/

Mais partidos no Parlamento mostram “sabedoria” dos portugueses, diz Marcelo

Toms Kalnins / EPA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quinta-feira que o facto de existirem mais partidos representados no Parlamento “mostra a sabedoria” do povo português.

O chefe de Estado que falava nos tradicionais cumprimentos de boas-festas entre o Presidente da República, os membros da mesa da Assembleia da República e os deputados.

“O povo português em várias circunstâncias foi encontrando maneira de se exprimir, através de novas formações políticas”, disse o Presidente da República, recordando que é necessário ler o resultado destas eleições como um sinal de que os portugueses querem “obrigar a mudar alguma coisa” no sistema.

“Este ano trouxe consigo um aumento da representação de forças políticas, o que mostra a sabedoria do povo português”, frisou.

No entender de Marcelo Rebelo de Sousa, as últimas eleições legislativas mostraram que o eleitorado acredita que “o nosso sistema político tem uma grande plasticidade, acrescentando novas formações políticas em momentos cruciais”.

Tal como frisa o semanário Expresso, o Presidente da Re pública disse ainda que o calendário político do próximo ano, sobretudo o orçamental, vai ser intenso.

Metade dos orçamentos [desta legislatura] será votada num ano” – em 2020 vai votar-se já em fevereiro o OE2020 e no fim do ano, o de 2021.

Na sessão de cumprimentos, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, prometeu defender, sem transigências, o respeito institucional no parlamento, no qual disse que “há adversários políticos, não há inimigos pessoais”.

As palavras de Ferro Rodrigues surgem semana depois do episódio em que advertiu o deputado do Chega por utilizar “com demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso”, o que levou André Ventura a exigir-lhe um pedido de desculpa.

“Na Assembleia da República há adversários políticos, não há inimigos pessoais”.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.