Parlamento poupou 4,5 milhões em 2015

A Assembleia da República de Portugal teve gastos superiores a 137 milhões de euros ao longo de 2015, um valor que representa uma poupança de mais de 4,5 milhões de euros relativamente a 2014.

Estas contas foram publicadas em Diário da República no passado dia 29 de Agosto e divulgadas pelo Público.

Os principais gastos do Parlamento prendem-se com o sector dos salários dos seus funcionários, nomeadamente com os deputados, cujos ordenados, incluindo ajudas de custo, foram da ordem dos 17,5 milhões de euros em 2015.

Os vencimentos dos demais funcionários do Parlamento e dos gabinetes dos partidos custaram cerca de 15,25 milhões de euros ao Parlamento.

Em subvenções estatais para campanhas eleitorais, os gastos do Parlamento foram superiores a 7,153 milhões de euros e no capítulo das subvenções anuais atribuídas aos partidos, houve gastos de 14,4 milhões de euros.

Os partidos não representados no Parlamento tiveram direito a 343.247 euros.

Quanto a “despesas domésticas”, frisa o Público, gastaram-se cerca de 116.090 euros com a factura da água, à roda de 675 mil euros com a electricidade e perto de 42.455 euros com o gás.

Os custos com Internet e telefones situaram-se nos 211 mil euros e a alimentação teve gastos de 645 mil euros.

Nos serviços de limpeza dos espaços do Parlamento gastaram-se 808.164 euros.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Com o dinheiro do povo, tudo é possível.
    ”… alimentação teve gastos de 645 mil euros. Afinal as ementas sempre são principescas, apesar dos desmentidos.
    ”… limpeza dos espaços do Parlamento gastaram-se 808.164 euros. Como é que é possível?
    São muitos milhões gastos por meia dúzia, que pouco ou nada acrescentam ao País.
    ATÉ QUANDO???????????????????????

  2. Não há nada como Governos ditatoriais , sejam de direita ou de esquerda. Ordem na casa. São boas notícias. Só espero que a “poupança” não tenha sido obtida via impostos.

  3. Agora que li melhor a notícia, apenas comento o seguinte.
    Como é possível uma casa conseguir gastar tanto? Já repararam na conta de Gás e de água? É fabuloso.Nem numa casa de luzes vermelhas se consegue justificar tantos banhos de jacuzi de água quente per capita.
    Sinceramente é vergonhoso. Mas não são os politiqueiros que têm culpa. É a máquina administrativa do Estado, que passou de Pais para filhos já desde o tempo da ditadurazita. Se investigarem bem ainda vamos ver a conta da água e da luz dos funcionários a ser paga pelo POVO. É que não é possível encontrar outra justificação.

    • Exactamente o que eu pensei quando li a notícia.
      Como é que é possível gastar tantos milhares de euros em gás, tendo em conta que, em principio, o gás só será usado para a confecção de refeições (admitindo que sejam feitas lá, porque se fôr em catering, então ainda mais inexplicável é).
      116 mil euros em água? Que é isto? Mas os gajos tomam lá banho? Que se saiba não!
      Limpeza quase um milhão? Realmente, mas que grande “limpeza” os contribuintes levam.

  4. Como é possível esses sanguessugas taxistas inúteis (refiro-me à grande maioria dos parlamentares, admito que haja alguns que encaram a função como serviço público) gastarem tanto? É um desrespeito por quem trabalha a sério e pelo país real extremamente endividado.

  5. Interessante, mas a menos que algo me tenha passado despercebido, as despesas aqui descritas e apresentadas não chegam a 60M€, ou seja, nem metade do total de gastos de 137M€. Qual o destino desses trocos?

RESPONDER

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …