Passos Coelho “sabia que devia mais 26 meses do que pagou”

PSD / Flickr

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

Passos Coelho pagou à Segurança Social menos do que aquilo que sabia dever. É o que garante o jornal Expresso, que especifica que o primeiro-ministro “sabia que devia mais 26 meses do que pagou”.

O semanário adianta na sua edição deste sábado que a “conta corrente da Segurança Social indicava 58 meses por regularizar em 2012” e que o “sistema informático só contabilizou 32”.

De acordo com o Expresso, na declaração que Passos Coelho recebeu da Segurança Social, em 2012, depois de ter solicitado essa informação, estarão inscritos 58 meses de dívida, relativos ao período entre 1999 e 2004, num total de 7.534,8 euros.

Mas, num documento que terá sido emitido pela Segurança Social em Janeiro de 2013, referia-se apenas 3.914,7 euros de dívida, o mesmo montante que terá sido anunciado a Passos Coelho no mês passado, quando o primeiro-ministro foi confrontado com as perguntas do Público sobre as contribuições em falta.

Os dados reportados pelo Expresso sustentam que foi com base nestes dois últimos documentos que Passos Coelho pagou apenas 3.900 euros da dívida, incluindo juros. A confirmar-se este facto, o primeiro-ministro terá pago apenas 32 meses, faltando ainda pagar 26 meses.

Contactado pelo Expresso, o Instituto da Segurança Social terá sublinhado não ter qualquer informação sobre o referido documento solicitado por Passos Coelho em 2012, onde estaria inscrita uma dívida superior a sete mil euros.

O jornal especula que esse facto poderá estar relacionado com problemas informáticos no controle da informação sobre os trabalhadores independentes. Esta base de dados foi criada em 2007 e só incluirá as contribuições em dívida a partir de 2002.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Quero dizer ao primeiro ministro que depois de não ter dado explicações sobre o caso tecnoforma, dívidas á Seg. Social e fuga ao fisco, deve imediatamente demitir-se e pagar o que deve ao Estado Português. De maus exemplos a começar por si e a terminar pelo presidente da República, que não desta, mas das bananas está o inferno cheio!!!!!!!!!!! Por favor deixe de se agarrar ao tacho e peça trabalho à sua madrinha merkel.

  2. Gostaria de deixar aqui um apelo que é o seguinte: Deve o Sr. Primeiro ministro pagar tudo quanto deixou em atraso e mandar investigar imediatamente todos os 105.000 que fizeram exatamente o mesmo que ele (não pagaram), o que deve representar muitos milhões de euros, em falta nos cofres da segurança social e se possível por também todos os políticos a pagar impostos, assim como (IMI), que o patrimônio dos partidos políticos está isento!!! (MAS PORQUE RAZÃO ESTES ESTÃO ISENTOS??), é uma barbaridade e ofensa a quem paga e cumpre com os seus deveres.

  3. gasto comentar o que eu sinto da minha opinião para mim ou para outros
    Eu penso se acontecesse a mesma coisa eu não tinha culpa de quem esta a trabalhar na função de que diz respeito, e sinceridade nos assuntos tanto para direitos como também para haveres eu fosse primeiro ministro usuárias mais fiscalização com dinheiros que estão ser usados sem qualquer fundamento há usar esses benefícios para termos um bom trabalho

  4. Quando não encontram nada melhor do que isto para arremesso politico, nem assunto melhor para discutir e esclarecer, ficamos entendidos quanto ás competencias e hipocrisia dos que pretendem a alternancia na governação deste lugar mal frequentado. É que este assunto, do se deve ou não deve, seja a quem for, é simples de resolver, aliás é para isso e muito mais que existem os tribunais com autoridade e competencia e a tal sua tão apregoada independencia, num regime tido como muito perfeito e conduzindo ao tal socialismo paradisiaco, pelo menos assim parece ser por alguns dos seus defensores e mentores!
    Não entendo pois aqui a celeuma pois se é devedor que pague, com os juros devidos e já agora que seja avisado também nos termos da lei o que pelos vistos ainda não aconteceu, aliás muito pelo contrário a instituição diz que nada deve! Em quem e no que é que devemos acreditar? Já agora não se perca de vista a relatividade e escala do que se trata aqui será com certaza de um descuido, já que me parece completamente irracional e demente imaginar sequer que alguém pudesse enrriquecer com semelhante valor em questão! importancias destas e falhas menores das instituições ou dos contribuintes confundidos com os verdadeiros crimes de enormes consequencias e planeados para defraudar o país em larga escala e que arrastaram todos para dividas a longo prazo.
    Será portanto que chegamos á loucura da hipocrisia descarada e irreflectida de nos preocuparmos mais com descuidos irrelevantes do que com os crimes de larga escala e a ruina de todo o país ?

RESPONDER

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …