Passe único atrasado na maior parte dos municípios do país

Em 14 municípios nacionais, os descontos com o passe único atrasaram: em alguns locais, a medida ganha efeito a partir deste mês e outros estão marcados para começarem em junho.

Estavam previstos para avançarem a partir do dia 1 de abril deste ano, mas só foram cumpridos em oito das 21 regiões do país. Segundo o Jornal de Notícias, há atrasos causados pelas alterações nos sistemas de bilhética e devido à negociação com as empresas de transporte.

No caso da Área Metropolitana do Porto, o passe único intermodal já entrou em vigor, mas nem todas as operadoras aderiram logo em abril. Agora, ficam apenas de fora três transportadoras (Feirense, Albano Esteves Martins e Transdev Norte). Já o passe gratuito para crianças até aos 12 anos estará disponível a partir de setembro.

No Cávado, a gratuitidade total no transporte escolar até ao 12.º ano escolar apenas avançou com em Vila Verde e Amares. “Não era possível reformar todo o sistema de bilhética e fazer o contacto com as rodoviárias para tão breve”, explicou ao JN o corpo dirigente do Alentejo Central. Já no Alentejo Litoral, que abrange os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, a promessa só entra em vigor em junho.

A entrarem em vigor em maio estão previstos os seguintes município: Alto Tâmega, Tâmega e Sousa, Trás-os-Montes, Aveiro, Alto Minho (previsão), Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela (dia 15), Viseu Dão Laefões, Douro (ou junho), Leiria, Lezíria do Tejo, Alentejo Central, Algarve, Alto Alentejo.

Apesar de ainda não haver um balanço do primeiro mês, os descontos e a implementação do passe único na Área Metropolitana de Lisboa, que tem mais de 464 mil utilizadores dos transportes públicos, levaram a um aumento de 30% no número de utentes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutra hora. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …