Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto de perder a sua ministra das Finanças.

Sem nomear António José Seguro ou António Costa, que disputavam a liderança do PS em 2014, Passos Coelho leu, de acordo com o semanário Expresso, algumas das declarações dos dois socialistas a propósito da escolha de Carlos Moedas para comissário Europeu. Seguro dizia que Moedas era uma escolha de “natureza partidária”, sem “peso político”. Costa concordava: “Foram escolher para comissário alguém que é o mais ortodoxo dos ortodoxos”.

A escolha de Maria João Rodrigues, a preferida do PS para ocupar o cargo, “teria sido o júbilo do país, tal o peso político da eurodeputada”, comentou Passos, referindo-se, implicitamente, ao facto de a eurodeputada ter ficado de fora da lista do PS para as últimas eleições europeias, após ser investigada por assédio moral no Parlamento Europeu.

“E agora o atual Governo faz uma avaliação positiva“, notou Passos. De facto, depois de muito crítico da escolha de Carlos Moedas, o atual primeiro-ministro acabou a tecer elogios ao social-democrata. “O país deve muito a Carlos Moedas”, disse Costa, em agosto.

“Devemos pesar melhor o que dizemos e assim evitamos andar a fazer política”, aconselhou o antigo-primeiro-ministro.

Passos revela que segurou Maria Luís

Carlos Moedas esteve para não ser comissário europeu, segundo Pedro Passos Coelho. Apesar ter sido sempre o nome na cabeça do então chefe de Governo, Jean-Claude Juncker tentou dissuadir o social-democrata e forçar a escolha de Maria Luís Albuquerque. “A questão era complexa e eu aceitei equacionar”, assumiu.

Assim, de acordo com o Jornal Económico, Maria Luís Albuquerque “não tinha pedido” para ser comissária europeia e a hipótese resultou de “uma insistência” de Jean-Claude Juncker.

No entanto, esse período coincidiu com os primeiros sinais evidentes da crise no BES e do processo que resultaria na resolução do banco. A pasta prometida a Maria Luís foi a que seria tutelada por Valdis Dombrovskis, responsável pelo Semestre Europeu e vice-presidente.

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque

“O BES inspirava a maior das preocupações e era uma semana crítica se o BES iria sobreviver ou não”, revelou. “Jean-Claude Juncker, não posso indicar a minha ministra das Finanças. Mas garanto-te: não ficas pior”, disse Passos, ao telefone com o então presidente da Comissão.

Passos disse ainda que nunca desejou a pasta dos Fundos Estruturais. “Não sei como é que este o Governo a quis – somos grandes beneficiários dos fundos – a não ser para fazer propaganda no país, não serve para mais nada”, atirou. Aliás, o antigo primeiro-ministro acrescentou que o seu Governo tinha “interesse em tudo”, menos na pasta responsável pela gestão dos fundos comunitários.

O antigo primeiro-ministro assumiu que aconselhou Carlos Moedas a recusar a pasta dos Assuntos Sociais, como parecia ser essa a vontade de Juncker. Carlos Moedas acabou por ficar com a pasta da Investigação, Ciência e Inovação, ficando assim o comissário português responsável pelo maior programa-quadro de sempre de investigação e inovação da UE, o Horizonte 2020.

De acordo com o jornal Público, Passos elogiou Moedas pela coragem de tomar posições políticas enquanto exerceu o mandato, mas não falou diretamente do futuro político no PSD do agora administrador da Gulbenkian. “Não sei o que quer fazer na vida, faça bom uso do que foi recolhendo pelo caminho”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …

Temeu-se uma explosão em Paris. Mas foi "apenas" um caça a quebrar a barreira do som

Um avião militar que ultrapassou a barreira do som provocou esta quarta-feira o receio de que tivesse ocorrido uma explosão em Paris, já que o barulho foi ouvido em grande parte da capital francesa e …

Maduro propõe neutralizar sanções norte-americanas com Lei Antibloqueio

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou na terça-feira um projeto de Lei Antibloqueio à Assembleia Constituinte (AC, composta unicamente por simpatizantes do regime) para neutralizar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos (EUA) …

Subsídio aos pobres na pandemia "não pode ser para sempre"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta terça-feira que os subsídios destinados aos mais pobres pelo Congresso no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 “infelizmente para os demagogos e comunistas, não pode …

Reembolso do IVA do turismo e restauração pode demorar um ano se vier no IRS

A partir de 2021 os contribuintes poderão receber parte do valor do IVA de consumos no setor do turismo e restauração, medida anunciada pelo Governo na segunda-feira e que, antecipou a Deloitte, pode ser concretizada …

Novo lay-off passa a ser acessível para empresas com perdas entre 25% e 40%

As empresas com quebras de faturação homólogas entre 25% e 40% vão poder recorrer ao apoio à retoma progressiva, instrumento que passa também permitir a redução até 100% do horário quando a quebra de faturação …

Associação das Forças Armadas considera diretiva para comunicação inclusiva uma "provocação"

O presidente do Conselho Nacional da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) afirmou que a nova diretiva do Governo que implementa uma comunicação inclusiva em todos os documentos oficiais é uma provocação aos militares …

60 milhões de infetados na Índia? Casos podem ser 10 vezes mais do que os números oficiais

Mais de 60 milhões de pessoas na Índia podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais que os números oficiais, anunciaram esta terça-feira autoridades médicas responsáveis pela pandemia, citando um estudo nacional …

Mais dois projetos do Chega "chumbados" na comissão de Assuntos Constitucionais

A comissão de Assuntos Constitucionais concluiu esta quarta-feira pela inconstitucionalidade de duas iniciativas do Chega, um projeto de lei para limitar o número de ministros e uma resolução a propor um referendo para reduzir o …

Mourinho, Dier, Lineker: "Os jogadores deixaram de fazer aquilo no relvado?"

Mais do que a vitória sobre o Chelsea, o jogo do Tottenham na Taça da Liga vai ser recordado durante muito tempo por outro motivo... E Mourinho criticou as datas dos jogos. O Tottenham levou a …