Revolução nos transportes com passes grátis para crianças e benefícios para famílias

As famílias de Lisboa e do Porto vão pagar, a partir do próximo ano, no máximo dois passes para circularem nos transportes públicos. O passe mensal custará, no máximo, 40 euros e as crianças até aos 12 anos passam a viajar de graça.

António Costa disse “sim” à criação do passe único nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, uma medida proposta pelos presidentes Eduardo Vítor Rodrigues e Fernando Medina.

O passe único implica a criação de uma tarifa única (30 euros) para circulação em transporte público nos municípios de Porto e do Lisboa, e um máximo de 40 euros para as deslocações entre os concelhos das duas áreas metropolitanas.

A medida, que entrará em vigor no Porto em Abril de 2019 e mais tarde em Lisboa, prevê que as famílias de Lisboa e do Porto passem a pagar um máximo de 80 euros para usar os transportes públicos, já que mesmo com agregados familiares alargados só pagarão dois passes.

Além disso, avança o Jornal de Notícias, este novo sistema permitirá que as crianças até aos 12 anos de idade andem de graça nos transportes públicos.

A medida vai avançar em datas distintas nas duas cidades uma ve que, na Área Metropolitana do Porto, uma parte da rede de transportes está sustentada num tarifário e bilhética únicos – o Andante – o que significa que a região pode mais facilmente concretizar esta mudança. Já na capital subsistem cerca de 2300 títulos de transporte diferentes, segundo Fernando Medina.

Esta medida tem também como objetivo atrair mais utentes para os transportes públicos, de modo a reduzir o tráfego automóvel das cidades e melhorar o ambiente.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou a criação deste título em entrevista à TVI, na passada segunda-feira. O desenho final da medida e os respetivos preços estão na fase final de aprovação. Os ministérios do Ambiente e das Finanças estão ainda a acertar detalhes.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. lá estamos mais uma vez a especular ( ou a prepar a campanha eleitoral) não há datas concretas para entrar em funcionamento estas regras, nem o que é preciso fazer para ter esta benesse , e não quero entender mal pois á primeira vista o que eu entendo é que as familias de Lisboa e Porto (pelo menos desta vez não é só Lisboa) vão ter benesses no preço dos transportes … e então os habitantes dos concelhos á volta de Lisboa que todos os dias se deslocam para a capital para trabalhar (e no meu caso tenho de apanhar 3 transportes , LT + metro + carris) vão continuar a pagar os preços de hoje ou quê? e o serviço vai melhorar tipo a frequencia e a qualidade dos transportes , já para não falar dos horários que acabam por volta das 21.00h … enfim esperar para ver mais uma vez.

  2. Pelos vistos vão pagar todos os portugueses para que apenas alguns beneficiem da medida, bem vistas as coisas será criar ainda um fosso económico maior entre as duas cidades e o resto do país.

  3. Ora aqui temos um exemplo quanto à forma de (des)governar …
    Uns sao filhos da maezinha (Poto e Lisboa) os outros sao bastardos e pagam para os meninos da mama. Que rico socialismo! Que rica democracia! Que esperteza na conquista de votos!

    • Qual é a cidade que eu não conheço? POTO?

      Talvez não vá muito ao interior, senão sabia que as Câmaras Municipais tem autocarros para trazer as crianças que vivem nas aldeias, para o local aonde têm as escolas.

      • Curioso… eu moro no interior e desconheço esses transportes grátis!
        A imaginação das hostes socialistas é mesmo demais!
        O passe custa, no caso do meu filho, 40€ mensais para fazer os 10Km da Aldeia para a Cidade… Grátis!! É só rir!

      • Conhece perfeitamente só que a malvadez da sua mente leva-o a fazer de palerma.
        Nasci numa Qta do Douro e fazia 4kms a pé para a aldeia mais proxima e daí para a escola da vila.
        Tal como refere o “Melga”, o “mm” (caricato… nao conheco este nome…!), as hostes deram-lhe uma injeccao atras da orelha e encheram-lhe a cabeça de vento!

  4. Toda a gente sabe há muito tempo que o ano de 2019 é um ano especial. Já o de 2009 também foi. O pior foram depois os seguintes quando veio a troika. Cambada de mentirosos e aldrabões. Que não vos conhecer que vos compre!!!

  5. O pior é que não falta utentes há sim é falta de autocarros, é só andarem no 717 da carris nas horas de ponta ou no metro. Ninguém vai andar de transportes públicos se puderem evitar porque 100% das vezes é como andar numa lata de sardinhas.

  6. Quanto é que custa? Concordo com o princípio mas, tem de abranger todos. Afinal, quando em 2011 se introduziram as portagens nas SCUT também foi essa a premissa: igual para todos. Ora eu gasto 200 euros mês em portagens a que não consigo fugir, porque a alternativa é uma viagem de duas horas demorar cinco. Daí a questão: e para o interior, não vai nada, nada, nads????

RESPONDER

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …