Partidos não vão votar condenação de Ventura. Deputado recusa-se a pedir desculpa

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Chega, André Ventura

Os partidos decidiram não avançar com o voto de condenação às palavras de André Ventura. O líder do Chega defende que as escreveu com ironia e recusa-se a pedir desculpas.

Os partidos com assento parlamentar decidiram, esta manhã de quinta-feira, não avançar com um voto de condenação às declarações do líder do Chega, André Ventura sobre Joacine Katar Moreira, a deputada única do Livre. No entanto, os deputados condenaram as palavras do deputado, concordando com as declarações do presidente da Assembleia da República.

Eduardo Ferro Rodrigues considerou que as “declarações xenófobas” de André Ventura, sugerindo a deportação da deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, “merecem a mais veemente condenação” e que “o ódio não pode ser uma arma política”.

Joacine apresentou uma proposta para a restituição de património existente nos museus portugueses aos países de origem das antigas colónias de Portugal e, em reação, o líder do Chega propôs que a deputada do Livre seja “devolvida ao seu país de origem”.

Segundo o jornal Público, BE, PAN, PEV, PS e PCP condenaram publicamente as declarações de André Ventura, referindo a sua conotação racista e xenófoba. Por sua vez, PSD, CDS e Livre não prestaram declarações em relação assunto. João Cotrim Figueiredo, da Iniciativa Liberal, não quis prolongar a discussão do tema, embora condene “inequivocamente todas as formas de discriminação, em particular o racismo”.

O Partido Socialista, que inicialmente apelou ao voto de condenação das declarações de Ventura, explicou o facto de agora não ter votado para avançar com a proposta. “Dar mais espaço para voltar a manifestar-se e a reproduzir também não nos parece que seja adequado”, salientou Pedro Delgado Alves.

João Oliveira, do PCP, também explicou a visão do seu partido: “É preciso condenar essas declarações pelo seu caráter abjeto, devem ser deitadas para o caixote do lixo da história, mas não devem ser alimentadas as polémicas que as possam promover“.

“Havendo posição clara da conferência de líderes e do Presidente da Assembleia da República, consideramos que este caso fica encerrado e a condenação fica para a história. Os atos ficam com quem os pratica“, disse Pedro Filipe Soares, do Bloco, citado pelo Observador.

André Ventura, que está no centro de toda esta polémica, não cedeu e recusou-se a pedir desculpas pelo que disse. Em sua defesa, o líder do Chega diz que as suas palavras foram escritas no Facebook com ironia. “O que considero ofensivo é quem permanentemente ataca a história de Portugal e coloca os portugueses com o anátema de criminosos, imperialistas e colonialistas”, atirou.

Na sua ótica, só não percebeu que era ironia “quem quis criar polémica”. Em relação à proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias em museus portugueses aos seus países de origem, Ventura diz que há uma “tentativa de reescrever a história” e “abrir a ferida muito perigosa que é a da guerra colonial e do imperialismo”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Fazes bem não entres no cinismo da esquerda ele que levem os ciganos para o palácio de Belém para junto do Marcelo tem lá muito espaço.

  2. andre ventura deu outra pedrada no charco desta nossa politiquice. afinal ao que chegamos quando cidadaos portugueses dao votos a uma cidada dita portuguesa que vem defender os interesses estrangeiros no parlamento. e ja nao e a 1 vez…era bom que a ministra da defesa e outras eminencias negras se pronuncuiassem , a fim de que a justica fosse implacavel e retirasse a cidadania a quem luta contra portuga dentro do nosso paisl. a isso se chama traiçao e isso tem um codigo penal que deve ter castigos proprios para tal atitude. ah ja me esquecia…. e que se faz a um ferro cujo cargo e o segundo na hierarquia do estado, que continua defendendo todos aqueles que sao contra os patriotas?

  3. Quando temas Polémicos na A.R, são tratados ao nível de “conversas de taberna”. Podemos avaliar a qualidade de certos “Eleitos” que em nada dignificam a politica de Um País que se quer (Democrático) e respeitoso dos seus valores ! …Com esta Sra. e este Sr. a credibilidade de cada um acabam no charco, e envergonham ainda mais a dita “Casa da Democracia” !….São tão repreensíveis, Um como Outra !…de Politiquices estéreis estamos nós já fartos !

    • Pelos vistos o ATENTO é conhecedor e praticante de —–conversas de taberna….. e só´agora é que discorda das mesmas!!!!! mais um ilustre bordamerda de jaqueta.

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …