Ventura propõe que “Joacine seja devolvida ao seu país de origem”

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine “seja devolvida ao seu país de origem”.

André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais onde sugere que Joacine Katar Moreira, deputada do Livre, “seja devolvida ao seu país de origem”. A acusação surge após o Livre propor que o património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido.

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais.

A medida, assinada pela parlamentar única do Livre, Joacine Katar Moreira, está inserida numa proposta que pretende implementar um programa de “descolonização da cultura” e uma “estratégia nacional para a descolonização do conhecimento”, valores presentes no programa do partido para as legislativas de 2019.

Em resposta, o líder do Chega não poupou nas críticas a Joacine Katar Moreira e sugeriu que também ela fosse devolvida ao seu país de origem.

Eu proponho que a própria deputada Joacine seja devolvida ao seu país de origem. Seria muito mais tranquilo para todos… inclusivamente para o seu partido! Mas sobretudo para Portugal!

Publicado por André Ventura em Terça-feira, 28 de janeiro de 2020

“Eu proponho que a própria deputada Joacine seja devolvida ao seu país de origem. Seria muito mais tranquilo para todos… inclusivamente para o seu partido! Mas sobretudo para Portugal!”, escreveu André Ventura na sua página pessoal de Facebook.

Entretanto, o Livre já reagiu à publicação de Ventura, realçando os “contínuos ataques de caráter e referências de índole racista” que têm Joacine como alvo.

“O Livre não pode deixar de repudiar veementemente esses ataques e o uso de uma linguagem depreciativa e difamatória, que perpetua estigmas racistas e sexistas na sociedade portuguesa”, lê-se no comunicado citado pelo Observador.

“O Livre está e estará sempre na linha da frente no combate a todas as discriminações e repudia as declarações sexistas e deselegantes de Francisco Rodrigues dos Santos e as palavras deploráveis e racistas de André Ventura, deputado da extrema-direita portuguesa”, lê-se ainda.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Isto está a ficar bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bobo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo bo nito.
    Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es Es tá, está
    Ó André vai pó ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca ca sal ribeiro ver se eu lá estou!

  2. apoio o André, agora essa gente descontrolada vêm dizer o que querem, qual racismo qual extrema direita isso é o que se inventa para ele não ganhar votos, prefiro ele do que esses politicos corruptos.

  3. A Joacine é uma coitada e não é reponsavel por nenhuma das Barbaridades do País!
    Os piores miseraveis são os Retornados transformaram PT num País de Pretos!
    Para bem do País e da EU e do Mundo era enviar esses Miseraveis urgentemente para as Africas, é o lugar onde pertencem.

    • “os Retornados transformaram PT num País de Pretos” ??? Vc deve estar com xixi na testa!! A sua visão é como a bosta d’um cão…

  4. E já agora Dª Joacine Kakar, que tal os africanos devolverem aos portugueses corridos racistamente das áfricas todos os bens que foram obrigados a lá deixar? Embora lá trocar…

  5. Devolvemos o que for preciso: Também as armas que serviram para apaziguar a guerra civil no Japão no sec 16 nos têm que ser devolvidas. O que os Franceses nos roubaram no sec 19, incluindo a armadura de D. Manuel I em ouro nos tem que ser devolvida e tudo o que os Ingleses roubaram daqui… Nós não podemos pedir desculpa, porque senão terão que nos pedir também, pois como nação antiga também teriam que nos pedir desculpa a nós pelas várias vezes que tivemos que lutar pela nossa independência. Portugal como potencia colonizadora, e sendo um dos primeiros, foi o único que construiu e desenvolveu infraestruturas nos países que colonizou, ajudando a desenvolver fronteiras e países onde não existiam. Se não fosse o Brasil colonizado por Portugal não teria o tamanho a nível continental que hoje apresenta..

  6. Eh pá… começo a concordar muitas vezes com o Ventura!…
    Cada vez tenho menos paciência para essa alucinada Joacine… parece-me que ela não faz ideia do que anda a fazer na AR, nem que país representa!…

RESPONDER

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …