/

Passos assume “lapso” e aproveita para lançar farpa ao PS

6

Pedro Nunes / Lusa

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD corrigiu nesta segunda-feira um “lapso” que cometeu ao anunciar o pagamento antecipado de 5,4 mil milhões de euros ao FMI, dizendo que o que vai ser pago pelo Estado é dívida contraída pelo PS.

“Hoje, ao almoço, por lapso, disse que íamos agora, a 15 de outubro, pagar mais 5,4 mil milhões de euros de pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI). E eu, quando tenho lapsos, corrijo-os, sem nenhum problema. Eu vou fazer a correção”, declarou Pedro Passos Coelho.

Num comício da coligação PSD/CDS-PP no pátio da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, o também primeiro-ministro acrescentou: “A 15 de outubro, vamos pagar 5,4 mil milhões de euros, não é ao FMI, são Obrigações do Tesouro que foram contraídas há dez anos pelo Governo socialista e que nós agora vamos amortizar à dívida pública portuguesa a 15 de outubro”.

Quanto aos reembolsos ao FMI, Passos Coelho referiu que já “foram mais de oito mil milhões de euros de pagamentos antecipados” desde o início do ano.

A este propósito, destacou que o valor do empréstimo da troika composta por FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu ao Estado português “não foram 78 mil milhões de euros”, porque o Governo PSD/CDS-PP prescindiu da última tranche.

Neste comício da coligação Portugal à Frente, Passos Coelho considerou que cada geração tem uma missão, e que a missão da “geração da democracia portuguesa” é pôr fim ao que apelidou de “ciclo vicioso” de sucessivos resgates externos.

/Lusa

6 Comments

  1. E quem é que irá pagar as dividas que a actual governação tem contraído? É que o governo do PS também pagou dividas do governo que o antecedeu…

  2. Essa história das amortizações tem muito que se diga, pois a dívida total continua a subir. São mentirosos profissionais, o que andam a fazer agora é uma variante do esquema da pirâmide… pedem dinheiro emprestado para pagar dívidas contraídas, em vez de a canalizarem para investimento, que, esse sim, gera riqueza ao país.
    Só possível porque os donos de Portugal (sim, o país já foi vendido) baixaram os juros a cobrar e é essa diferença que anda a ser reposta. Quando os donos de Portugal quiserem acabar com a brincadeira, só têm que aumentar os juros.

  3. caro Pedro. recomendo que consulte informação com maior atenção ou reveja as suas fontes antes de falar da evolução da divida publica ou externa do pais. ha pessoas muito serias e muito competentes a trabalhar em condições dificeis que não merecem o seu desrespeito.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.