/

Passes de Lisboa e Porto podem vir a ser usados nos táxis

José Sena Goulão / Lusa

Os passes de Lisboa e do Porto podem vir a ser utilizados para percursos específicos realizados por táxis. O objetivo é modernizar este setor dos transportes.

De acordo com o Jornal de Notícias, a proposta conta num relatório preliminar do grupo de trabalho criado pelo Governo para a modernização do setor e que ainda está a ser analisada.

A medida está a ser discutida por um grupo de trabalho coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), contando com representantes do Governo, da Direção-Geral do Consumidor, dos autarcas das áreas metropolitanas em causa e das associações do setor, que são a ANTRAL e Federação Portuguesa do Táxi.

Segundo o jornal, os táxis passariam a fazer trajetos específicos que não sejam realizados por autocarros, metro e comboio nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, no âmbito de “pacotes de serviços” que seriam pagos através do Lisboa Viva e do Andante.

Outra das hipóteses é que estes pacotes serem pagos com o cartão de refeição, que atualmente só pode ser utilizado em alguns restaurantes e estabelecimentos comerciais. Neste caso, a finalidade do cartão de refeição teria de ser alterada.

O grupo de trabalho propõe ainda mudanças nas tarifas dos táxis, que não são alteradas desde 2013, e a contratação de viagens através de uma aplicação de telemóvel, em que o cliente poderá optar entre o valor fixo que surge na aplicação ou a utilização do taxímetro durante a viagem.

As propostas incluem ainda o pagamento através de multibanco em todos os táxis e a criação de um preço único intermunicipal, que permite viajar entre dois ou mais concelhos vizinhos pelo mesmo preço.

Há ainda outras propostas em disucssão, como passar a ser possível contratar os serviços de um táxi para operar durante algumas horas, um dia inteiro ou até uma semana através de pré-reserva.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.