No Porto, o Passe Família não sai da gaveta. Bloco quer explicações

Quatro meses após a entrada em vigor na Grande Lisboa, o Passe Família não é opção considerada benéfica para o executivo da Área Metropolitana do Porto.

Na segunda-feira, o Bloco de Esquerda solicitou uma reunião urgente com o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues, para averiguar os problemas que estão a impedir a entrada em vigor do Passe Família.

Ao Expresso, a deputada bloquista Maria Manuel Rola explica que é fundamental que a medida “saia de uma vez da gaveta” e seja alargada à famílias residentes na AMP, até por “uma questão de equidade de tratamento”. O Passe Família entrou em vigor na Grande Lisboa há cerca de quatro meses.

O pedido de esclarecimentos surge após o Bloco de Esquerda ter tentado que Eduardo Vítor Rodrigues se deslocasse à Assembleia da República, no final da anterior legislatura, para perceber quais são os motivos “da tardia aplicação no terreno do Passe Família” a norte.

Maria Manuel Rola lamenta a falta de comparência do presidente da AMP que, em julho, justificou a derrapagem com “constrangimentos técnico-fiscais” que não acautelavam “situações de fraude“.

A deputada ainda não obteve resposta ao novo pedido de explicação e adianta que a ausência deste esclarecimento “é um mau prenúncio”.

Questionada sobre quando irá avançar o Passe Família no Grande Porto, a Área Metropolitana do Porto responde: “O PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária) foi criado através da Lei do Orçamento do Estado para 2019, deixando ao critério de cada Autoridade de Transportes a sua forma de implementação, desde que, pelo menos 60% da verba disponibilizada fosse utilizada para financiar a redução tarifária”.

“As situações são diferentes na AMP e na AML, situação desde logo assumida no montante das verbas do PART atribuídas a cada área metropolitana”, justificou Mário Reis Soares, secretário da Comissão Executiva da AMP.

Não existe atraso. O Passe Família poderá ser implementado a qualquer momento, se for considerado como a opção mais benéfica para os passageiros, face às restantes alternativas disponíveis considerando as restrições orçamentais existentes”, assegura Reis Soares.

Em abril, Eduardo Vítor Rodrigues prometeu a entrada em vigor do Passe Família para setembro. Com este passe, todos os elementos de um agregado familiar que vivam na mesma casa têm acesso ao passe único por um preço fixo de 80 euros por mês, correspondente ao valor de dois títulos mensais válidos para todos os concelhos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …