Passos Coelho foi alvo de 5 processos de execução fiscal

Walter Branco / Governo de Portugal

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

Entre 2003 e 2007, Pedro Passos Coelho foi alvo de cinco processos de execução fiscal por atrasos no IRS. 

Expresso teve acesso a documentos que comprovam os atrasos que o primeiro-ministro admitiu ter tido na entrega de declarações de IRS, no total de quase seis mil euros.

A publicação dá seguimento à questão colocada pelo Público ao primeiro-ministro ainda na segunda-feira, onde perguntava ao líder do PSD se “confirma ou desmente que entre 2002 e 2007 foi alvo de pelo menos cinco processos de contraordenação e de execução fiscal motivados pelo incumprimento das suas obrigações fiscais?”

O Público diz continuar sem resposta do gabinete de Passos Coelho, assim como o Expresso, que afirma ter colocado oito perguntas ao gabinete do primeiro-ministro, e o Diário de Notícias, que tinha pedido esclarecimentos sobre se o primeiro-ministro terá preenchido corretamente as suas declarações de IRS no período em que não pagou as contribuições à Segurança Social de 1999 a 2004.

Esta terça-feira, no discurso de encerramento das jornadas parlamentares do PSD, Passos Coelho tentou antecipar a polémica, admitindo ter sido questionado por um jornal sobre atrasos na entrega de declarações às Finanças.

“Podem crer que eu muitas vezes me atrasei”, adiantou Passos Coelho, admitindo que “muitas vezes na minha vida, ou me atrasei, ou entreguei na altura em o Estado me exigiu aquilo que era exigido”. “Nunca deixei de solver as minhas responsabilidades”, disse, rematando com “não tenho nenhuma dívida ao Fisco“.

“Faço questão de o dizer aqui hoje porque tive ainda ontem conhecimento de que há jornalistas e jornais que querem expor pormenores da minha vida fiscal com o propósito de mostrar que somos todos iguais”, afirmou na altura.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O que se espera de um homem (com letra pequena) que pactuou e sócio de um aldrabão como o pseudo Dr. Relvas, que para surpresa de todos aparece ligado ao idealista Sócrates,pois foi o Dr. Relvas que introduziu o Sócrates no grupo Lena,onde era um homem da confiança do grupo.
    Todas estas ligações são muito confusas, e não existem fronteiras, quando cheira a dinheiro.
    Portugal está de mal a pior!

  2. Se deve ao Fisco ou à SS é porque declarou!
    Não declarar é crime, porque há fuga.
    Se não pagou, é porque não tinha dinheiro. Para nós, ainda bem.
    Se não tinha dinheiro, e se não tinha um “amigo” que lhe emprestasse, também
    me deixa mais descansado.

  3. Hipocrisia:
    Fingimento de qualidades, princípios, ideias ou sentimentos que não se
    possuem, falsidade

    Tive um amigo que dizia sobre uma variante sexual: ”Fazem.se milhões todos os dias, mas ninguém assume que o faz.
    Digo eu: Quem exigiu Factura, quando interrogado se quer pagar IVA?
    Quem exigiu Factura, quando foi a um advogado
    Quem exigiu Factura, quando foi a um médico
    Quem exigiu Factura, ao pescateiro que foi a casa reparar qualquer anomalia
    Haja vergonha.

  4. afinal passos também viveu “como acusou os portugueses acima das suas possibilidades” os impostos são uma parte daquilo que auferimos , na altura muito menos que atualmente ,. Como não soube gerir as despesas dentro das suas possibilidades? Será que hoje tem sabido? E como? Com as receitas dos outros?

  5. depois de tanta porcaria cada vez mais esta na fossa eu dizia chiqueiro, oh povo português sofredor ha que correr com este paquiderme que pra qui esta so a lixar a malta que não pode corromper nada nem ninguém .Por favor não se esqueçam correr com ele definitivamente .

RESPONDER

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …