Parlamento poupou 4,5 milhões em 2015

A Assembleia da República de Portugal teve gastos superiores a 137 milhões de euros ao longo de 2015, um valor que representa uma poupança de mais de 4,5 milhões de euros relativamente a 2014.

Estas contas foram publicadas em Diário da República no passado dia 29 de Agosto e divulgadas pelo Público.

Os principais gastos do Parlamento prendem-se com o sector dos salários dos seus funcionários, nomeadamente com os deputados, cujos ordenados, incluindo ajudas de custo, foram da ordem dos 17,5 milhões de euros em 2015.

Os vencimentos dos demais funcionários do Parlamento e dos gabinetes dos partidos custaram cerca de 15,25 milhões de euros ao Parlamento.

Em subvenções estatais para campanhas eleitorais, os gastos do Parlamento foram superiores a 7,153 milhões de euros e no capítulo das subvenções anuais atribuídas aos partidos, houve gastos de 14,4 milhões de euros.

Os partidos não representados no Parlamento tiveram direito a 343.247 euros.

Quanto a “despesas domésticas”, frisa o Público, gastaram-se cerca de 116.090 euros com a factura da água, à roda de 675 mil euros com a electricidade e perto de 42.455 euros com o gás.

Os custos com Internet e telefones situaram-se nos 211 mil euros e a alimentação teve gastos de 645 mil euros.

Nos serviços de limpeza dos espaços do Parlamento gastaram-se 808.164 euros.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Com o dinheiro do povo, tudo é possível.
    ”… alimentação teve gastos de 645 mil euros. Afinal as ementas sempre são principescas, apesar dos desmentidos.
    ”… limpeza dos espaços do Parlamento gastaram-se 808.164 euros. Como é que é possível?
    São muitos milhões gastos por meia dúzia, que pouco ou nada acrescentam ao País.
    ATÉ QUANDO???????????????????????

  2. Não há nada como Governos ditatoriais , sejam de direita ou de esquerda. Ordem na casa. São boas notícias. Só espero que a “poupança” não tenha sido obtida via impostos.

  3. Agora que li melhor a notícia, apenas comento o seguinte.
    Como é possível uma casa conseguir gastar tanto? Já repararam na conta de Gás e de água? É fabuloso.Nem numa casa de luzes vermelhas se consegue justificar tantos banhos de jacuzi de água quente per capita.
    Sinceramente é vergonhoso. Mas não são os politiqueiros que têm culpa. É a máquina administrativa do Estado, que passou de Pais para filhos já desde o tempo da ditadurazita. Se investigarem bem ainda vamos ver a conta da água e da luz dos funcionários a ser paga pelo POVO. É que não é possível encontrar outra justificação.

    • Exactamente o que eu pensei quando li a notícia.
      Como é que é possível gastar tantos milhares de euros em gás, tendo em conta que, em principio, o gás só será usado para a confecção de refeições (admitindo que sejam feitas lá, porque se fôr em catering, então ainda mais inexplicável é).
      116 mil euros em água? Que é isto? Mas os gajos tomam lá banho? Que se saiba não!
      Limpeza quase um milhão? Realmente, mas que grande “limpeza” os contribuintes levam.

  4. Como é possível esses sanguessugas taxistas inúteis (refiro-me à grande maioria dos parlamentares, admito que haja alguns que encaram a função como serviço público) gastarem tanto? É um desrespeito por quem trabalha a sério e pelo país real extremamente endividado.

  5. Interessante, mas a menos que algo me tenha passado despercebido, as despesas aqui descritas e apresentadas não chegam a 60M€, ou seja, nem metade do total de gastos de 137M€. Qual o destino desses trocos?

RESPONDER

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …