Mais partidos no Parlamento mostram “sabedoria” dos portugueses, diz Marcelo

Toms Kalnins / EPA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quinta-feira que o facto de existirem mais partidos representados no Parlamento “mostra a sabedoria” do povo português.

O chefe de Estado que falava nos tradicionais cumprimentos de boas-festas entre o Presidente da República, os membros da mesa da Assembleia da República e os deputados.

“O povo português em várias circunstâncias foi encontrando maneira de se exprimir, através de novas formações políticas”, disse o Presidente da República, recordando que é necessário ler o resultado destas eleições como um sinal de que os portugueses querem “obrigar a mudar alguma coisa” no sistema.

“Este ano trouxe consigo um aumento da representação de forças políticas, o que mostra a sabedoria do povo português”, frisou.

No entender de Marcelo Rebelo de Sousa, as últimas eleições legislativas mostraram que o eleitorado acredita que “o nosso sistema político tem uma grande plasticidade, acrescentando novas formações políticas em momentos cruciais”.

Tal como frisa o semanário Expresso, o Presidente da Re pública disse ainda que o calendário político do próximo ano, sobretudo o orçamental, vai ser intenso.

Metade dos orçamentos [desta legislatura] será votada num ano” – em 2020 vai votar-se já em fevereiro o OE2020 e no fim do ano, o de 2021.

Na sessão de cumprimentos, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, prometeu defender, sem transigências, o respeito institucional no parlamento, no qual disse que “há adversários políticos, não há inimigos pessoais”.

As palavras de Ferro Rodrigues surgem semana depois do episódio em que advertiu o deputado do Chega por utilizar “com demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso”, o que levou André Ventura a exigir-lhe um pedido de desculpa.

“Na Assembleia da República há adversários políticos, não há inimigos pessoais”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …

A bóia de salvação da Suíça é a economia forte e diversificada

A economia suíça, forte e diversificada, deverá resistir à crise que se avizinha. Com a fronteira com o norte de Itália, o país agiu cedo e prepara-se agora para revitalizar a economia. A tempestade ainda não …

CDS tem duas prioridades para o plano de estabilização (mas sai de São Bento sem garantias)

O presidente do CDS-PP indicou hoje que não tem garantia por parte do Governo de que as propostas que apresentou serão acolhidas no orçamento suplementar e salientou que “não foi celebrado nenhum tipo de compromisso”. Francisco …

Casamento entre pessoas do mesmo sexo passa a ser reconhecido na Costa Rica

A Costa Rica passou esta terça-feira a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após uma batalha que terminou com uma decisão do Supremo Tribunal Constitucional, que entrou em vigor às 00:01 locais (07:01 …

Diabéticos infetados devem monitorizar covid-19. Risco de multiplicação do vírus é "acrescido"

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) alertaram esta segunda-feira para a necessidade de os diabéticos com covid-19 “controlarem correctamente” a doença, defendendo que, se tal não acontecer, o “risco” de multiplicação …

Montenegro diz ser o primeiro país "livre do coronavírus" após 20 dias sem contágios

O Montenegro declarou-se na segunda-feira um "país livre de coronavírus" ao considerar que venceu a pandemia de covid-19 no seu território, que não regista agora oficialmente nenhum caso de infeção após 20 dias consecutivos de …

Rui Moreira acusa TAP de impor "confinamento ao Porto e Norte"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou hoje a TAP de “impor um confinamento ao Porto e Norte” e de “abandonar o país” neste momento de pandemia em que Portugal “mais precisa” da …

Governo está a estudar a reabertura das fronteiras

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou esta terça-feira que o Governo está a estudar, juntamente com outros países, a reabertura das fronteiras. Portugal regista hoje 1.342 mortes relacionadas com a covid-19, mais …

"Imposto Mortágua" rendeu mais 12 milhões de euros ao Estado em 2019

O Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI), conhecido como 'imposto Mortágua', rendeu 151,56 milhões de euros em 2019, segundo as estatísticas publicadas no Portal das Finanças. Segundo noticiou esta terça-feira o Expresso, o valor alcançado …