Revolução nos transportes com passes grátis para crianças e benefícios para famílias

As famílias de Lisboa e do Porto vão pagar, a partir do próximo ano, no máximo dois passes para circularem nos transportes públicos. O passe mensal custará, no máximo, 40 euros e as crianças até aos 12 anos passam a viajar de graça.

António Costa disse “sim” à criação do passe único nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, uma medida proposta pelos presidentes Eduardo Vítor Rodrigues e Fernando Medina.

O passe único implica a criação de uma tarifa única (30 euros) para circulação em transporte público nos municípios de Porto e do Lisboa, e um máximo de 40 euros para as deslocações entre os concelhos das duas áreas metropolitanas.

A medida, que entrará em vigor no Porto em Abril de 2019 e mais tarde em Lisboa, prevê que as famílias de Lisboa e do Porto passem a pagar um máximo de 80 euros para usar os transportes públicos, já que mesmo com agregados familiares alargados só pagarão dois passes.

Além disso, avança o Jornal de Notícias, este novo sistema permitirá que as crianças até aos 12 anos de idade andem de graça nos transportes públicos.

A medida vai avançar em datas distintas nas duas cidades uma ve que, na Área Metropolitana do Porto, uma parte da rede de transportes está sustentada num tarifário e bilhética únicos – o Andante – o que significa que a região pode mais facilmente concretizar esta mudança. Já na capital subsistem cerca de 2300 títulos de transporte diferentes, segundo Fernando Medina.

Esta medida tem também como objetivo atrair mais utentes para os transportes públicos, de modo a reduzir o tráfego automóvel das cidades e melhorar o ambiente.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou a criação deste título em entrevista à TVI, na passada segunda-feira. O desenho final da medida e os respetivos preços estão na fase final de aprovação. Os ministérios do Ambiente e das Finanças estão ainda a acertar detalhes.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. lá estamos mais uma vez a especular ( ou a prepar a campanha eleitoral) não há datas concretas para entrar em funcionamento estas regras, nem o que é preciso fazer para ter esta benesse , e não quero entender mal pois á primeira vista o que eu entendo é que as familias de Lisboa e Porto (pelo menos desta vez não é só Lisboa) vão ter benesses no preço dos transportes … e então os habitantes dos concelhos á volta de Lisboa que todos os dias se deslocam para a capital para trabalhar (e no meu caso tenho de apanhar 3 transportes , LT + metro + carris) vão continuar a pagar os preços de hoje ou quê? e o serviço vai melhorar tipo a frequencia e a qualidade dos transportes , já para não falar dos horários que acabam por volta das 21.00h … enfim esperar para ver mais uma vez.

  2. Pelos vistos vão pagar todos os portugueses para que apenas alguns beneficiem da medida, bem vistas as coisas será criar ainda um fosso económico maior entre as duas cidades e o resto do país.

  3. Ora aqui temos um exemplo quanto à forma de (des)governar …
    Uns sao filhos da maezinha (Poto e Lisboa) os outros sao bastardos e pagam para os meninos da mama. Que rico socialismo! Que rica democracia! Que esperteza na conquista de votos!

    • Qual é a cidade que eu não conheço? POTO?

      Talvez não vá muito ao interior, senão sabia que as Câmaras Municipais tem autocarros para trazer as crianças que vivem nas aldeias, para o local aonde têm as escolas.

      • Curioso… eu moro no interior e desconheço esses transportes grátis!
        A imaginação das hostes socialistas é mesmo demais!
        O passe custa, no caso do meu filho, 40€ mensais para fazer os 10Km da Aldeia para a Cidade… Grátis!! É só rir!

      • Conhece perfeitamente só que a malvadez da sua mente leva-o a fazer de palerma.
        Nasci numa Qta do Douro e fazia 4kms a pé para a aldeia mais proxima e daí para a escola da vila.
        Tal como refere o “Melga”, o “mm” (caricato… nao conheco este nome…!), as hostes deram-lhe uma injeccao atras da orelha e encheram-lhe a cabeça de vento!

  4. Toda a gente sabe há muito tempo que o ano de 2019 é um ano especial. Já o de 2009 também foi. O pior foram depois os seguintes quando veio a troika. Cambada de mentirosos e aldrabões. Que não vos conhecer que vos compre!!!

  5. O pior é que não falta utentes há sim é falta de autocarros, é só andarem no 717 da carris nas horas de ponta ou no metro. Ninguém vai andar de transportes públicos se puderem evitar porque 100% das vezes é como andar numa lata de sardinhas.

  6. Quanto é que custa? Concordo com o princípio mas, tem de abranger todos. Afinal, quando em 2011 se introduziram as portagens nas SCUT também foi essa a premissa: igual para todos. Ora eu gasto 200 euros mês em portagens a que não consigo fugir, porque a alternativa é uma viagem de duas horas demorar cinco. Daí a questão: e para o interior, não vai nada, nada, nads????

RESPONDER

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …

Shakhtar derrota Real Madrid. Em Espanha, comparam Zidane a Lopetegui

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, surpreendeu e venceu o Real Madrid, por 2-3, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ucranianos chegaram a estar a vencer por três …

Se OE for chumbado, portugueses acreditam que a culpa é da esquerda

Se o Orçamento do Estado para 2021 for chumbado, os portugueses acreditam que a esquerda terá responsabilidades, segundo uma sondagem da Intercampus. De acordo com a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, CM e …

Em Itália, a pandemia volta a estar "fora de controlo". Recolher obrigatório começa hoje

Itália teve ontem o maior número diário de novos casos de infeção registado no país desde o início da pandemia do novo coronavírus, totalizando 15.199, além de 127 mortes nas últimas 24 horas, valor que …