Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto de perder a sua ministra das Finanças.

Sem nomear António José Seguro ou António Costa, que disputavam a liderança do PS em 2014, Passos Coelho leu, de acordo com o semanário Expresso, algumas das declarações dos dois socialistas a propósito da escolha de Carlos Moedas para comissário Europeu. Seguro dizia que Moedas era uma escolha de “natureza partidária”, sem “peso político”. Costa concordava: “Foram escolher para comissário alguém que é o mais ortodoxo dos ortodoxos”.

A escolha de Maria João Rodrigues, a preferida do PS para ocupar o cargo, “teria sido o júbilo do país, tal o peso político da eurodeputada”, comentou Passos, referindo-se, implicitamente, ao facto de a eurodeputada ter ficado de fora da lista do PS para as últimas eleições europeias, após ser investigada por assédio moral no Parlamento Europeu.

“E agora o atual Governo faz uma avaliação positiva“, notou Passos. De facto, depois de muito crítico da escolha de Carlos Moedas, o atual primeiro-ministro acabou a tecer elogios ao social-democrata. “O país deve muito a Carlos Moedas”, disse Costa, em agosto.

“Devemos pesar melhor o que dizemos e assim evitamos andar a fazer política”, aconselhou o antigo-primeiro-ministro.

Passos revela que segurou Maria Luís

Carlos Moedas esteve para não ser comissário europeu, segundo Pedro Passos Coelho. Apesar ter sido sempre o nome na cabeça do então chefe de Governo, Jean-Claude Juncker tentou dissuadir o social-democrata e forçar a escolha de Maria Luís Albuquerque. “A questão era complexa e eu aceitei equacionar”, assumiu.

Assim, de acordo com o Jornal Económico, Maria Luís Albuquerque “não tinha pedido” para ser comissária europeia e a hipótese resultou de “uma insistência” de Jean-Claude Juncker.

No entanto, esse período coincidiu com os primeiros sinais evidentes da crise no BES e do processo que resultaria na resolução do banco. A pasta prometida a Maria Luís foi a que seria tutelada por Valdis Dombrovskis, responsável pelo Semestre Europeu e vice-presidente.

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque

“O BES inspirava a maior das preocupações e era uma semana crítica se o BES iria sobreviver ou não”, revelou. “Jean-Claude Juncker, não posso indicar a minha ministra das Finanças. Mas garanto-te: não ficas pior”, disse Passos, ao telefone com o então presidente da Comissão.

Passos disse ainda que nunca desejou a pasta dos Fundos Estruturais. “Não sei como é que este o Governo a quis – somos grandes beneficiários dos fundos – a não ser para fazer propaganda no país, não serve para mais nada”, atirou. Aliás, o antigo primeiro-ministro acrescentou que o seu Governo tinha “interesse em tudo”, menos na pasta responsável pela gestão dos fundos comunitários.

O antigo primeiro-ministro assumiu que aconselhou Carlos Moedas a recusar a pasta dos Assuntos Sociais, como parecia ser essa a vontade de Juncker. Carlos Moedas acabou por ficar com a pasta da Investigação, Ciência e Inovação, ficando assim o comissário português responsável pelo maior programa-quadro de sempre de investigação e inovação da UE, o Horizonte 2020.

De acordo com o jornal Público, Passos elogiou Moedas pela coragem de tomar posições políticas enquanto exerceu o mandato, mas não falou diretamente do futuro político no PSD do agora administrador da Gulbenkian. “Não sei o que quer fazer na vida, faça bom uso do que foi recolhendo pelo caminho”, rematou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …