Passos Coelho foi alvo de 5 processos de execução fiscal

Walter Branco / Governo de Portugal

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

Entre 2003 e 2007, Pedro Passos Coelho foi alvo de cinco processos de execução fiscal por atrasos no IRS. 

Expresso teve acesso a documentos que comprovam os atrasos que o primeiro-ministro admitiu ter tido na entrega de declarações de IRS, no total de quase seis mil euros.

A publicação dá seguimento à questão colocada pelo Público ao primeiro-ministro ainda na segunda-feira, onde perguntava ao líder do PSD se “confirma ou desmente que entre 2002 e 2007 foi alvo de pelo menos cinco processos de contraordenação e de execução fiscal motivados pelo incumprimento das suas obrigações fiscais?”

O Público diz continuar sem resposta do gabinete de Passos Coelho, assim como o Expresso, que afirma ter colocado oito perguntas ao gabinete do primeiro-ministro, e o Diário de Notícias, que tinha pedido esclarecimentos sobre se o primeiro-ministro terá preenchido corretamente as suas declarações de IRS no período em que não pagou as contribuições à Segurança Social de 1999 a 2004.

Esta terça-feira, no discurso de encerramento das jornadas parlamentares do PSD, Passos Coelho tentou antecipar a polémica, admitindo ter sido questionado por um jornal sobre atrasos na entrega de declarações às Finanças.

“Podem crer que eu muitas vezes me atrasei”, adiantou Passos Coelho, admitindo que “muitas vezes na minha vida, ou me atrasei, ou entreguei na altura em o Estado me exigiu aquilo que era exigido”. “Nunca deixei de solver as minhas responsabilidades”, disse, rematando com “não tenho nenhuma dívida ao Fisco“.

“Faço questão de o dizer aqui hoje porque tive ainda ontem conhecimento de que há jornalistas e jornais que querem expor pormenores da minha vida fiscal com o propósito de mostrar que somos todos iguais”, afirmou na altura.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O que se espera de um homem (com letra pequena) que pactuou e sócio de um aldrabão como o pseudo Dr. Relvas, que para surpresa de todos aparece ligado ao idealista Sócrates,pois foi o Dr. Relvas que introduziu o Sócrates no grupo Lena,onde era um homem da confiança do grupo.
    Todas estas ligações são muito confusas, e não existem fronteiras, quando cheira a dinheiro.
    Portugal está de mal a pior!

  2. Se deve ao Fisco ou à SS é porque declarou!
    Não declarar é crime, porque há fuga.
    Se não pagou, é porque não tinha dinheiro. Para nós, ainda bem.
    Se não tinha dinheiro, e se não tinha um “amigo” que lhe emprestasse, também
    me deixa mais descansado.

  3. Hipocrisia:
    Fingimento de qualidades, princípios, ideias ou sentimentos que não se
    possuem, falsidade

    Tive um amigo que dizia sobre uma variante sexual: ”Fazem.se milhões todos os dias, mas ninguém assume que o faz.
    Digo eu: Quem exigiu Factura, quando interrogado se quer pagar IVA?
    Quem exigiu Factura, quando foi a um advogado
    Quem exigiu Factura, quando foi a um médico
    Quem exigiu Factura, ao pescateiro que foi a casa reparar qualquer anomalia
    Haja vergonha.

  4. afinal passos também viveu “como acusou os portugueses acima das suas possibilidades” os impostos são uma parte daquilo que auferimos , na altura muito menos que atualmente ,. Como não soube gerir as despesas dentro das suas possibilidades? Será que hoje tem sabido? E como? Com as receitas dos outros?

  5. depois de tanta porcaria cada vez mais esta na fossa eu dizia chiqueiro, oh povo português sofredor ha que correr com este paquiderme que pra qui esta so a lixar a malta que não pode corromper nada nem ninguém .Por favor não se esqueçam correr com ele definitivamente .

RESPONDER

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …