Mais partidos no Parlamento mostram “sabedoria” dos portugueses, diz Marcelo

Toms Kalnins / EPA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quinta-feira que o facto de existirem mais partidos representados no Parlamento “mostra a sabedoria” do povo português.

O chefe de Estado que falava nos tradicionais cumprimentos de boas-festas entre o Presidente da República, os membros da mesa da Assembleia da República e os deputados.

“O povo português em várias circunstâncias foi encontrando maneira de se exprimir, através de novas formações políticas”, disse o Presidente da República, recordando que é necessário ler o resultado destas eleições como um sinal de que os portugueses querem “obrigar a mudar alguma coisa” no sistema.

“Este ano trouxe consigo um aumento da representação de forças políticas, o que mostra a sabedoria do povo português”, frisou.

No entender de Marcelo Rebelo de Sousa, as últimas eleições legislativas mostraram que o eleitorado acredita que “o nosso sistema político tem uma grande plasticidade, acrescentando novas formações políticas em momentos cruciais”.

Tal como frisa o semanário Expresso, o Presidente da Re pública disse ainda que o calendário político do próximo ano, sobretudo o orçamental, vai ser intenso.

Metade dos orçamentos [desta legislatura] será votada num ano” – em 2020 vai votar-se já em fevereiro o OE2020 e no fim do ano, o de 2021.

Na sessão de cumprimentos, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, prometeu defender, sem transigências, o respeito institucional no parlamento, no qual disse que “há adversários políticos, não há inimigos pessoais”.

As palavras de Ferro Rodrigues surgem semana depois do episódio em que advertiu o deputado do Chega por utilizar “com demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso”, o que levou André Ventura a exigir-lhe um pedido de desculpa.

“Na Assembleia da República há adversários políticos, não há inimigos pessoais”.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …