Parlamento deixa férias de Marcelo em risco. Há 40 leis para aprovar em 20 dias

Toms Kalnins / EPA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terá 20 dias para decidir sobre o futuro de 40 diplomas, num espaço de tempo que deverá colidir com o seu período de férias, escreve o jornal Expresso.

Tal como recorda o semanário, que avança com a notícia esta sexta-feira, é já comum que Governo e forças partidárias encham o Parlamento de votações no último dia antes das férias. Este ano, nota o jornal, o número de diplomas pendentes é grande.

O Parlamento terá no seu último dia de trabalhos parlamentares 300 páginas para votação. A Lei de Bases da Saúde, na qual tem sido difícil encontrar um entendimento à esquerda, e as alterações à legislação laboral são alguns dos diplomas mais importante.

Ao todo, e depois de passarem pelo Parlamento, chegarão ao chefe de Estado cerca de 40 diplomas, que Marcelo terá que decidir se promulga, veta, ou envia para o Constitucional.

O último dia de votações é na próxima sexta-feira, dia 19 de julho, explica o Expresso, dando conta que depois se seguem cerca de 10 dias para a redação final das leis e só depois seguirão para o Palácio de Belém.

Feitas as contas, Marcelo receberá os diplomas no início de agosto. A partir daí, terá 20 dias para se pronunciar, período de tempo que vai coincidir com as suas férias, que estão agendadas para 12 a 21 do mesmo mês.

O semanário recorda ainda que, entre 7 e 9 de agosto, Marcelo vai fazer uma visita oficial à Alemanha, o que poderá dificultar a análise dos diplomas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

No vazio do Espaço, a Voyager 1 detetou um "zumbido" de plasma

A Voyager 1 - uma de duas naves espaciais irmãs da NASA que foi lançada há 44 anos e agora é o objeto de fabricação humana mais distante no espaço - ainda funciona e aproxima-se …

Pela primeira vez, físicos mediram a "pele" de um átomo

Cientistas mediram, pela primeira vez, a "pele" de um átomo. A descoberta pode ser útil para perceber a dimensão de uma estrela de neutrões. Pela primeira vez, uma equipa de físicos mediu a "pele" de um …

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva. O Falcon 10X está agora entre os jatos …

Pandemia "roubou" habitantes a Nova Iorque, mas a cidade está a renascer novamente

A pandemia de covid-19 "esvaziou" cidades norte-americanas, que mostram agora possíveis sinais de renascimento, de acordo com uma análise que sugere que os deslocamentos do ano passado terão sido temporários. Os dados da Unacast, uma empresa …

"100% confirmado". Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, …

Confrontos entre polícia e adeptos do Sporting junto ao estádio

Na noite da festa leonina, viveram-se momentos de grande tensão. Polícia e adeptos envolveram-se em confrontos junto ao Estádio de Alvalade, esta terça-feira. Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram em confronto nas …

Tribunal não encontra credores do Banif no estrangeiro

Alguns credores do Banif que estão no estrangeiro ainda não foram notificados, segundo o anúncio de citação de credores residentes no estrangeiro, datado de 06 de maio. Caso não seja possível encontrá-los, em breve todos …