.

Depois de deixar a política, Passos Coelho vai se tornar professor em três Universidades.

O Jornal de Negócios revelou que Passos Coelho vai dar aulas de Administração Pública a alunos de mestrado e de doutoramento no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa.

O ex-primeiro-ministro deverá ter o estatuto de professor catedrático convidado, com equiparação salarial à de professor catedrático, o topo da carreira no Ensino Universitário, constata o Negócios.

Este facto está a gerar desconforto entre alguns académicos e figuras públicas, como é o caso da historiadora Raquel Varela que usou o Facebook para manifestar o seu desagrado.

“Passos Coelho conseguiu, pago pelos nossos impostos, destruir os serviços públicos, que já não existem com qualidade mas que continuamos a pagar (…) e acaba a dar aulas numa universidade pública, paga por nós, onde vai ensinar a outros como continuar a destruir serviços públicos, que continuaremos a pagar, mesmo quando já não existirem”, queixa-se Raquel Varela.

O também historiador Rui Bebiano, da Universidade de Coimbra, considera, em declarações ao Diário de Notícias que, “sem formação, mérito ou reconhecimento não faz sentido, a não ser por nepotismo, o convite dirigido pelo ISCSP a Passos Coelho”.

“É uma desonra para uma escola pública, e uma afronta para quem, no sistema universitário, tanto dá ao longo da vida subindo custosamente a pulso, ou nem sequer o consegue fazer devido ao rigoroso limite de vagas”, acrescenta Rui Bebiano.

Já o professor de Direito e de Economia Nuno Garoupa salienta que o ISCSP é “uma espécie de “Estoril académico” dos exilados da política”, “o local preferido das vítimas da austeridade”. “Primeiro Seguro, agora Passos. Só falta Portas e até parece um remake de 2013″, desabafa o docente universitário.

António José Seguro, ex-líder do PS, é actualmente professor auxiliar no ISCSP.

O Instituto é presidido por Manuel Meirinho, que foi eleito deputado do PSD nas eleições legislativas de 2011, o sufrágio que catapultou Passos Coelho para o Governo.

Em defesa de Passos Coelho, sai o deputado do PS Sérgio Sousa Pinto, considerando que “a experiência de um ex-primeiro-ministro, qualquer que seja, é única e valiosa“. “Por isso são disputados pelas melhores universidades dos seus países”, constata, realçando que o ex-governante é “testemunha privilegiada e actor de um período crítico da vida nacional”, independentemente da “avaliação que fazemos” da sua actuação durante o mesmo.

ZAP //

PARTILHAR

59 COMENTÁRIOS

  1. Podia ficar aqui a tecer varias considerações a propósito da notícia, mas deixo apenas uma interrogação. Uma não; duas:
    1 – Como pode uma escola pública admitir pessoal sem concurso público?
    2 – Como poderá Passos Coelho ensinar o que não sabe?

    • Sérgio, não seja invejoso.
      Viva a sua vida medíocre e deixe trabalhar quem sabe.

      O Sérgio fazia melhor?
      Tem mais estudos? Ou é um super-herói que salvou o país depois do Sócrates nos enterrar?
      Tenha juízo!

      • Tenha juízo? Mas que super-herói é (ou foi…) esse “que salvou o país depois do Sócrates nos enterrar?” (e, entretanto, enterrou-nos ainda mais…)? M Mary é que devia ter juízo… Pelo menos para evitar dizer disparates!

      • Ó Mary, só agora passei por aqui, de novo, pelo que a minha resposta poderá vir fora de tempo. Aliás, nem é propriamente resposta, mas antes perguntas.
        Quem lhe disse que sou invejoso? Conhece-me, por acaso?
        Qual o seu conceito de mediocridade? E para si o que significa “vida medíocre”?
        Que lhe interessa se tenho ou não mais estudos?
        Por que pergunta se sou «um super-herói que salvou o país depois do Sócrates nos enterrar»?
        A que propósito se deu ao trabalho de aqui deixar todos estes disparates? É que nem tão pouco se referiu às questões que eu tinha colocado.
        Afinal, quem parece não ter juízo é Mary!

  2. Mesmo mediante concurso em igualdade de circunstâncias com os docentes do ensino secundário nunca conseguia entrar neste! É realmente uma afonta aos académicos do ensino superior! Que conhecimentos tem para orientar teses de mestrado ou de doutoramento? Mais palavras para quê?

  3. A esquerda ressabiada no seu melhor (ou pior). Vou repetir pela milésima vez… Quem nos levou à falência foi o PS. O Passos Coelho apenas endireitou as contas do estado… (Nota-se: do “estado” não as nossas contas)

    • Caro manolho, presumo que não esteja a responder ao meu comentário. De contrário teria de lhe perguntar se acha que me sinto ressabiado e quem lhe disse que sou da esquerda?
      Agora, quanto seu comentário, quem parece não estar bem é o manolho. A notícia é sobre a hipótese de Passos Coelho ir dar aulas de mestrado, com salário igual aos dos professores catedráticos no topo da carreira universitária. É sobre este absurdo que trata a notícia e os comentários já aqui colocados.
      Quanto a Passos Coelho ter endireitado as contas, como diz, não se iluda. O que ele fez foi outra coisa.
      Mas se acha mesmo que as endireitou, explique como o fez, porque eu não sei. Desde já obrigado.

      • É esquerdalha, porque se nota. Não é preciso fazer nenhuma tese.
        E é ressabiado, sim senhor!
        Viva a sua pobre vida e deixe trabalhar quem sabe.

  4. Deviam todos os que governaram desde 1995 ficar a ganhar o mesmo que estou receber mensalmente para mim, para dar de comer ao meu filho e para pagar as contas da casa, afinal o meu empenho foi igual.

    • Foi igual?
      Não me faça rir.
      Eu também vivo com dificuldades, com dois trabalhos e não me queixo.
      PPC foi dos melhores primeiro-ministro que Portugal já teve.
      Vai ficar na história como o Salvador de Portugal!

      • Ui! Vive “com dificuldades, com dois trabalhos e não” se queixa? E ainda diz (afirma) que o “PPC foi dos melhores primeiro-ministro que Portugal já teve.”? Ora… “Não me faça rir.”… Ou melhor! Chorar…

        A senhora ou é cega ou masoquista (ou as duas coisas). Só mesmo alguém assim poderia afirmar algo de tão absurdo.

        Salvou? O quê? Alguns ricaços em Portugal? Provavelmente. O resto (dos portugueses)? Que se fod…. (foi o que ele pensou e ainda pensa, juntamente com a maioria da direitalha).

        TENHA JUÍZO!!! É assim e nada se pode fazer, mas não mostre tanto… É vergionhoso para si. Já basta o PPC (como lhe chama) fazer figura de urso (como SEMPRE fez!)…

  5. Seja de esquerda ou de direita, tenha ou não mestrado ou doutoramento o que conta é a experiência enquanto primeiro-ministro. Acho que seria válido para qualquer outro que tenha ocupado o lugar à exceção do artista atual que quando muito poderia ocupar o lugar de tratador dos macacos no jardim zoológico de lisboa.

    • Neste país há sempre quem consiga defender o indefensável. Nem que Passos Coelho tivesse mandado violar 50 criancinhas, você não hesitaria em defendê-lo. Ler o que você escreve é como contra-argumentar consigo: Uma perda de tempo.

    • Experiência profunda, os resultados mostram! Quer como primeiro ministro quer como oposição. O País sabe bem,…inclusivamente o PSD dele se despede com agradecimento e mágoa. Saiu de porta aberta para o seu lugar.
      Não há dúvida Sr das feras,… está à vista. Em qualquer Universidade será sempre um exemplo de obra marcada. Haja alunos e verba,…. e fica o buraco tapado.

      • Os resultados foram uma merd@… Mostram o quê? Qual experiência profunda?O país sabe bem?.. Pois sabe e bem o demonstrou nos resultados arrasadores das autárquicas!

        O gajo demitiu-se do PSD por tanta asneira dizer e fazer, ou já se esqueceu?? O PSD despede-se com mágoa?.. Só se for a mágoa que ele causou ao Partido! Manuela Ferreira Leita foi bem clara em entrevista à TVI em Setembro do ano passado: “Pedro Passos Coelho não tem condições para continuar na liderança dos sociais-democratas”. Se o Partido está comovido com a sua partida, é de alegria!

        • Sim. O país era muito melhor com 11% de défice. O futuro vai fazer-lhe justiça. O melhor primeiro-ministro que Portugal teve. E se o tribunal constitucional tivesse deixado os principais problemas do país teriam ficado resolvidos.

          • Baixou-se o défice com a venda da EDP, e os Chineses não cumpriram a criação de postos de trabalho que estava em contato e ainda se recusam a pagar o devido, têm benefícios fiscais absurdos, isto porque os senhores junto com a EDP tiveram que ficar com Mechias, catrogas e mais uma mão cheia de escomalha laranja. Venderam os CTT, As companhias das Águas, a PT, e todos os problemas que isso nos está a causar. Assim é fácil baixar défices, vender tudo o que se têm, fazer cortes em ordenados e reformas e congelar o investimento público e ainda assim fazer crescer a dívida pública disparar o desemprego e as insolvência, acho que o senhor está enganado, a história vai dizer que foi o pior governo da história da Europa. Este senhor poderá estar a ser justamente colocado na universidade se a cadeira que for lecionar tiver como título COMO NAO GOVERNAR UM PAÍS

          • “O melhor primeiro-ministro que Portugal teve. E se o tribunal constitucional tivesse deixado os principais problemas do país teriam ficado resolvidos.” Falou como um verdadeiro ditador! Mai nada!

    • Experiência profunda ? Positiva ou negativa ?? Os resultados mostram! Quer como primeiro ministro quer como oposição. O País sabe bem,…inclusivamente o PSD dele se despede com agradecimento, mágoa e com desejos de boa viagem. Saiu de porta aberta para não voltar.
      Sr das feras,… está à vista. Em qualquer Universidade será sempre um exemplo de obra marcada. Haja alunos e verba,…. e fica o buraco tapado.

      • “Os resultados mostram!”? Só não vê quem não quer. Parece o árbitro de um jogo em que toda a gente viu que foi falta menos ele… Oftalmologista? Boa?

    • Sim. Mas tu não sabes fazer contas. Por isso não percebes o que ele quer dizer. Continua a brincar com o pião.

      • Subsidio-depende?
        Isso (e vender o país ao desbarato) não é o resumo da vida profissional do Passos Coelho?!
        Pois… bem me parecia!…

        • Sim. É sempre melhor fazer como o anterior e deixar o país com uma mão à frente e outra atrás. O senhor provavelmente já estará habituado a andar em trajes menores.

          • Lá por o anterior ser bandido, este não pode ser criticado?!
            Era só o que faltava!… estou a ver que o senhor provavelmente já estará habitado a ser palerma!…
            Este, mais um bocado e deixava o país com a duas mãos atrás – isto se ele e os amigos entretanto não vendessem o país todo ao desbarato!…
            Além disso, convém não esquecer que o Sócrates também veio da JSD (tal como o Passos)!!

            • Pertinente observação. Neste país de gente estúpida que vê a realidade como um filme de índios e cow-boys, se um gajo do PS é mau, o gajo do PSD tem de ser bom porque paraestas mentes simples, a realidade só pode ser compreendida em terms de uma dicotomia de A contra B.

              É que por acaso eu ainda me lembro de abração que o Sócrates deu ao Cherne do PSD, a dizer “porreiro, pá”. MAs os burrinhos deste país ainda cham que eles são inimigos e nem comem àmesma mesa nem nada.

              Povo estúpido masoquista do “quanto mais me bate, mais gosto de ti” claro que vem defender o Passos Coelho.

  6. Mau… mas isto é alguma piada de mau gosto?!
    Espero bem que isto seja mentira… tem que ser!!…
    Uma coisa é este parasita e incompetente ir dar aulas numa universidade privada manhosa (falaram na Lusíada); outra é ir fazer cenas tristes (e pagas a peso de ouro) numa Universidade Publica!!
    Isso não pode acontecer e seria o descrédito completo da Universidade de Lisboa – além de ser imoral (e, provavelmente, ilegal)!!
    Os docentes a Universidade de Lisboa tem que boicotar esta vergonha!!
    O pior é que este foi precisamente este artista que cortou na educação publica para dar mais aos amigos do privado!…

    • Pois é verdade cortou na Pública, mas o “Chefe” desta Universidade para aonde vai “ensinar” é das listas do PSD. Eles garantem sempre os lugares uns dos outros.

      Vamos ver se a FENPROF vai convocar uma manifestação contra esta vergonha.

  7. Assim vai a reles-publica, heis o “campeão” do liberalismo para os outros, o defensor do menos estado, da redução da função publica, do que convidava a emigrar e via o desemprego como oportunidade para sair da zona de conforto, o palhaço que nunca criou nada por ele mesmo e viveu sempre a conta de subsídios, tachos dos amigos e do estado, o proveta da JSD e ainda há gente que defende isto? Que tem a lata de papaguear o seu cínico e hipócrita discurso? E vergonha na cara, pudor não ou houve uma overdose na ração de palha nestes seguidores cegos?

  8. Isto só mostra a podridão que existe na politica e nos dirigentes politicos. Mas se é uma universidade publica, o governo deve pura e simplesmente vetar esta entrada. Como é possivel um traste que roubou descaradamente Portugal e os Portugueses pode dar aulas do que quer que seja???? O governo deve despedir imediatamente o reitor desta ou destas universidade, porque trata-se claramente de favores politicos e isto nao pode acontecer

  9. Como um sujeito sem Mestrado, sem Doutoramento, sem Obra feita vai dar aulas numa Universidade pública equiparado a Catedrático? Todos sabemos que ele se licenciou numa universidade privada sem prestígio nenhum e com uma nota final medíocre. Que legitimidade tem este sujeito para ser professor universitário? É uma afronta a todos os professores universitários que progrediram na carreira académica durante décadas e de repente vêm este sujeito cair ali de paraquedas sem mérito, nem conhecimento crítico. Digamos que ele foi convidado por causa da experiência como primeiro-ministro, ora todos sabemos que o consulado do PC foi um dos períodos mais traumatizantes para a sociedade portuguesa pós-25 de Abril, o que ele vai ensinar sem as cábulas da Troika e as lições do FMI? Talvez como fazer dividas na Tecnoforma e se livrar da Justiça? Como não pagar a Segurança Social e não ser penalizado por isso. Como chegar aos 40 anos sem nunca ter trabalhado. Chegou a hora de Passos Coelho emigrar!

  10. Anda RELVAS que tens mais um taxo garantido numa universidade qualquer a gosto, para aumentares a tua reforma desde os 51 anos.

  11. Eu gosto de ver os jogos se snoker de nivel mundial . Quero com isto dizer que a preocupação dos jogadores é onde vai ficar a bola branca(para a seguinte jogada).Ora,quando se está no Governo ,o que interessa é quando saímos e para onde vamos, [a tal jogada da bola branca].
    Deixar a próxima jogada assegurada aliás ,é o que quase todos os politico fazem….!!!!!!!!
    DISSE…..

      • Sim. Quem deixou o país nas lonas é que é bom. Quem resolve o problema não é útil. O senhor há-de ser daqueles que só tira o preservativo para mijar e para f?#$%&º. Palonso!

        • Bem… Parece-me que você é daqueles que gostam que lhe vão ao c% e até gosta!… E até pede mais! Palonso? Não… Você é bem pior.

          “Quem resolve o problema não é útil.” Mas que problema foi resolvido? Continuamos mal (pior). será que pode enumerar algum problema (real) que este “senhor” resolveu (não é necessário enumerar aquilo que “ele” facilitou/resolveu aos patrões…)

          • És mesmo palerma…
            É por causa de labregos como tu que o país não descola. Faz-te à estrada e emigra, ranhoso.

            • Eu sei… Custa não custa? Ganhar as eleições mas perder a Assembleia? Uma sugestão: Compensan… Ah! Outra sugestão (vinda do seu amigo Passos): Emigre (você!)!

              PS: “É por causa de labregos como tu que o país não descola.” Sim… Porque quando estávamos com o Passos/Portas Portugal “descolou” muito…

  12. A inveja, o partidarismo de cada um é realmente nojento, já se viram ao espelho e tiraram alguma conclusão, será que as funções que desempenham estão à vossa altura, ninguém criticou a vossa actuação no dia a dia, consideram-se pessoas perfeitas…então irem todos apanhar aonde as galinhas apanham.

  13. Se fosse eu, teria o vencimento minimo e teria de concorrer ao concurso publico e meter uma cunha.
    Se fosse eu, teria que pagar os 150.000 € com juros de mora e o fisco já teria feito uma penhora a minha conta bancaria

  14. Veremos se o Reitor do Instituto que pertence á Universidade de Lisboa, não se vem queixar que não tem dinheiro para papel higiénico. Para além da falta de vergonha de quem convida o Diabo Neo-Liberal, falta saber o que pensam os professores do Instituto que são ultrapassados pela “berma da estrada”. Estão a ser achincalhados e tratados como cães da rua. E ainda lhes é passado um atestado de incompetência e menoridade intlectual.

  15. Como é possível uma situação destas? Um professor catedrático tem de muito trabalhar para chegar a esta posição e tem de se sujeitar a vagas e a concursos para professor catedrático, e poderá nunca lá chegar!!! Bem percebi, que este indivíduo, que mal lê e escreve, parece que sabe cantar, vai ocupar um cargo de professor catedrático convidado auferindo um salário igual ao daqueles que levaram quase uma vida inteira para lá chegarem, e por vezes não conseguiram, e ocupando um lugar não por mérito próprio, mas por imposição política !!! Se este senhor não tem vergonha na cara, mas apenas vaidade, teremos de ser nós a coloca-lo no lugar que merece, no fim de uma lista de admiráveis e esforçados professores. Haja bom senso, estamos fartos de oportunismos, caímos no ridículo de nem nas nossas universidades acreditarmos!!!

  16. Que conceitos irá este passos a ensinar? Cidadania não sabe, economia também não! Apenas sabe como roubar o pais e o pobre povo! E o doutoramento????????????

  17. Passos Coelho é um privilégio em relação a muitos doutorados deste país Como governante não lhe faltou coragem e humidade são valores fundamentais para espírito universal

    • Talvez não lhe tenha faltado HUMIDADE (sabe-se lá onde) mas isso de coragem (viu-se bem a coragem na subserviência à “União”…) foi coisa que ele não teve. Teve é um enorme desrrespeito pela Constituição e pelso portugueses (excepto uma minoria que ele ajudou a crescer – os ricos!).

      Um homem que vende serviços absolutamente essenciais a um estado de direito (água, electricidade, correios, etc) a interesses estrangeiros (deixando-nos á mercê desses países)… a preço de saldo… E é um grande homem? O melhor PM de sempre que salvou Portugal? E ainda falam da esquerda ressabiada… Não está tudo doido, concerteza, (senão a esquerda não estaria a governar o país) mas há práqui muita gente que lhe falta muitos parafusos… Mesmo muitos!…

  18. Mais um “espertinho”, “filhinho do papá” que andou numa universidade privada, que com “cunhas” ingressou na política e agora passa à frente de Professores que vêm o seu real trabalho no lixo. Quem estudasse no privado não deveria ser aceite no ensino público.

RESPONDER

FC Porto e Sporting com duelos de "primeira" na Taça, Benfica à espera

O sorteio realizado, esta quarta-feira, deu a conhecer os adversários do FC Porto e do Sporting na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Benfica ainda aguarda o resultado da partida entre Vilafranquense e Sanjoanense. O FC …

Von der Leyen lembra Hungria e Polónia que milhões de europeus estão à espera

A presidente da Comissão Europeia deplorou, esta quarta-feira, o impasse na aprovação do Orçamento Plurianual e do Fundo de Recuperação, apontando que os líderes devem uma resposta urgente a milhões de cidadãos europeus angustiados, incluindo …

Lista da Bloomberg ordena os 50 países que respondem melhor à pandemia. Portugal fora dos 30 primeiros

O Ranking da Bloomberg avalia dez critérios que dizem respeito à forma como os países dominaram a pandemia. Portugal aparece sensivelmente a meio, melhor no acesso à saúde, pior no fator económico. A Bloomberg, grupo de …

Altice Portugal corta relações institucionais com a Anacom

A Altice Portugal anunciou, esta quarta-feira, que decidiu suspender "qualquer relacionamento institucional" com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). "No atual contexto, em que toda a economia nacional e seus agentes se sentem já esclarecidos e …

Ana Gomes espera que Marcelo pare de alimentar "tabu" sobre uma recandidatura

A candidata presidencial Ana Gomes disse nesta quarta-feira esperar que o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não continue a alimentar o "tabu" sobre uma recandidatura, "até para não se valer do cargo" …

Bloco de Esquerda vai votar contra o Orçamento do Estado

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que vai ser votada, na Assembleia da República, esta quinta-feira. De acordo com o jornal Público, a decisão ainda vai …

Agência europeia de aviação prepara-se para autorizar regresso do Boeing 737 MAX

A Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) manifestou hoje intenção de aprovar o regresso da aeronave Boeing 737 MAX aos céus da União Europeia (UE), mas apenas se forem cumpridos requisitos técnicos e de …

Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições

O Presidente chinês deu os parabéns pela vitória ao Presidente eleito dos Estados Unidos, esta quarta-feira, expressando esperança num espírito de cooperação entre os dois países, para que todos fiquem a ganhar. A China foi uma …

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …