Partidos querem ouvir ministras da Saúde e da Segurança Social sobre mortes nos lares

António Cotrim / Lusa

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

As mortes em lares de idosos, em particular os 18 no Lar de Reguengos de Monsaraz, em Évora, têm levado os partidos a reagir, pedindo explicações ao Governo. Esta posição, defendida primeiramente pelo Partido Social Democrata (PSD), é agora seguida pelo PAN, Bloco de Esquerda (BE) e Iniciativa Liberal (IL).

Segundo noticiou na segunda-feira o Expresso, esses pedidos de audição surgem no seguimento das declarações da ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que afirmou não ser seu objetivo “apurar responsabilidade de surtos nos lares”. Em causa está “desvalorização” quanto ao número de infetados e mortos, e à alegada falta de prestação de cuidados médicos aos utentes.

Ao Expresso, a deputada do PAN, Inês Sousa Real, indicou que o partido entrou, na segunda-feira, com um pedido de audição a Ana Mendes Godinho e à ministra da Saúde, Marta Temido, para “apurar responsabilidades e perceber o que falhou” em Reguengos, como a origem do surto e a estratégia de “monitorização epidemiológica” nos lares.

“O episódio do Lar de Reguengos é trágico, mais ainda por suceder em pleno século XXI, mas antes de avançar para pedidos de demissões é preciso avaliar o que falhou, quer em termos de cuidados de saúde, como a nível de fiscalização da Segurança Social”, afirmou.

“Não nos vamos precipitar a pedir demissões. Cada coisa a seu tempo. A ministra Ana Mendes Godinho referiu na entrevista ao Expresso que o Governo vai alocar mais 15 mil funcionários nos lares e este reforço é fundamental, daí parecer excessivo estar a pedir para afastar a ministra até que se apure o que falhou em termos de responsabilidade política e institucional”, disse a deputada.

Já o deputado único do IL, João Cotrim Figueiredo, quer perceber o que falhou no Lar de Reguengos, por mão se tratar de um “episódio dramático isolado”. “Este é mais um caso que revela a inimputabilidade técnica e política do Governo, que tudo indica teve um comportamento relapso no acompanhamento do lar”, indicou.

“O Governo peca na rapidez de reação” e “mais uma vez irá demorar a pedir responsabilidades e a demitir quem a tem, como aconteceu com a então ministra da Administração Interna, Constância Urbano de Sousa, no caso do incêndio de Pedrogão”, afirmou o deputado, que enviou uma pergunta a Ana Mendes Godinho e Marta Temido, a questionar o Governo sobre o Lar de Reguengos.

“Vai o Governo assumir alguma responsabilidade? Ou, à semelhança de outros casos de gritantes falhas do Estado, vai tentar que o assunto caia no esquecimento ou tentar encerrá-lo arranjando um bode expiatório”, indagou.

É necessário apurar rapidamente “quem está a falhar na prestação de cuidados aos idosos, que procedimentos urgentes implementou o Governo e se as autoridades de saúde estavam ao corrente do relatório da Ordem dos Médicos”, acrescentou, apontando para falhas graves de cuidados de saúde e fiscalização.

José Soeiro, do BE, defendeu que o drama nos lares “é extremamente preocupante”, mas longe de ser uma “tragédia portuguesa”. Apesar de Ana Mendes Godinho ter relativizado os surtos em lares, o deputado lamentou que a ministra “tenha minimizado a dimensão do problema, talvez por inabilidade política”.

A situação dos residentes em lares “é um problema gravíssimo”, apontou, indicando que a ministra “não pode alijar responsabilidades quanto à deficiente fiscalização dos lares” e que o Governo não se pode limitar a financiar os lares, mas também a monitorizá-los.

“Não pode haver fronteiras entre a saúde e a componente social”, afirmou, apelando a uma maior “oferta de lares públicos”. “As residências privadas são muito caras e o setor público e social deixou de ter capacidade de resposta para a maioria das famílias”, disse.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …

Chocos passaram num teste cognitivo desenvolvido para crianças

No ano passado, os chocos já tinham passado no teste do marshmallow, mas agora uma equipa de cientistas decidiu fazer uma nova experiência. Segundo o site Science Alert, o teste do marshmallow consiste em colocar uma criança numa …

Estranhos terramotos revelam vulcões ocultos debaixo do deserto do Utah

Duas estranhas sequências de terramotos, em setembro de 2018 e abril de 2019, chamaram a atenção dos cientistas para o deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Utah. As sequências de sismos, que incluíram os …

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …