Passos Coelho foi alvo de 5 processos de execução fiscal

Walter Branco / Governo de Portugal

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

Entre 2003 e 2007, Pedro Passos Coelho foi alvo de cinco processos de execução fiscal por atrasos no IRS. 

Expresso teve acesso a documentos que comprovam os atrasos que o primeiro-ministro admitiu ter tido na entrega de declarações de IRS, no total de quase seis mil euros.

A publicação dá seguimento à questão colocada pelo Público ao primeiro-ministro ainda na segunda-feira, onde perguntava ao líder do PSD se “confirma ou desmente que entre 2002 e 2007 foi alvo de pelo menos cinco processos de contraordenação e de execução fiscal motivados pelo incumprimento das suas obrigações fiscais?”

O Público diz continuar sem resposta do gabinete de Passos Coelho, assim como o Expresso, que afirma ter colocado oito perguntas ao gabinete do primeiro-ministro, e o Diário de Notícias, que tinha pedido esclarecimentos sobre se o primeiro-ministro terá preenchido corretamente as suas declarações de IRS no período em que não pagou as contribuições à Segurança Social de 1999 a 2004.

Esta terça-feira, no discurso de encerramento das jornadas parlamentares do PSD, Passos Coelho tentou antecipar a polémica, admitindo ter sido questionado por um jornal sobre atrasos na entrega de declarações às Finanças.

“Podem crer que eu muitas vezes me atrasei”, adiantou Passos Coelho, admitindo que “muitas vezes na minha vida, ou me atrasei, ou entreguei na altura em o Estado me exigiu aquilo que era exigido”. “Nunca deixei de solver as minhas responsabilidades”, disse, rematando com “não tenho nenhuma dívida ao Fisco“.

“Faço questão de o dizer aqui hoje porque tive ainda ontem conhecimento de que há jornalistas e jornais que querem expor pormenores da minha vida fiscal com o propósito de mostrar que somos todos iguais”, afirmou na altura.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O que se espera de um homem (com letra pequena) que pactuou e sócio de um aldrabão como o pseudo Dr. Relvas, que para surpresa de todos aparece ligado ao idealista Sócrates,pois foi o Dr. Relvas que introduziu o Sócrates no grupo Lena,onde era um homem da confiança do grupo.
    Todas estas ligações são muito confusas, e não existem fronteiras, quando cheira a dinheiro.
    Portugal está de mal a pior!

  2. Se deve ao Fisco ou à SS é porque declarou!
    Não declarar é crime, porque há fuga.
    Se não pagou, é porque não tinha dinheiro. Para nós, ainda bem.
    Se não tinha dinheiro, e se não tinha um “amigo” que lhe emprestasse, também
    me deixa mais descansado.

  3. Hipocrisia:
    Fingimento de qualidades, princípios, ideias ou sentimentos que não se
    possuem, falsidade

    Tive um amigo que dizia sobre uma variante sexual: ”Fazem.se milhões todos os dias, mas ninguém assume que o faz.
    Digo eu: Quem exigiu Factura, quando interrogado se quer pagar IVA?
    Quem exigiu Factura, quando foi a um advogado
    Quem exigiu Factura, quando foi a um médico
    Quem exigiu Factura, ao pescateiro que foi a casa reparar qualquer anomalia
    Haja vergonha.

  4. afinal passos também viveu “como acusou os portugueses acima das suas possibilidades” os impostos são uma parte daquilo que auferimos , na altura muito menos que atualmente ,. Como não soube gerir as despesas dentro das suas possibilidades? Será que hoje tem sabido? E como? Com as receitas dos outros?

  5. depois de tanta porcaria cada vez mais esta na fossa eu dizia chiqueiro, oh povo português sofredor ha que correr com este paquiderme que pra qui esta so a lixar a malta que não pode corromper nada nem ninguém .Por favor não se esqueçam correr com ele definitivamente .

RESPONDER

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …