Mais partidos no Parlamento mostram “sabedoria” dos portugueses, diz Marcelo

Toms Kalnins / EPA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quinta-feira que o facto de existirem mais partidos representados no Parlamento “mostra a sabedoria” do povo português.

O chefe de Estado que falava nos tradicionais cumprimentos de boas-festas entre o Presidente da República, os membros da mesa da Assembleia da República e os deputados.

“O povo português em várias circunstâncias foi encontrando maneira de se exprimir, através de novas formações políticas”, disse o Presidente da República, recordando que é necessário ler o resultado destas eleições como um sinal de que os portugueses querem “obrigar a mudar alguma coisa” no sistema.

“Este ano trouxe consigo um aumento da representação de forças políticas, o que mostra a sabedoria do povo português”, frisou.

No entender de Marcelo Rebelo de Sousa, as últimas eleições legislativas mostraram que o eleitorado acredita que “o nosso sistema político tem uma grande plasticidade, acrescentando novas formações políticas em momentos cruciais”.

Tal como frisa o semanário Expresso, o Presidente da Re pública disse ainda que o calendário político do próximo ano, sobretudo o orçamental, vai ser intenso.

Metade dos orçamentos [desta legislatura] será votada num ano” – em 2020 vai votar-se já em fevereiro o OE2020 e no fim do ano, o de 2021.

Na sessão de cumprimentos, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, prometeu defender, sem transigências, o respeito institucional no parlamento, no qual disse que “há adversários políticos, não há inimigos pessoais”.

As palavras de Ferro Rodrigues surgem semana depois do episódio em que advertiu o deputado do Chega por utilizar “com demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso”, o que levou André Ventura a exigir-lhe um pedido de desculpa.

“Na Assembleia da República há adversários políticos, não há inimigos pessoais”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …