Passageiros viajam sem pagar na CP devido a problemas na cobrança

Há passageiros que circulam nos comboios Intercidades sem pagar bilhete, sobretudo nas viagens entre Lisboa e Faro, por problemas de cobrança a bordo.

Segundo o Diário de Notícias, os problemas na cobrança a bordo dos comboios Intercidades estão a permitir que muitos passageiros consigam viajar sem pagar bilhete. A CP assume que esta situação se tem repetido nas últimas semanas, sobretudo no troço entre Lisboa e Faro, que passa por várias estações sem bilheteira.

“A CP tem conhecimento de que, em dias de maior procura, se verificam situações com clientes que, não tendo comprado a sua viagem antecipadamente num dos diversos canais disponíveis, entram nos comboios sem previamente validarem com o revisor do comboio se existem lugares disponíveis e sem adquirirem a viagem junto dele, como deveriam fazer em cumprimento da regulamentação em vigor”, refere fonte oficial ao Dinheiro Vivo.

Os utentes apenas podem utilizar os serviços de longo curso (Alfa Pendular e Intercidades) se reservarem lugar com até 60 dias de antecedência, o que significa que a empresa está a perder receitas devido a estes episódios.

O jornal recorda que os bilhetes para os Intercidades podem ser comprados através dos serviços da CP (site, app, linha de atendimento e bilheteiras), através das caixas de multibanco e de agências de viagem.

No entanto, como a empresa “não tem presença de meios para a compra de bilhetes em algumas das estações“, “é obrigatório que o passageiro se dirija ao agente da CP, antes ou imediatamente após embarque e antes de ocupar lugar, para solicitar a aquisição do respetivo título de transporte” que só pode ser feito em numerário, refere o documento das condições gerais de transporte da CP.

Só que, como explica o DN, no interior da viatura, o revisor acaba por não chegar a estes passageiros que não compraram o bilhete antes de entrarem no comboio.

A CP alega que “tendo em consideração o movimento de passageiros nestas estações e a quantidade de comboios que efetuam paragem nas mesmas, não se justifica a abertura de bilheteiras”. Em declarações ao diário, o coordenador da comissão de trabalhadores, José Reizinho, lamenta o facto de a empresa estara trabalhar abaixo dos recursos mínimos”.

No início de julho, foi noticiado que a CP está “à beira do colapso”, tendo sido obrigada a reformular os horários neste mês de agosto, ou seja, passando inevitavelmente por uma redução da oferta, com menos comboios em praticamente todas as linhas e serviços.

Em causa está o facto de as viaturas estarem avariados ou em muito mau estado, tendo de substituir alguns comboios por autocarros e, noutras situações, por outros comboios de categoria inferior.

Esta terça-feira, a imprensa nacional avança que a administração da CP está de saída. O conselho de administração, composto por Carlos Nogueira, Abrantes Machado e Ana Malhó, vai sair do cargo e a tutela já está à procura de uma nova equipa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os olhos são (mesmo) o espelho da alma. Estudo revela que experiências traumáticas afetam as pupilas

Uma nova investigação acaba de revelar que as pupilas podem revelar se uma pessoa sofreu uma experiência traumática no passado. Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, descobriu que as pupilas …

No Japão, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação

Na Terra do Sol Nascente, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação (sem ter de arcar com as culpas). De acordo com a BBC, estes agentes privados chamam-se "wakaresaseya" e têm …

Arqueologia estelar revela restos de antigo enxame globular. É o "último do seu género"

Uma equipa de astrónomos, incluindo Ting Li e Alexander Ji do Instituto Carnegie, descobriu uma corrente estelar composta pelos restos de um antigo enxame globular que foi dilacerado pela gravidade da Via Láctea, há 2 …

Petição para Reino Unido incluir Portugal no corredor aéreo com quase 30 mil assinaturas

O jornal em língua inglesa com maior circulação em Portugal lançou uma petição pela Internet a pedir ao Governo britânico para reconsiderar e incluir Portugal no corredor aéreo com o Reino Unido, já assinada por …

eBussy é o novo elétrico modular que se transforma em 10 carros diferentes

10 em 1. O eBussy, um veículo elétrico projetado pela alemã ElectricBrands, permite variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes. A fabricante alemã ElectricBrands revelou o seu mais recente carro-conceito: o eBussy, um elétrico modular capaz …

República Dominicana nega que Juan Carlos tenha entrado no país

A imprensa espanhola noticiou, esta terça-feira, que o rei emérito de Espanha estaria na República Dominicana, depois de ter anunciado que ia viver para fora. Mas as autoridades deste país negam essa informação. De acordo com …

Fome causada pelo coronavírus mata 10 mil crianças todos os meses

A cada mês que passa, 10 mil crianças morrem devido à fome causada pela pandemia do novo coronavírus. Há ainda 500 mil crianças malnutridas todos os meses. A pandemia do novo coronavírus está a intensificar problemas …

Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem clandestina que o FBI

A operação Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem utilizados por John Edgar Hoover, o temível líder do FBI durante quase 50 anos. Durante quase 50 anos, John Edgar Hoover liderou o FBI, ficando conhecido …

Por três dólares, já é possível comer refeições de avião em casa

A empresa Tamam Kitchen, líder na produção de alimentos para várias companhias aéreas de Israel, decidiu vender ao público e a baixo custo as refeições que habitualmente vende a empresas de aviação e que depois …

Ministério Público está a investigar acidente com Alfa Pendular em Soure

O Ministério Público está a investigar o descarrilamento do comboio Alfa Pendular, em Soure, que, na última sexta-feira, provocou dois mortos, oito feridos graves e 36 feridos ligeiros. Questionada na sexta-feira pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral …