Passos Coelho foi alvo de 5 processos de execução fiscal

Walter Branco / Governo de Portugal

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

Entre 2003 e 2007, Pedro Passos Coelho foi alvo de cinco processos de execução fiscal por atrasos no IRS. 

Expresso teve acesso a documentos que comprovam os atrasos que o primeiro-ministro admitiu ter tido na entrega de declarações de IRS, no total de quase seis mil euros.

A publicação dá seguimento à questão colocada pelo Público ao primeiro-ministro ainda na segunda-feira, onde perguntava ao líder do PSD se “confirma ou desmente que entre 2002 e 2007 foi alvo de pelo menos cinco processos de contraordenação e de execução fiscal motivados pelo incumprimento das suas obrigações fiscais?”

O Público diz continuar sem resposta do gabinete de Passos Coelho, assim como o Expresso, que afirma ter colocado oito perguntas ao gabinete do primeiro-ministro, e o Diário de Notícias, que tinha pedido esclarecimentos sobre se o primeiro-ministro terá preenchido corretamente as suas declarações de IRS no período em que não pagou as contribuições à Segurança Social de 1999 a 2004.

Esta terça-feira, no discurso de encerramento das jornadas parlamentares do PSD, Passos Coelho tentou antecipar a polémica, admitindo ter sido questionado por um jornal sobre atrasos na entrega de declarações às Finanças.

“Podem crer que eu muitas vezes me atrasei”, adiantou Passos Coelho, admitindo que “muitas vezes na minha vida, ou me atrasei, ou entreguei na altura em o Estado me exigiu aquilo que era exigido”. “Nunca deixei de solver as minhas responsabilidades”, disse, rematando com “não tenho nenhuma dívida ao Fisco“.

“Faço questão de o dizer aqui hoje porque tive ainda ontem conhecimento de que há jornalistas e jornais que querem expor pormenores da minha vida fiscal com o propósito de mostrar que somos todos iguais”, afirmou na altura.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O que se espera de um homem (com letra pequena) que pactuou e sócio de um aldrabão como o pseudo Dr. Relvas, que para surpresa de todos aparece ligado ao idealista Sócrates,pois foi o Dr. Relvas que introduziu o Sócrates no grupo Lena,onde era um homem da confiança do grupo.
    Todas estas ligações são muito confusas, e não existem fronteiras, quando cheira a dinheiro.
    Portugal está de mal a pior!

  2. Se deve ao Fisco ou à SS é porque declarou!
    Não declarar é crime, porque há fuga.
    Se não pagou, é porque não tinha dinheiro. Para nós, ainda bem.
    Se não tinha dinheiro, e se não tinha um “amigo” que lhe emprestasse, também
    me deixa mais descansado.

  3. Hipocrisia:
    Fingimento de qualidades, princípios, ideias ou sentimentos que não se
    possuem, falsidade

    Tive um amigo que dizia sobre uma variante sexual: ”Fazem.se milhões todos os dias, mas ninguém assume que o faz.
    Digo eu: Quem exigiu Factura, quando interrogado se quer pagar IVA?
    Quem exigiu Factura, quando foi a um advogado
    Quem exigiu Factura, quando foi a um médico
    Quem exigiu Factura, ao pescateiro que foi a casa reparar qualquer anomalia
    Haja vergonha.

  4. afinal passos também viveu “como acusou os portugueses acima das suas possibilidades” os impostos são uma parte daquilo que auferimos , na altura muito menos que atualmente ,. Como não soube gerir as despesas dentro das suas possibilidades? Será que hoje tem sabido? E como? Com as receitas dos outros?

  5. depois de tanta porcaria cada vez mais esta na fossa eu dizia chiqueiro, oh povo português sofredor ha que correr com este paquiderme que pra qui esta so a lixar a malta que não pode corromper nada nem ninguém .Por favor não se esqueçam correr com ele definitivamente .

RESPONDER

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …